Quando se quer crescer na carreira e se desenvolver profissionalmente, conhecer a trajetória de grandes personalidades e aprender com seus acertos e erros é extremamente importante. No mundo da administração e gestão de empresas, muitos nomes têm se destacado nas últimas décadas. Mas um deles merece atenção especial e será o foco deste artigo: Jim Collins.
Jim Collins se tornou uma grande referência no mundo corporativo, principalmente por suas obras publicadas, suas consultorias em grandes empresas, como Heinz e Budweiser, e por seu trabalho na Mckinsey Company, reconhecida mundialmente como líder no mercado de consultoria empresarial.
Porém, seu legado e suas lições vão muito além disso. Muito do que Collins já fez e ensinou pode ser valioso em diferentes áreas e também para o crescimento profissional de diversas pessoas.
Portanto, no artigo de hoje, além de falarmos sobre quem é Jim Collins e qual é a sua história, vamos discutir sobre as principais lições que podem ser aprendidas com suas experiências e estudos e ainda trazer 20 frases ditas por esse profissional para inspirar sua trajetória. Continue conosco!
Quem é Jim Collins?
James C. “Jim” Collins nasceu em 1958, nos Estados Unidos. Ele é um pesquisador, escritor, consultor e palestrante na área de gestão de negócios, liderança, sustentabilidade e crescimento de empresas.
Collins é visto como um dos maiores especialistas de todo o mundo em sua área. Seu destaque é tão grande que muitos já o consideram como o sucessor e herdeiro natural de outro grande nome da administração contemporânea: Peter Drucker.
Jim Collins é graduado em Matemática pela Escola de Negócios da Universidade de Stanford, onde também fez seu MBA. Em 1992, a Universidade lhe concedeu o prêmio Distinguished Teaching, graças a seu destaque na abordagem do universo empresarial. Três anos depois, ele fundou o laboratório Boulder, no Colorado, focado no estudo e desenvolvimento de temas como gestão e liderança. Além de ser um polo de pesquisas, o Boulder também é um centro de capacitação, que oferece treinamentos e cursos para líderes e executivos de diversos setores corporativos e da administração pública.
Jim Collins já atuou como consultor em grandes empresas, como a Mckinsey Company e a AB-Inbev, e trabalhou como gerente de produtos da Hewlett. Seus seis livros publicados foram traduzidos em 32 idiomas e já somam mais de 12 milhões de cópias vendidas. A seguir, vamos falar sobre três dessas obras – consideradas as mais importantes de sua carreira.
Livros de Jim Collins
Entre os 6 livros publicados por Jim Collins, três podem ser considerados os mais marcantes e importantes de sua carreira:
Great by Choice – Vencedoras por Opção
Great by Choice (Vencedoras por Opção, em português), é a obra mais recente de Jim Collins e foi escrita em parceria com Morten T. Hansen, outro especialista e pesquisador da área. Após nove anos de pesquisas e com bastante didática, os autores se dedicam a entender por que algumas empresas têm mais sucesso do que outras nos mesmos setores.
E, no meio de tudo isso, o que acaba ficando muito claro é que, na maioria das vezes, a liderança de cada empresa é o diferencial entre um negócio de sucesso e um negócio que está apenas “na média”.
O livro é extremamente interessante, uma vez que levanta características em comum de diferentes líderes – em vários tipos de empresas – e, assim, permite que possamos traçar um paralelo com nossa própria realidade e identificar aquilo que já possuímos ou que ainda precisamos desenvolver. Além do mais, Great by Choice mostra cases de sucesso de companhias como Apple, Microsoft e Intel. Portanto, trata-se de um livro que pode ajudar a inspirar empreendedores e especialistas em diferentes áreas.
Good to Great – Empresas feitas para vencer
Dedicado a encontrar as principais características de empresas consideradas “acima da média”, durante dez anos, Jim Collins acompanhou e estudou as 11 empresas mais bem sucedidas da lista Fortune 500. E o resultado disso é o que pode ser encontrado em Good to Great, lançado em 2001.
Traduzido para o português como Empresas feitas para Vencer, nesse livro, Jim Collins conta sobre seu processo de pesquisa com essas grandes corporações – entre elas: Gillette, Fanie Mae e Wells Fargo – e traz sete características que elas têm em comum e que são decisivas para seu sucesso. O livro é uma excelente lição de gestão e empreendedorismo e tem muito a ensinar para profissionais de diferentes áreas. Não à toa, Good to Great é sempre citado como um dos mais importantes livros sobre negócios da atualidade e foi considerado best-seller pelo The New York Times, Wall Street Journal e Business Week.
