Durante muito tempo, a forma de pensamento mais unificada, mesmo que incorreta, era a de que apenas homens podiam trabalhar. Nesse caso, claro, exercer outros tipos de trabalho que não fossem cuidar da casa ou da família, já que estes estavam a cargo das mulheres.
Ao longo do tempo, porém, a mulher conquistou seu espaço, e o direito de trabalhar com o que quisesse se tornou uma das principais pautas de quem buscava a igualdade de gênero.
Contudo, apesar dos avanços, o pensamento social ainda segue muitos padrões antigos. Isso pode ser constatado, por exemplo, quando observamos os cargos de liderança, nos quais há pouca liderança feminina e uma predominância amplamente masculina.
Realidade feminina no mercado de trabalho
Diante disso, percebemos que o mercado de trabalho ainda tem um longo caminho a trilhar no que diz respeito à igualdade de gênero. Não é difícil encontrar casos nos quais mulheres acabam sendo submetidas à exigências que homens não enfrentam. Estamos diante de preconceitos, comentários e piadas, dúvidas quanto às capacidades e idoneidade das conquistas, competitividade e uma necessidade constante de adequação.
Apesar de que todos enfrentam desafios no mercado de trabalho, principalmente quando há uma busca por alcançar um cargo de liderança, é notório que as mulheres necessitam sempre dar um passo a mais. Elas precisam se destacar no mercado de trabalho porque, muitas vezes, mesmo tendo atributos, qualidades e capacidades a mais em relação a maioria, ainda acabam sendo colocadas no mesmo patamar que homens medianos.
O espaço no mercado de trabalho ainda não é igualitário, mas a discrepância se torna ainda mais evidente quando observamos a quase nula presença de mulheres em cargos de liderança nas empresas e corporações.
Desafios para a liderança feminina
Em uma pesquisa realizada, neste ano, pela Ipsos – terceira maior empresa de pesquisa e de inteligência de mercado do mundo – três em cada dez pessoas disseram se sentir desconfortáveis em serem liderados por uma mulher. A dificuldade é ainda maior entre homens. Dentre eles, 31% se mostraram resistentes, contra 24% das mulheres. A dificuldade de aceitar a liderança feminina ainda é vista com mais frequência em empresas tradicionais e mais fechadas.
Questões como essas acabam afetando diretamente e impedindo o aumento da liderança feminina. O que torna a situação ainda mais grave é o fato de serem questões errôneas, muitas vezes baseadas em preconceitos e argumentos infundados.
A questão cultural ainda tem grande influência, fomentando esse tipo de pensamento e impedindo a busca pela igualdade de gênero. Muitas vezes, mulheres líderes são vistas como mandonas, enquanto homens com mesmas características são apenas “líderes natos”.
A diferença se torna ainda mais clara quando é constatado que homens e mulheres que ocupam o mesmo cargo recebem remunerações diferentes.
Tudo isso demonstra como ainda estamos distantes da igualdade de gênero. Mas existem avanços.
Mudanças na liderança feminina
O número de mulheres em cargos de liderança tem crescido, principalmente no Brasil, é o que aponta a empresa de consultoria empresarial Grant Thornton. O percentual de empresas a ter pelo menos uma mulher líder subiu de 61% (2018) para 93% em 2019.
E há vantagens nesse aumento do número de mulheres líderes. De acordo com a Mckinsey, uma empresa com liderança feminina tem 21% de chances a mais de atingir resultados financeiros acima da média.
Entretanto, as mulheres ocupam apenas 25% dos cargos de liderança nas empresas. E, quanto mais alta a posição, menor o percentual de mulheres líderes.
