Passar pelo processo de coaching pode levar uma pessoa de seu estado atual para um estado de alcance de objetivos e interesses, seja em qualquer aspecto de sua vida. E, se você tem algum objetivo para alcançar, seja em relação a sua vida profissional ou pessoal, o life coaching pode ser de grande ajuda.

O life coaching é uma abordagem de coaching em que se trabalha diferentes âmbitos, como imagem pessoal e comportamento, problemas familiares, relacionamentos amorosos, questões espirituais, emagrecimento, etc., conforme a necessidade do cliente. O processo busca desenvolver todo o potencial do indivíduo, identificando seus pontos fortes e fracos, para que ele realize seus sonhos.

Neste artigo, vamos lhe mostrar o que é life coaching, como essa técnica funciona, quais os seus benefícios e para quem é indicado.

O que é life coaching?

O life coaching, ou coaching de vida em tradução, tem o objetivo de ajudar o coachee pessoa que é atendida pelo coach a resolver questões sobre sua vida, como o próprio nome indica, abarcando não somente sua vida pessoal, mas também sua vida profissional.

De forma resumida, o life coaching aplica as técnicas e metodologias do coaching em todos os aspectos da vida do cliente. Assim, contempla a definição de objetivos e metas, o desenvolvimento de habilidades e a elaboração de estratégias para que ele alcance aquilo que deseja, incluindo os âmbitos pessoal, profissional, questões de saúde, questões espirituais, etc.

Mesmo se o foco do life coaching for a vida pessoal do cliente, a técnica ainda pode ajudar a resolver questões que envolvem a vida profissional, como o relacionamento com o chefe e a falta de motivação, por exemplo. Quando o coachee escolhe trabalhar o lado pessoal, isso também acaba por contribuir positivamente com o lado profissional, já que problemas pessoais tendem a refletir no trabalho, e vice-versa. 

A capacitação do coach é voltada para o desenvolvimento e a utilização correta de métodos e técnicas que mostrem ao cliente como se livrar de hábitos improdutivos e de ideais limitadores, colocando no lugar estratégias eficientes e pensamento positivo. Essas técnicas se baseiam em diversas ciências, como a psicologia, a sociologia e a filosofia.

Quais os focos do life coaching?

O foco do coaching de vida é identificar o que está impedindo o cliente de crescer, que podem ser desde problemas externos até crenças limitantes do próprio coachee. Essa identificação serve para estabelecer um rumo e para desenvolver habilidades a fim de superar as limitações. Conforme ocorre o life coaching, o cliente passa a reconhecer e entender melhor seus sonhos e metas, contribuindo para o autoconhecimento e sua satisfação.

Outro foco importante do life coaching é ajudar o cliente a alcançar o equilíbrio entre todos os âmbitos de sua vida. Não adianta ter uma excelente vida profissional, por exemplo, se você enfrenta sérios problemas familiares. Por isso, quem quer alcançar a qualidade de vida, precisa encontrar o equilíbrio. Todos os aspectos devem estar funcionando bem e em conjunto.

Qual o objetivo do coaching de vida?

O life coaching visa oferecer o suporte necessário ao coachee em relação ao estabelecimento de novos objetivos e à escolha de novas perspectivas e crenças. A técnica convida o cliente a ter um foco positivo, fazendo com que ele saiba aproveitar seus pontos fortes e trabalhar seus pontos fracos. Por isso, quem adota o life coaching em sua vida aprende a celebrar aquilo que é e aquilo que tem, mesmo as pequenas coisas. 

Além disso, o coaching de vida faz com que seus clientes se concentrem plenamente em seus focos e objetivos e aprendem a trabalhar a partir desse ponto. Trata-se do famoso conceito de que se você não sabe o que quer para sua vida, não saberá aonde tem que chegar. Contudo, se você sabe o que quer, a partir disso consegue traçar caminhos e aprende a distinguir entre as escolhas incorretas e as escolhas corretas capazes de lhe ajudar a atingir seu objetivo. Uma direção correta é essencial para estabelecer novos hábitos e sair da mesmice que não leva a lugar algum.

Dessa maneira, o objetivo do coach de vida é traçar um caminho para que você saia do local onde está e chegue onde deseja.

Como o life coaching funciona na prática?

Geralmente, é aplicada uma ferramenta chamada “roda da vida” na primeira sessão de life coaching. Isso acontece porque essa ferramenta engloba os principais âmbitos da vida do cliente, incluindo desde a vida profissional até questões espirituais. Entre os itens que são avaliados na roda da vida estão:

  • Equilíbrio emocional;
  • Assuntos familiares;
  • Propósito de vida;
  • Questões espirituais;
  • Desenvolvimento do intelecto;
  • Saúde financeira;
  • Aspectos sociais;
  • Hábitos saudáveis e disposição;
  • Relacionamento amoroso;
  • Criatividade, hobies e diversão;
  • Plenitude e felicidade.

Esses elementos se dividem dentro de um círculo, como se fossem fatias de pizza. Com a divisão feita, o coachee deve avaliar cuidadosamente cada um dos aspectos inseridos no círculo, relacionando uma porcentagem de satisfação a cada um deles. O coach, então, preenche cada fatia do círculo com a porcentagem fornecida pelo cliente. E é assim que se forma o gráfico da vida.