Built to Last – Feitas para durar
O terceiro livro de nossa lista é Feitas para durar, originalmente Built to Last. Ele foi publicado em 1994 por Jim Collins em parceria com outro pesquisador – Jerry Porras. Esse livro, que é considerado por muitos como “a bíblia da administração”, já foi traduzido em mais de 25 idiomas e é resultado de outros seis anos de pesquisa com 18 empresas diferentes.
Em Feitas para durar, o grande objetivo dos autores é compreender e mostrar o que faz com que algumas empresas sejam visionárias (e não apenas bem sucedidas) e consigam manter seus bons resultados durante décadas ou, até mesmo, séculos. Nessa obra, os autores desmistificam a crença de que grandes negócios nascem de grandes ideias e mostram também o quanto uma ideologia ou um conjunto de valores principais é importante para o sucesso dessas empresas.
Feitas para durar, assim como Empresas feitas para vencer, foi considerada pela revista Time como uma das 25 obras de gestão mais influentes da atualidade.
Além destes livros, também vale a pena conferir seus outros três: Turning The Flywhell (Girando o volante), How The Mighty Fall (Como as Gigantes Caem) e Beyond Entrepreneurship (Além do Empreendedorismo).
As principais lições de Jim Collins
Com seus estudos e pesquisas, que deram origem aos livros e à diferentes palestras, Jim Collins conseguiu deixar valiosas lições, tanto para quem quer se aventurar no mundo dos negócios e da administração, quanto para quem quer se transformar em um melhor líder e profissional – independente da área.
Então, para te ajudar a começar a compreender esses ensinamentos e se aprofundar na obra de Jim Collins, a seguir, separamos algumas de suas principais lições:
Os 5 estágios do declínio
Em uma de suas obras, Jim Collins dedica-se a compreender os fatores que fazem com que grandes empresas morram ou se tornem irrelevantes no mercado. Segundo ele, geralmente, a culpa do fracasso é da própria empresa e de suas escolhas, e é possível identificar 5 estágios pelos quais um negócio em declínio irá passar. Eles são:
- O excesso de confiança que vem com o sucesso;
- A busca desenfreada por expansão e crescimento;
- A negação das ameaças e riscos;
- A luta pela salvação;
- A consolidação da irrelevância ou fracasso.
É possível reverter uma situação de declínio, mas para isso a empresa deve saber identificar em qual dos estágios ela se encontra.
Se atentar a essas fases de declínio é muito importante, pois, se a empresa se encontrar no primeiro estágio, que é o excesso de confiança, será mais fácil combater o fracasso. Por outro lado, diferente do estágio do excesso de confiança, a luta pela salvação já é um estágio bastante avançado, faltando apenas a consolidação do fracasso. Portanto, quanto antes ocorrer essa identificação, mais fácil será para a empresa reverter a situação.
Além disso, e principalmente, é importante que as empesas compreendam as causas que as levaram ao declínio. Dessa maneira, é possível entrar nos eixos novamente e voltar a crescer.
Como ser um líder nível 5
Em seus estudos no livro Good to Great, em que Jim Collins procurava compreender o que distingue as empresas boas das excepcionais, a liderança surgiu como aspecto fundamental. Então, para falar desses líderes diferenciados, ele trouxe o conceito de líder nível 5.
Na concepção de Jim Collins, existem 5 níveis de liderança pelos quais uma pessoa pode e deve passar. No nível 1, a pessoa precisa possuir excelentes capacidades individuais; no 2, ela também consegue agregar valores de trabalho e gestão de equipe; no 3, ela desenvolve um ótimo senso de administração; e, no 4, consegue entender e executar seu papel de líder. Para chegar ao nível 5, porém, ela deve conseguir reunir todas as competências dos 4 estágios anteriores e ainda executá-las com sabedoria e humildade.
Portanto, conseguir identificar em qual nível se está e traçar planos para chegar ao próximo é essencial para qualquer profissional que quer se tornar um grande líder.
É tudo sobre pessoas
Segundo Jim Collins, poder contar com as pessoas certas e mais motivadas é um dos maiores segredos para o sucesso de grandes líderes e empresas. Sem isso, uma organização terá dificuldade em se manter eficiente e em se tornar sustentável e bem sucedida.