Pontos positivos da liderança feminina
- As mulheres não param e ficam bem longe da ideia de estagnação. Elas estão sempre buscando aprender, se desenvolver e evoluir. Não à toa, ocupam cerca de 60% das cadeiras universitárias;
- Boa parte das mulheres tende a ser mais persistente diante de problemas e dificuldades. Elas lutam até o fim, experimentando todas as possibilidades até que se esgotem;
- As mulheres conseguem lidar melhor com conflitos no ambiente de trabalho, tendo maior controle emocional;
- A resistência feminina também é algo a se levar em conta. Em geral, elas resistem física e psicologicamente, sendo capazes de enfrentar melhor momentos de pressão;
- Mulheres têm maior tendência à cooperação, algo que influencia positivamente no trabalho em equipe. Elas também tornam os processos mais organizados e saudáveis;
- O lado feminino também possui maior capacidade de empatia, uma característica muito importante para líderes;
- Em geral, a capacidade de lidar com várias coisas ao mesmo tempo é uma das principais características femininas. Dessa forma, mesmo que uma mulher esteja diante de diversas necessidades e situações, ela saberá como lidar com todas elas;
- As mulheres têm, naturalmente, uma intuição muito mais forte, o que ajuda a tomar decisões de forma mais rápida e acertada, principalmente quando estão sob pressão;
- A comunicação feminina é mais fluida, clara e desenvolvida se comparada a dos homens. E sabe-se muito bem que a comunicação eficaz é um dos principais requisitos para uma boa liderança;
- A liderança feminina tende a ser mais inclusiva, encorajando os liderados e compartilhando informações. Isso ajuda a fortalecer o grupo;
- Mulheres são mais sociáveis, expressivas e próximas de quem dialogam. Isso também faz parte de uma boa comunicação. Como resultado, a liderança feminina tende a conquistar, captar, persuadir e cativar melhor os liderados;
- Por fim, mas não menos importante, as mulheres são mais flexíveis. Mulheres líderes não têm problemas em inovar e trazer transformações positivas.
Além disso, existem setores específicos que exigem ainda mais a presença de uma liderança feminina, visto que as mulheres são mais pacientes e têm visão mais sistêmica e analítica.
Se você deseja desenvolver sua capacidade de comunicação, baixe gratuitamente nosso ebook e tenha acesso a infográficos e muitas dicas sobre comunicação eficaz.
Vantagens da liderança feminina
Para a sociedade
Toda mulher tem capacidade e direito de fazer aquilo que deseja. Nossa sociedade pode – e deve – ter mulheres em cargos de liderança. Cada nova liderança feminina traz grandes transformações para a empresa, para a mulher e para a sociedade.
Por mais que pareça apenas um número, a realidade é de avanço. O aumento do número de mulheres líderes em meio a uma maioria masculina representa conquistas rumo à igualdade de gênero, trazendo à tona a necessidade de igualar algo que, por anos, esteve sob controle masculino.
Tudo isso também faz parte da luta pela igualdade de gênero, uma pauta tão importante nos dias atuais. Dessa forma, mais do que conquistas no mercado de trabalho, cada nova mulher líder que surge representa uma modificação na estrutura social.
Para as mulheres
A liderança feminina causa mudanças significativas no comportamento da própria mulher. Algumas de suas características próprias são acentuadas, enquanto outras que ela achava que não existiam acabam aparecendo. Ainda, suas capacidades de análise e tomada de decisão são elevadas. Isso acontece porque quando uma mulher se vê diante de um desafio, como a liderança, ela o assume verdadeiramente e realiza as medidas necessárias para desempenhá-lo da melhor forma. Seu foco está no projeto que ela está realizando naquele exato momento.
Conquistando seu espaço
Apesar de o número de mulheres em cargos de liderança ainda ser pequeno, existem alguns comportamentos que podem ajudar na conquista desse espaço:
- Acreditar em si mesma: admita suas qualidades, capacidades e conquistas;
- Networking: monte seu grupo de contatos e conheça o máximo de pessoas que puder;
- Ter objetivos: são eles que irão te guiar. Por isso, precisam ser bastante claros;
- Nada pode te impedir: não existe nada que pode atrapalhar sua carreira, só você mesma.
Conclusão
A liderança feminina caminha, mesmo que em passos curtos, para alcançar seu espaço e lugar devidos. A igualdade de gênero no mercado e na sociedade pode ser cada vez mais vista. E não vai parar por aí.
Se você é mulher e deseja ocupar um cargo de liderança, não desanime. Saiba que cada vez que uma mulher conquista seu espaço, os efeitos e as mudanças são coletivos.
Pensando nisso, nós separamos algumas dicas que vão te ajudar a dar uma guinada na sua carreira e a partir em busca de alcançar seus objetivos. Basta clicar aqui ou na imagem abaixo para acessar gratuitamente nosso ebook.