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A expressão know how tem se tornado cada vez mais comum, especialmente dentro de ambientes profissionais. Por isso, é muito provável que você tenha a escutado em algum momento. A expressão, geralmente, vem atrelada a um profissional ou uma empresa, dizendo que este ou esta tem know how em realizar algo.

No artigo de hoje, você vai compreender mais sobre o que essa expressão significa, principalmente sobre o know how profissional e, ainda, como desenvolver essa habilidade cada vez mais valorizada dentro e fora do universo corporativo.

O que é know how?

A expressão know how se origina do inglês e pode ser traduzida literalmente nas palavras “saber como”. Ou seja, ela indica que uma pessoa ou organização que tem “know how” sabe como fazer algo. A expressão é bastante utilizada no mercado corporativo para dizer que um profissional ou uma empresa tem conhecimento prático para determinado fim, tornando-se mais apto e competitivo dentro do mercado.

É importante ressaltar que o know how é algo que pode ser aprendido e que vem com o tempo, estudo e experiências. Não há como dizer, exatamente, quanto tempo demora para adquirir o know how nem quanto conhecimento específico é necessário, já que vai depender de cada pessoa, empresa e situação. Cada um tem uma maneira de reagir e de se relacionar com as situações. Contudo, existem algumas dicas que ajudam a desenvolver essa competência mais rapidamente.

Quando uma empresa ou um profissional afirma que tem know how em determinada área ou assunto é porque adquiriu experiência e o conhecimento necessário. Essa afirmação indica que ela ou ele já se considera um especialista naquilo, devido ao fato de já ter passado pelo que era preciso até chegar naquele ponto.

Lembrando que a expressão know how sempre se refere a algo, como um tipo de serviço, uma área profissional, um campo acadêmico, um conhecimento específico, etc. Por isso, sempre que você for dizer que tem know how deve especificar em quê.

Por que o know how é importante?

Desenvolver know how em assuntos, áreas e conhecimentos específicos pode ser um grande diferencial, principalmente para competir em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e plural. Assim, tanto é importante que os profissionais desenvolvam o know how como as empresas.

Para as empresas

É claro que uma empresa não vive apenas de conhecimento e de habilidades dos envolvidos; ela também precisa de uma boa estrutura e aspectos físicos. Contudo, um grande ponto de diferença e destaque entre ela e as demais empresas do mercado é seu know how, que é percebido em seu capital intelectual. O conhecimento coletivo e as habilidades dos funcionários permitem que as empresas se reinventem e evoluam, buscando novas maneiras de atuar, se adaptando às demandas do mercado e buscando atingir o máximo de potencial para oferecer os melhores serviços e soluções ao cliente. As constantes transformações exigem uma adaptação que seja rápida e satisfatória, e os profissionais precisam se preparar e se adaptar cada vez que uma mudança acontece. Por esse motivo, quando uma empresa investe na capacitação de seu corpo de funcionários, ela investe em si mesma. 

Para os profissionais

Assim como o know how profissional é muito importante para as empresas, sendo capaz de colocá-las à frente da concorrência, essa habilidade também é um fator determinante para profissionais que desejam se destacar no mercado de trabalho. Isso ocorre porque, quanto mais conhecimento específico e técnico o profissional tiver a oferecer, mais possibilidades terá de encontrar soluções inovadoras e criativas exigidas por sua área. Com isso, há maior crescimento e mais chances de atingir objetivos e alcançar o resultado almejado.

Além disso, atualmente, as empresas sabem que se quiserem conquistar uma posição significativa e se destacar no mercado precisam de seu corpo de colaboradores. Por esse motivo, quanto mais eles possuírem know how, melhor para a própria empresa.

Um profissional que tem know how, é especializado em sua área e está sempre buscando se aprimorar contribui não só para seu próprio desenvolvimento, mas também para o crescimento da organização. Este é valorizado não só financeiramente, mas em diversos sentidos, pois alcança reconhecimento por parte dos colegas, superiores e subordinados.

Constituindo seu know how: dicas valiosas

Bom, se você chegou até aqui já entende que não é segredo nenhum que o know how pode ser sinônimo de sucesso. Por esse motivo, é importante investir em um conhecimento específico de sua área de atuação para atingir o tão almejado know how. Mas, ao mesmo tempo, você deve estar se perguntando? Como construir meu próprio know how? Nós podemos lhe ajudar! Abaixo, separamos algumas dicas para empresas e profissionais que vão auxiliá-los a alcançar posição de destaque. Confira:

1) Considere também o know why

Talvez você ainda não tenha ouvido falar no know why, mas esse conceito está atrelado ao know how e significa saber que motivo levou o profissional ou a empresa a fazerem o que fazem, ou seja, qual o propósito por trás de tudo o que é feito. Entender e saber qual é o seu know why é importante para captar o melhor de si e tornar-se conhecido por seu know how.

