A modalidade home office está, cada vez mais, conquistando adeptos, principalmente nos últimos anos. Tanto empresas, como profissionais, têm encontrado maneiras de investir nessa modalidade também conhecida como trabalho remoto.
Graças à tecnologia e à expansão das redes de comunicação e de dispositivos portáteis, como laptops, tablets e smartphones, a modalidade de trabalho tradicional sofreu alterações. Hoje, trabalhar em casa não é só possível, como também pode ser considerado melhor do que o trabalho em sedes de empresas – dependendo do ponto de vista.
De acordo com um estudo divulgado nos Estados Unidos, pela Universidade de Stanford, o profissional médio aceitaria ganhar até 8% menos se lhe fosse oferecida a oportunidade de realizar suas tarefas em sua própria casa.
Outra pesquisa intitulada “Home Office Brasil 2018” e divulgada pela Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades (Sobratt), mostrou que 45% das empresas adotam o home office e outras 15% consideram permitir esse formato.
Ainda, segundo um levantamento divulgado em dezembro de 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, 3,8 milhões de brasileiros trabalhavam em casa, fazendo home office. Esse foi o maior registro de pessoas trabalhando nessa modalidade.
O que é home office?
Home office é um termo em inglês que, em tradução livre, significa escritório em casa. Assim, o termo é usado para descrever trabalhos que são realizados dentro de casa. Também, dependendo do contexto, o home office pode designar não somente o trabalho feito em uma residência, mas também todo trabalho que é executado em qualquer local que não seja a empresa. Então, pode ser outra casa que não seja a sua, uma biblioteca, um café, lanchonete, etc. Em suma, podemos dizer que home office significa trabalhar remotamente, distante do que poderia ser uma “sede oficial”.
De maneira geral, podemos definir três formas de trabalho para home office. São elas:
- Como funcionário da empresa. Esta modalidade é chamada de teletrabalho;
- Como freelancer. Ou seja, trabalhando por projetos avulsos e prestando serviços que podem ser esporádicos ou não;
- E como empresário de uma empresa home based. Uma franquia home based não tem um ponto comercial, sendo que sua sede fica em uma residência.
Por que trabalhar de home office?
Além de ser uma boa opção para as empresas, trabalhar em casa também apresenta vantagens para os colaboradores. Para quem mora em capitais e cidades grandes, por exemplo, pode evitar as dores de cabeça do trânsito. De igual maneira, independente de morar em metrópoles ou não, o trabalho home office permite ao trabalhador diminuir os custos com transporte e usar o tempo que seria gasto para deslocar-se de sua casa até a empresa para descansar ou fazer outras atividades.
Além disso, muitos que decidem trabalhar em casa falam sobre a flexibilidade que possuem e a oportunidade de equilibrar melhor a vida pessoal e profissional.
Contudo, essa modalidade de trabalho também tem suas desvantagens. Entre as principais, podemos apontar a dificuldade de concentração, em estabelecer uma rotina e o esforço para não perder a produtividade.
Por isso, se você você está pensando em trabalhar em casa ou sua empresa pediu para que você fizesse home office, mas não está acostumado, é necessário tomar alguns cuidados. Abaixo, falamos mais sobre como o home office funciona, seus prós e contras, direitos e deveres dos trabalhadores, além de maneiras de manter a qualidade de vida e dicas de produtividade mesmo trabalhando em casa.
Como o trabalho home office funciona?
O funcionamento do trabalho remoto vai depender do formato escolhido. Se você é funcionário da empresa, ou seja, está realizando o teletrabalho, o home office pode acontecer durante algumas horas, dias ou em período integral. A jornada de trabalho pode ter horário rígido, ser parcialmente flexível ou totalmente flexível.
Apesar de ser a distância, há formas de monitorar e mensurar o teletrabalho. Lembrando que o funcionário tem responsabilidades a cumprir e não deixa de ser subordinado a uma liderança. Em geral, colaboradores das áreas de Recursos Humanos, Marketing, Comunicação e Tecnologia da Informação têm mais flexibilidade de horário para realizar o trabalho. Muitas vezes, seu trabalho é mensurado de acordo com as entregas feitas e a produtividade, dispensando a necessidade de uma rotina de horário.