Nesse sentido, uma das coisas que Collins ensina é que é preciso escolher as pessoas mais adequadas para cada tipo de negócio e que isso, muitas vezes, pode ser determinado pela análise de um conjunto de fatores. Entre diferentes outras características, as pessoas certas:
- Compartilham dos valores da sua organização;
- São comprometidas e entregam o que prometem;
- Não precisam ser vigiadas para serem produtivas.
E, além dessa análise, em outra obra, Jim Collins também fala sobre a importância de não deixar que seus colaboradores se desmotivem. Normalmente, um colaborador entra na empresa extremamente motivado, mas vai perdendo isso pelo caminho. Então, em vez de trabalhar em ações de motivação propriamente ditas, na verdade, as organizações devem agir de forma a não desmotivar os colaboradores – e isso passa muito pela questão de oferecer as melhores ferramentas e condições de trabalho para esses colaboradores.
Não deixe o sucesso te cegar
Existe uma frase que diz que o que te trouxe até onde você está não vai te fazer chegar até o próximo nível. E esse é exatamente um dos pontos que Jim Collins aborda em seus estudos.
Segundo ele, o mal de muitas empresas – e que pode causar o início do seu declínio – é se acomodar com o sucesso e pensar que “se tudo está indo bem, nada mais precisa ser feito”. Um negócio não deve se apegar à regras e modelos de gestão e precisa entender que a base da evolução e do sucesso constante está na inovação.
É preciso manter a equipe sempre motivada, focada e produtiva em encontrar novas e melhores soluções para a empresa. Só assim é possível obter sucesso de forma constante.
Frases de Jim Collins para refletir sobre gestão e carreira
Jim Collins, como grande pesquisador e referência em administração e gestão, possui uma série de frases marcantes ditas em seus livros e palestras, que por si só são verdadeiras lições – além de uma grande inspiração e incentivo à reflexão.
Portanto, para encerrar este artigo com chave de ouro, selecionamos as 20 melhores frases de Jim Collins para que você analise, tire aprendizados e aplique em seu dia a dia:
- “A mediocridade resulta em primeiro lugar de falhas de gerenciamento, e não de falhas tecnológicas”;
- “No momento em que você sente a necessidade de gerenciar alguém ‘bem de perto’, você cometeu um erro de contratação”;
- “A inovação por si só não é o segredo da vantagem competitiva, mas sim a capacidade de mesclar disciplina com inovação”;
- “Por definição, não é possível que todos estejam acima da média”;
- “Uma cultura de disciplina não é um princípio de negócios, é um princípio de grandeza”;
- “Um bom líder faz com que as pessoas o sigam. O excepcional faz com que elas sigam uma causa”;
- “A grandeza não é uma função da circunstância. A grandeza, afinal, é em grande parte uma questão de escolha consciente”;
- “As empresas visionárias perseguem um conjunto de objetivos, dos quais ganhar dinheiro é apenas um – e não necessariamente o principal”;
- “Você pode realizar qualquer coisa na vida, desde que não se importe com quem receba o crédito”;
- “A crise obriga as empresas a terem foco, a prosperidade não”;
- “O ingrediente mágico entre os grandes CEOs não está em sua genialidade ou competência, mas em sua humildade e boa-vontade”;
- “É preciso manter a empolgação, a auto-estima, criatividade e intensidade, mesmo quando tiver sucesso. Se as pessoas perdem isso, há possibilidade de declínio”;
- “A habilidade executiva número um é escolher as pessoas certas e colocá-las nas posições certas”;
- “O que separa as pessoas, me ensinou Stockdale, não é a presença ou ausência de dificuldade, mas como eles lidam com as inevitáveis dificuldades da vida”;
- “Criatividade empírica é apostar com base em evidências, não na loucura ou no sonho”;
- “Deixar as pessoas erradas ‘por aí’ é injusto para todas as pessoas certas, pois inevitavelmente se encontram compensando as insuficiências das pessoas erradas. Pior ainda, pode afastar as melhores pessoas. Os artistas fortes são intrinsecamente motivados pelo desempenho, e quando vêem seus esforços impedidos por carregar peso extra, eles ficam frustrados”;
- “Mantenha-se sempre irracionalmente preocupado que sua empresa não está atingindo seu potencial”;
- “Se você tem mais do que três prioridades, você não tem nenhuma”;
- “Pois, no final, é impossível ter uma ótima vida a menos que seja uma vida significativa. E é muito difícil ter uma vida significativa sem um trabalho significativo”;
- “Más decisões feitas com boas intenções, ainda assim são más decisões”.
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