2) Invista em cursos e treinamentos

Se você quer ser conhecido como um especialista em sua área, precisa investir em especializações, cursos e treinamentos. Essa é uma maneira bastante eficaz de se atualizar, adquirir novos conhecimentos e atingir o tão sonhado know how. A dica vale tanto para os profissionais quanto para as empresas, que também podem investir em treinamentos e capacitações para seus funcionários.

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3) Leia com frequência e busque ter mais conhecimento!

Outra forma de investir em si mesmo é por meio da leitura. Ler é uma maneira bastante acessível de conhecimento e de autodesenvolvimento. Claro que existem alguns materiais que exigem certo investimento financeiro, mas hoje em dia é possível encontrar uma série de materiais disponíveis gratuitamente na internet.

A Penser se preocupa com seu desenvolvimento profissional. Por isso, disponibilizamos aqui em nosso site diversos materiais gratuitos que contribuem para seu crescimento e para colocá-lo em destaque em relação à concorrência. Para acessar alguns de nossos materiais para download totalmente de graça, clique aqui!

Quem detém conhecimento, tem mais chances de alcançar melhores posições e de usufruir de boas oportunidades. Por isso, é muito importante criar o hábito de leitura e buscar materiais que agregam valor. 

4) Atente para a imagem que está passando às pessoas

A dinâmica do know how envolve não somente o saber fazer, mas também o parecer, pois as pessoas à sua volta precisam estar cientes de que você sabe o que está fazendo, e é dessa forma que você se torna uma referência. 

No caso das empresas, que também precisam se preocupar com sua imagem, é importante investir em marketing e estratégias de divulgação para que seu diferencial seja conhecido. 

Leia Mais: Saiba como melhorar a imagem de sua empresa na era digital.

5) Networking

Outra maneira de aumentar o know how é por meio do networking. Portanto, a dica é se relacionar de maneira produtiva, trocando conhecimento e experiências. É uma forma bastante útil, mas vai requerer esforço e proatividade de sua parte para estimular assuntos de seu interesse com os contatos que possui.

6) Tenha um mentor

Um mentor que possua mais experiência em sua área e que possa oferecer ajuda, inspiração e conselho pode ser o diferencial para alcançar bons resultados com a construção de seu know how. Você pode recorrer a um antigo amigo da família, a um superior, um professor, um familiar ou um colega com mais experiência e a quem você admira. Outra alternativa é contratar um coaching de carreira que vai oferecer mentoria especializada.

7) Invista em criatividade, tecnologia e inovação

Para se manter competitiva no mercado, a empresa deve investir constantemente em criatividade, tecnologia e inovação. Tais elementos são essenciais para qualquer tipo de organização. Independente do segmento ou do porte da empresa, ela deve sempre buscar oferecer os melhores produtos e serviços aos seus consumidores. E, quando investe nesses elementos, é possível atingir excelentes resultados e desenvolver o know how. 

8) Saiba o que a concorrência está fazendo

Saber o que acontece no mercado é importante tanto para a empresa quanto para o profissional em si. Acompanhar as tendências, as novidades, as transformações e a movimentação da concorrência lhe põe um passo à frente. Assim é mais fácil tomar decisões mais acertadas e ficar mais próximo de seus objetivos. 

9) Ouça feedbacks

Profissional, ouça o que seu chefe e colegas têm a dizer; empresa, ouça seus colaboradores e principalmente seus clientes. Por meio dos feedbacks será possível analisar se você está conseguindo transmitir seu know how.

10) Busque sempre evoluir

Mesmo que você tenha alcançado o know how e acredite que já tem conhecimento específico suficiente, precisa entender que o trabalho não acaba aí. O mundo e, consequentemente, o mercado de trabalho evoluem e passam por constantes mudanças, pois isso é preciso se dedicar para manter e aprimorar o know how. Sempre é possível aprender mais e buscar novos conhecimentos.


Conclusão

Se você quer ser uma referência no mercado, o know how é fundamental! Claro que essa habilidade não vem de um dia para o outro. É preciso experiência e dedicação. Mas é fato que os resultados que vêm com o esforço são determinantes para contribuir com a jornada rumo ao sucesso. 

Aproveite para compartilhar este artigo nas redes sociais e contribuir para o crescimento de outros profissionais. E, como falamos acima, a Penser está realmente interessada em seu desenvolvimento e capacitação. Por isso, separamos um ebook totalmente gratuito com 15 dicas para bombar sua carreira! Clique na imagem abaixo e acesse o material.

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