Com o gráfico da vida preenchido, o coach já pode partir para questões mais detalhadas. Ele deve fazer perguntas sobre todos os aspectos, mas, principalmente, sobre os que receberam menor porcentagem de satisfação, a fim de entender o que pode ser melhorado para trazer mais satisfação ao coachee.

Para terminar essa etapa, ambos devem traçar, juntos, objetivos para a vida do cliente conforme o que é necessário corrigir, incluindo questões que envolvem terceiros, como familiares e amigos.

Qual a diferença entre o life coaching para os outros tipos de coaching?

Há uma série de especializações dentro da área de coaching, focadas em questões e problemas específicos. Existem alguns tipos de coaching voltados exclusivamente para a vida profissional, como o coaching de carreira, por exemplo. Esse tipo de coaching, muito procurado, por sinal, tem foco profissional e pode ajudar tanto uma pessoa em sua carreira quanto uma empresa a se sair melhor no mercado. 

O life coaching, em contrapartida, tem uma abordagem mais ampla. Contudo, como cada pessoa tem uma necessidade específica, o coaching de vida pode orientar segmentos mais específicos, que são chamados de nichos. Confira alguns exemplos abaixo:

  • Financeiro: o foco está na saúde financeira do cliente e em como ele pode melhorar sua maneira de se relacionar com o dinheiro. Ajuda o coachee a  gerenciar suas finanças e a gastar conforme seu padrão de vida;
  • Executivo: voltado totalmente para a vida profissional do coachee. Auxilia no aumento da produtividade, no desenvolvimento da liderança, em oportunidades de vendas e negócios e muito mais;
  • Familiar: auxilia o cliente a lidar melhor com sua família, aprendendo a equilibrar o relacionamento familiar com o restante das obrigações que possui;
  • Comunicação: melhora a capacidade de comunicação do coachee. Indicado para líderes, palestrantes e pessoas tímidas e introvertidas;
  • Esportivo: esse tipo de coaching utiliza técnicas para ajudar atletas a melhorar sua performance e a superar seus limites;
  • Relacionamento: voltado para casais. Geralmente, as táticas fornecidas auxiliam a gerenciar conflitos, a lidar com os defeitos do outro e a ser mais flexível;
  • Emagrecimento: fornece o tipo de ajuda necessária para o coachee ter foco e alcançar seus objetivos de saúde e emagrecimento;
  • Espiritual: esse tipo de coaching ajuda o cliente com suas questões espirituais e religiosas.

Embora exista uma série de nichos, o foco do life coaching é promover um equilíbrio entre todos os fatores de sua vida. A diferença entre um tipo de coaching e outro está no aprofundamento. Por isso, você deve optar por aquele que melhor irá corresponder às suas necessidades.

Benefícios do life coaching

  • Aumento da autoestima, do autoconhecimento e da autoconfiança;
  • Desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Controle do estresse e da ansiedade;
  • Mais gratidão;
  • Desenvolvimento do pensamento positivo;
  • Mais preparo para enfrentar desafios e adversidades;
  • Utilização mais eficiente do tempo;
  • Mais qualidade de vida e motivação;
  • Definição de metas e prioridades;
  • Busca pela melhor versão de si mesmo;
  • Desenvolvimento de habilidades e talentos;
  • Maior controle sobre os diferentes aspectos da vida.

O life coaching é indicado para quem? 

O life coaching é indicado para toda e qualquer pessoa que deseje experimentar verdadeira transformação e crescimento em sua vida. Qualquer profissional pode se beneficiar do life coaching, incluindo líderes de empresas, empreendedores, educadores, gestores, comunicadores, tecnólogos, etc. Basta querer mudar de vida, adquirir novos aprendizados e trazer à tona o melhor de si. Além disso, também pense no conhecimento adquirido, que poderá ser passado adiante.

Lembrando que o resultado final também vai depender de quanto o cliente está disposto a se dedicar ao life coaching. Por isso, quanto mais você desejar aprender e se dedicar, melhores serão os resultados e maior a efetividade do coaching de vida.


Conclusão

O life coaching está focado em causar uma verdadeira mudança, em todas as áreas e aspectos que o coachee desejar e precisar. Suas técnicas são reconhecidas e certificadas para ajudar o cliente a alcançar suas metas, sonhos e objetivos, de forma eficiente e duradoura.

Todos querem ter uma vida saudável, com tempo para aproveitar a família e os amigos, se divertir e descansar. Mas, ao mesmo tempo, muitos também desejam se desenvolver profissionalmente, adquirir o máximo de conhecimento, estudar e trabalhar bastante. Não é à toa que muitas pessoas encontram dificuldades para equilibrar sua vida pessoal e profissional, além de outros aspectos. Encontrar o equilíbrio não é fácil, mas o life coaching pode ajudar. Por isso, se você quiser atingir seus objetivos, experimentar verdadeiros resultados e viver da melhor maneira que puder, utilize o life coaching em sua vida.

consultoria de carreira personalizada