Líder do futuro: as características e habilidades dos novos líderes e qual seu diferencial para as empresas

Todos sabem a importância e a diferença que um bom líder faz em sua equipe e na empresa como um todo. Ele está sempre ligado nas novidades e tendências de sua área e procura se desenvolver e aprender coisas novas sempre que pode. Mas, você já ouviu falar no líder do futuro? O líder do futuro é alguém à frente do seu tempo, com características próprias. 

Se você quer descobrir mais sobre esse líder do futuro e como se tornar um para se destacar no mercado de trabalho e fazer a diferença, continue lendo este texto.

Mas, antes de começar, que tal calcular seu nível de liderança? Clique aqui e descubra.

10 características do líder do futuro

É importante lembrar, antes de mais nada, que é possível ser um líder sem, necessariamente, ocupar um cargo de liderança. Ser líder está muito mais ligado à capacidade de motivar e inspirar do que de somente dar ordens. Mas, se você já ocupa um cargo de gerência ou está em busca disso, é ainda mais importante desenvolver estas habilidades. Descubra, agora, como são os líderes do século XXI.

O líder do futuro é…

1) Aberto ao diálogo

Antigamente, os líderes não gostavam muito de conversar. A fórmula era a seguinte: “eu digo, você ouve e obedece”. Sendo assim, os líderes davam as ordens e os liderados acatavam sem questionar ou opinar. Contudo, já não é mais assim. Os novos líderes entendem que o diálogo é parte importante do processo e se mostram mais abertos para dialogar, trocar ideias e levar em consideração o que os outros membros da equipe estão falando. Isso é ainda mais eficaz quando se tem que tomar uma decisão importante e que vai impactar a todos, pois, ao ouvir todos os lados, novas ideias e perspectivas, as chances de a decisão ter sucesso são maiores. O líder do futuro tem humildade para ouvir o que os outros têm a dizer. Ele reconhece que os liderados também têm boas ideias e muito a acrescentar. Por isso, não basta apenas ser aberto ao diálogo, é preciso ouvir com humildade e toda a atenção.

2) Considera os liderados seus parceiros

Outra característica dos líderes do passado é a ideia de pensar que os liderados eram seus subalternos. Em contrapartida, entre as características dos líderes do futuro está a visão de seus liderados como parceiros, todos “no mesmo barco”. Por isso, os novos líderes deixam de lado aquele velho ar de superioridade e se colocam no mesmo patamar que sua equipe. O líder do futuro entende que não pode fazer tudo sozinho e que precisa dos outros para ter sucesso. Quando se estabelece uma relação de parceria, cria-se uma relação mais próxima e consequentemente mais produtiva. Todos caminham juntos para cumprir os objetivos da equipe e da empresa.

3) É atento aos dados

O líder do futuro precisa saber de tudo que está acontecendo, afinal de contas, informação é tudo! Os dados revelam a realidade, indicam oportunidades e possibilidades, mostram problemas e pontos fortes. Os novos líderes devem acompanhar as mudanças no comportamento dos consumidores, as tendências e movimentações do mercado e o que acontece em nível nacional e internacional. Além disso, uma das habilidades dos líderes do futuro é saber lidar com os dados que têm a mão, buscando reformas e melhorias. 

4) É mais humano

A Revolução Industrial no século XVIII trouxe grandes avanços para a sociedade, mas também alguns retrocessos. Os homens passaram a ser encarados como máquinas, a fazer trabalhos pesados, longos e repetitivos. Entretanto, cada vez mais, tem-se deixado essa ideia de lado. Os novos líderes olham, acima de qualquer coisa, o lado humano das pessoas. Os colaboradores são muito mais do que profissionais, são pessoas que têm sua própria vida, família, sentimentos e individualidades. Por isso, o líder do futuro busca sempre uma abordagem mais humanizada, com atenção e empatia, enxergando seus liderados como as pessoas que são. E isso nos leva à próxima característica dos líderes do futuro.

5) Conhece bem cada liderado

Por ser mais humano e ter uma abordagem mais humanizada, o líder do futuro procura conhecer muito bem cada membro de sua equipe. Ele procura, além de designar suas obrigações, saber acerca de suas necessidades e sempre garantir seus direitos. Ao conhecer os membros da equipe, o líder do futuro consegue saber os pontos fortes de cada um e aquilo que eles precisam desenvolver. Dessa forma, ele aproveita o que eles têm de melhor a oferecer. Saber lidar com a equipe como um todo é muito importante, mas saber lidar de forma individual, por vezes, é ainda mais essencial. 

Você pode pensar em uma equipe como um quebra-cabeças. É preciso conhecer cada peça para saber onde cada uma se encaixa.