Já os outros formatos de home office – freelancer e empresário home based – permitem uma grande flexibilidade, pois é comum que trabalhem conforme as demandas que recebem, que poder ser diárias, semanais ou mensais.
Vantagens e desvantagens do home office
Agora que você já entende como o home office funciona, também é importante saber os prós e contras dessa modalidade de trabalho. Abaixo, fizemos uma lista básica com o que você precisa saber de vantagens e desvantagens de trabalhar em casa.
Vantagens
- Há mais flexibilidade;
- É mais fácil equilibrar a vida pessoal e a profissional;
- Menos desgaste mental e também físico;
- Ganho do tempo que seria gasto para se transportar de casa até a empresa, além de economizar dinheiro;
- Trabalhador consegue ter mais qualidade de vida;
- Alimentação pode ser melhor planejada e, consequentemente, mais saudável;
- Menos estresse;
- Funcionário se sente com mais autonomia e empoderamento;
- Se bem administrado, há aumento da produtividade, visto que é possível trabalhar no horário mais conveniente;
- Empresa economiza, já que não precisa arcar com a estrutura de um local de trabalho.
Desvantagens
- Pode haver dificuldades para estabelecer uma rotina de trabalho;
- Há maior sensação de isolamento;
- Funcionário fica mais distante de colegas com os quais poderia tirar dúvidas e trocar experiências;
- É comum ter muitas distrações, como barulhos, filhos, visitas inesperadas, compromissos com a manutenção da casa, etc.;
- Não há um local de trabalho e pode ser difícil encontrar um lugar silencioso;
- Se não houver uma rotina bem estabelecida, podem faltar horários fixos para fazer as refeições, pausas e encerrar a jornada de trabalho;
- Falta de suporte imediato quando houver problemas com internet, programas e equipamentos.
Direitos e deveres do trabalhador home office
Desde 2017, o home office é uma modalidade de trabalho regulamentada na Reforma Trabalhista, na qual recebe o nome de teletrabalho. Além de ser uma atividade regulamentada, as diretrizes do trabalho remoto também são muito bem definidas. Dessa maneira, o profissional em home office têm os mesmos direitos trabalhistas previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), como: registro na Carteira de Trabalho, 13º salário, FGTS e férias.
Além disso, o funcionário também tem direito ao vale refeição – se for uma prática da empresa – e a direitos previdenciários, como o auxílio-doença e demais que estejam previstos em normas coletivas e internas. Seu salário não pode ser menor que o de outro funcionário que exerce a mesma função nas dependências da empresa.
O único benefício que não está previsto é o vale transporte, visto que o funcionário não precisa se deslocar de sua casa até a empresa. Porém, quando for preciso ir à empresa ou realizar outro tipo de serviço fora de casa, ele pode receber o subsídio necessário.
Existem casos em que a empresa fornece ferramentas necessárias ao funcionário, como computadores, notebook, celular, internet, telefone, etc. Se houver esse auxílio, ele deve constar no contrato.
Também existem as regras relacionadas à segurança do trabalho. Para a Justiça, a responsabilidade, nesse caso, é da empresa. Assim, se necessário, o funcionário pode contar com a Previdência se houver acidente de trabalho em casa ou, até mesmo, uma LER (Lesão por Esforço Repetitivo), por exemplo.
Assim como qualquer outro empregado, quem faz home office também precisa cumprir uma quantia de horas, que pode ser controlada por meio de registros manuais, eletrônicos ou mecânicos. Esse controle também serve para o pagamento de horas extras e para contabilizar intervalos, como horário de almoço.
12 dicas para você trabalhar em casa
Apesar de haver desafios, é possível trabalhar em casa mantendo a qualidade do trabalho e também a qualidade de vida. Essas dicas são tanto para você que está começando, como para quem já trabalha de home office há algum tempo. Veja, abaixo, as dicas de produtividade, equilíbrio, qualidade e sucesso que separamos para você:
1. Veja se o home office é realmente uma opção adequada para você
Não é segredo que trabalhar em casa exige ainda mais disciplina e foco. Portanto, se você está pensando em aderir a esse formato de trabalho, reflita sobre seu perfil profissional, quais são as suas prioridades e, se possível, ouça um feedback de seus colegas, amigos e mentores nos quais confia.
Se você é um profissional que necessita de cobrança e pressão frequentes, valoriza o contato pessoal e tem dificuldades de concentração e autodisciplina, talvez precise repensar a opção. Mas, se você estiver disposto, saiba que é possível alterar essas características e se adequar ao perfil, bastam algumas dicas de produtividade, disciplina e esforço, que vamos dar agora.
2. Tenha um local de trabalho
Você não precisa de um escritório apenas para ser seu local de trabalho. Mas é importante ter um canto organizado e limpo, com os materiais e ferramentas que utiliza. Para isso, você pode adaptar uma escrivaninha ou mesinha e fazer um local de trabalho tranquilo e sem distrações. Se puder, invista em cadeiras ergonômicas e faça algumas adequações para impedir a necessidade de se inclinar na hora de usar o computador. Isso vai trazer mais conforto e evitar que você sinta dores a curto e médio prazo.
3. Tenha as ferramentas em mãos
Além de estabelecer seu local de trabalho, com móveis ergonômicos e um computador que fique na sua altura, também é importante estar bem equipado. Câmeras e microfones ajudam a melhorar a qualidade das chamadas. Também, além do notebook, pode ser importante ter um mouse separado, um monitor e um suporte. Tudo isso vai depender do trabalho que você desempenha e da necessidade e demanda por ferramentas específicas.
4. Escolha um local silencioso
Prefira estabelecer seu posto de trabalho em um cômodo silencioso, afastado de locais onde há grande circulação, como a sala e a cozinha.
Uma boa dica é comprar bons fones de ouvido, que abafem bem o som, e escutar músicas instrumentais, que ajudam a manter o foco.
Além disso, procure lembrar seus familiares de evitar fazer barulho, como colocar música ou televisão altas. E isso nos leva à próxima dica de produtividade.
5. Evite interferências
Nossa casa é um lugar cheio de distrações, interferências e obrigações – e esses são uns dos principais desafios do home office. Portanto, além de pedir a colaboração de seus familiares quanto ao barulho, como mencionamos acima, também deixe claro que você não pode ser interrompido à toa, só em situações realmente importantes.
Também, não deixe as obrigações da casa te atrapalharem. Se precisar fazer o almoço, tente fazer mais cedo ou na noite anterior, e não durante o horário de trabalho. Esse é apenas um exemplo, mas demais obrigações também não devem ser feitas durante o expediente.
Além disso, não deixe as notificações e redes sociais te atrapalharem. Essa dica vale tanto para o trabalho remoto, como para quem trabalha nas empresas.
6. Tenha um bom serviço de internet
Trabalhar em casa exige um bom serviço de internet. Ter velocidade e estabilidade é muito importante para agilizar seu trabalho, garantir a comunicação com colegas e líderes e trocar e receber arquivos com a empresa. Essa dica é ainda mais relevante se você trabalha em plataformas colaborativas. Você pode usar o dinheiro que economiza com transporte para contratar um pacote realmente eficiente.
Quanto ao backup, este deve acontecer com frequência. Mas é ainda melhor se você trabalhar diretamente na nuvem, com salvamento automático.
7. Cuide das informações
Mesmo que você esteja trabalhando em home office, não esqueça que assuntos sigilosos da empresa devem ser mantidos em sigilo e tratados com muito cuidado. Por isso, mantenha as informações bem armazenadas, ponha senha nos computadores e cuide do que será ouvido e falado em chamadas.