6) Não teme possíveis mudanças

Se tem uma coisa que os líderes do século XXI já aprenderam a lidar, é com mudanças. E, se pensarmos que futuro tem a ver com mudanças, percebemos que isso é inevitável, além de ser, em alguns casos, algo positivo. O líder do futuro, portanto, não teme o novo e consegue, até mesmo, tirar vantagens disso. 

Alterar o que está sendo feito, mudar o pensamento, pensar fora da “caixa” e inovar são algumas das ações que os líderes do futuro devem estar sempre procurando tomar. Além disso, abrir-se para novas possibilidades é um jeito de estar sempre pronto para enfrentar qualquer contratempo ou desafio que vier.

7) É um grande exemplo

Entre as maiores habilidades dos líderes do futuro, que, diga-se de passagem, não é nada fácil de alcançar, é a habilidade de ser um bom exemplo para os demais. Em geral, temos mania de dizer “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Porém, já ficou mais do que claro, em qualquer tipo de relação, que essa frase nunca dá certo. O ser humano se espelha nas atitudes das pessoas, atitudes que, na realidade, falam muito mais alto do que qualquer palavra. 

Se um líder deseja que seus liderados tenham determinada atitude, isso precisa começar nele. E os líderes do futuro já entenderam isso. 

Importante lembrar que ninguém é perfeito e que até mesmo o líder do futuro, com todas as suas excelentes qualidades, vai errar. Mas, é importante procurar sempre fazer as coisas certas e ser um bom exemplo para os outros.

8) Tem um propósito

Cada empresa tem seu objetivo e propósitos bem estabelecidos, seja vender um produto, promover uma marca ou realizar serviços. Porém, os líderes do século XXI fazem muito mais do que isso, eles têm seu próprio propósito. É esse objetivo que os mantêm motivados a ser e dar o seu melhor a cada dia. Em geral, a principal meta do líder do futuro é fazer a diferença na vida dos membros da equipe e de seus clientes, sabendo que os resultados financeiros dependem e são consequência disso.

9) Permite que os colaboradores tenham autonomia

Como dito acima, durante muito tempo os líderes se achavam superiores, que apenas suas ordens deveriam ser acatadas e que nada podia fugir disso. No entanto, uma das características dos líderes do futuro é dar autonomia aos seus colaboradores. 

Em organizações e empresas mais tradicionais, os liderados não podem tomar decisões sozinhos e estão sempre precisando se consultar e pedir permissão aos gestores. Já em empresas onde há líderes do futuro, a situação funciona de forma diferente. O líder do futuro compartilha suas responsabilidades com os colaboradores e dá autonomia para eles agirem e tomarem decisões. 

Só tome um cuidado: não exagere. Os liderados precisam de supervisão e não da ausência de um líder. O equilíbrio deve estar sempre em primeiro lugar.

10) Conhece a si mesmo

Mais do que qualquer coisa, um bom líder conhece a si mesmo. Ele sabe que é humano e que tem pontos fortes e pontos fracos; acerta e comete erros. Assim como observa os liderados, ele também observa a si. Dessa forma, consegue aproveitar o que tem de melhor e potencializar suas qualidades, como também trabalhar naquilo que tem de pior, procurando sempre se desenvolver. Aliás, se tem uma coisa que o líder do futuro busca é aprendizado e desenvolvimento.

Por que ser um líder do futuro?

A liderança tem-se tornado, cada vez mais, uma importante característica observada em contratações e entrevistas de emprego. Isso se deve ao fato de que há uma crescente na necessidade de equipes mais engajadas e motivadas.

Mas, hoje, não basta apenas ser líder, é preciso ser um líder do futuro! As exigências estão mudando e as corporações precisam de muito mais do que um gestor, que dá ordens e busca resultados, precisam de alguém mais humano, comunicativo, capaz de motivar sua equipe e caminhar junto.

Conclusão

Um bom líder tem consciência do impacto que suas crenças e comportamentos têm sobre sua equipe e sobre a empresa na qual trabalha. Por isso, ele entende, além de estar sempre buscando mais conhecimento, que também precisa expandir seu poder de desenvolver pessoas e uma cultura de sucessão, para alavancar os próprios resultados, os resultados da equipe e da empresa como um todo.

Qualquer pessoa, com os esforços certos, pode alcançar as habilidades dos líderes do futuro. Então, o que você está esperando? Que tal seguir essas dicas e se tornar o líder do futuro hoje mesmo?

Você já ouviu falar em autoliderança? Não? Já está na hora de conhecer! Acesse nosso material e descubra mais sobre um dos principais caminhos para se tornar um líder melhor!

Compartilhe:

Seja avisado quando publicarmos novos artigos

Fale com um Especialista

Redes Sociais

Posts em Alta

Categorias

Você também pode se interessar

O ciclo da liderança efetiva

O CICLO DA LIDERANÇA EFETIVA

Você sabe com clareza quais são as atividades essenciais que um líder deve executar? No modelo proposto, você percebe que iniciamos com o estabelecimento da