8. Mantenha uma imagem profissional
Durante a maior parte dos dias, você pode usar uma roupa mais confortável. Mas, em dias de reunião e chamadas de vídeo, você deve estar mais apresentável.
Para não ser pego de surpresa, é interessante sempre se arrumar para o home office, colocando a roupa que você usaria se fosse trabalhar na empresa. Você não precisa se vestir com nada extravagante, usar a melhor camisa ou um salto alto, mas deve tirar o pijama e se arrumar, afinal, home office não é férias ou dia de folga.
9. Cumpra seu horário corretamente
O trabalho remoto também tem um horário para expediente, seja com início e fim ou número de horas. Portanto, se você precisar resolver algo durante o expediente, pense que é como se você estivesse em um escritório. Se necessário, faça hora extra, mas não use o horário de trabalho para fazer tarefas pessoais. Sem estabelecer um horário fixo, você corre o risco de perder o controle do equilíbrio entre vida pessoal e profissional, além de comprometer seu rendimento e produtividade.
Se você é freelancer e trabalha por demanda, ter uma rotina de horário é ainda mais importante para não acabar trabalhando muito ou não o suficiente.
10. Equilibre vida pessoal e profissional
Ter equilíbrio entre vida pessoal e profissional é muito importante para manter a qualidade de vida. Não é difícil que uma pessoa em home office se envolva tanto com as atividades profissionais ao ponto de negligenciar seus compromissos pessoais. Além de não ser saudável, após algum tempo, essa “dedicação equivocada” compromete a produtividade e leva ao estresse e à exaustão. Para que você não acabe dedicando todo seu tempo ao trabalho, é preciso haver equilíbrio. Portanto, estabeleça e cumpra um horário de trabalho, sem permitir que sua vida profissional atrapalhe a pessoal e vice versa.
11. Mexa-se
Quando estamos em um escritório, nos movimentamos o tempo todo: para almoçar, ir à sala de reuniões, conversar com o chefe e colegas, pausas para tomar café, etc. No home office, porém, temos a tendência de trabalhar mais intensamente, sem pausas. Mas isso não é saudável. Você precisa fazer pausas para se levantar, alongar e acertar a postura. Evite passar horas ininterruptas sentado na cadeira sem mal se mexer. Aproveite para ir à cozinha pegar uma água ou um café, conversar rapidamente pelas redes sociais, ouvir uma música e fazer uma pequena caminhada pela casa. Nada que leve muito tempo, comprometa sua concentração ou tome o horário do expediente. Mas, fazer pausas rápidas e periódicas é essencial para manter seu engajamento, produtividade, criatividade e descanso da mente, principalmente em dias mais estressantes.
12. Se programa para ter folgas e férias
Assim como você tem folgas trabalhando em uma empresa, se você for freelancer, empresário home based ou fazer teletrabalho, também deve ter folgas e tirar férias. Afinal, não é saudável trabalhar sem parar. É preciso ter descanso, inclusive para manter o bom ritmo e produtividade no trabalho.
Conclusão
Com disciplina, foco, concentração e, principalmente, vontade é possível trabalhar no conforto de sua casa, sem deixar de lado o profissionalismo e a eficiência. Agora que você já conhece os tipos de home office, seus benefícios e desvantagens, além de dicas de produtividade, sabe como manter essa modalidade de trabalho sem prejudicar sua qualidade de vida. Basta colocar em prática as dicas que recebeu aqui.
Embora existam muitas vantagens, como maior liberdade e flexibilidade, você não deve encarar o home office de qualquer maneira. Ele deve ser levado a sério, com um ritmo pré-estabelecido e foco nas tarefas. Além disso, procure desenvolver sua dedicação e disciplina e, se for preciso, não tenha medo de fazer algumas mudanças. O importante é se adequar ao home office e permitir-se aproveitar ao máximo essa modalidade de trabalho.
Se você já é um gestor e lidera equipes remotamente, nós criamos um treinamento completo que pode ter ajudar nessa jornada. Clique na imagem abaixo para conferir!