Marketing Digital para PME’s: Entenda como e porque investir

O Marketing Digital é democrático e não são apenas os grandes negócios e as mega corporações que podem se beneficiar dele. As pequenas e médias empresas, também conhecidas pela sigla PME’s, também podem se dar bem diante das estratégias do Marketing Digital.

Para compreender as razões disso, vale saber antes que Marketing Digital consiste nas ações de Marketing que uma empresa (incluindo aí PME’S) executa no meio online. Em alguns casos pode ser captar leads, consolidar a sua marca, divulgar um serviço ou produto.

“Ah, mas eu já criei um site para a minha pequena empresa, adquiri também um bom serviço de hospedagem e até já registrei um domínio, tudo para deixar o meu site mais profissional e com credibilidade”.  

Parabéns, mas não custa lembrar que ter um site com o domínio registrado é apenas a ponta do iceberg quando o assunto é investir em Marketing Digital.

Sendo assim, o Marketing Digital para a PME’s apresenta uma característica básica: mais importante do que ir atrás do cliente, é atrair o cliente. 

Por isso não estranhe ao encontrar no universo do Marketing Digital noções e estratégias como técnicas de SEO, e-mail marketing, presença online e landing pages. Tudo isso e muito mais tem como objetivo atrair o público prioritário da pequena empresa.

Como atrair o público implica em compartilhar e divulgar assuntos relevantes referentes ao negócio, o conteúdo acaba se tornando matéria-prima do Marketing Digital. Não é à toa que a citação “conteúdo é rei” está na cartilha de muitos empreendedores.

Em resumo, é possível afirmar que utilizar o Marketing Digital para pequenas e médias empresas exige saber usar diferentes estratégias e ferramentas online adequadas, sempre com o intuito de interagir e segmentar o público consumidor.

Vantagens do Marketing Digital para PMEs

Os benefícios que o Marketing Digital traz para quem gerencia uma pequena ou média empresa são vários. Por isso, vamos ver alguns deles a seguir. 

Interatividade

O Marketing Digital leva em consideração a jornada de compra do cliente. Ou seja, ele acompanha o consumidor desde o instante da descoberta do produto, até o momento em que ele efetua a compra. Em muitos casos, acompanha o cliente inclusive no pós-venda.

Nesse processo de jornada de compra, as ferramentas do Marketing Digital possibilitam a interação com os clientes. Sendo assim, os consumidores estão aptos a sanar suas dúvidas, enviar sugestões, críticas e também recomendar a empresa para conhecidos.

Mensuração

Como o público está reagindo a um determinado conteúdo? Quantas curtidas um anúncio de promoção obteve em uma rede social? No Marketing Digital é possível contar com ferramentas que permitem mensurar esses índices.

Isso permite diagnosticar o quanto antes quais são as ações que estão apresentando bons resultados, bem como o que pode ser melhorado.

Segmentação

É comum a ideia de que bastou cair na internet para que o mundo inteiro fique conhecendo. Porém, ainda que a internet seja importante no Marketing Digital, é possível contar com ferramentas de segmentação.

Graças a elas, por exemplo, uma pequena empresa de calçados femininos tem condições de direcionar lançamentos e promoções apenas para esse tipo de público.

Ferramentas que auxiliam o Marketing Digital

Que o Marketing Digital utiliza a internet todo mundo sabe, mas hoje em dia a web disponibiliza uma variedade de mídias e softwares para os mais diversos objetivos. Veja quais são as mais utilizadas. 

Blog

Quando se fala em conteúdo, os blogs aparecem como protagonistas. A razão disso é simples: versatilidade. Em um blog, uma pequena empresa pode criar o seu próprio conteúdo e falar diretamente para os seus consumidores e potenciais clientes. 

Há também a possibilidade de inserir vídeos nas postagens, algo que é muito importante hoje em dia, pois o Video Marketing é uma grande estratégia dentro do Marketing Digital. 

Além disso, graças a sistemas de gerenciamento de conteúdo como Joomla! e WordPress, criar e administrar um blog é algo rápido e fácil. Praticamente qualquer pessoa com conhecimentos básicos em informática pode criar um. 

E-mail Marketing

Lembra logo acima quando mencionamos em segmentação? Pois então, se há uma abordagem que faz isso muito bem é o e-mail marketing. Para isso, é óbvio, que o empreendedor só não pode cometer a burrada de comprar listas de contatos.

O ideal, para obter êxito com e-mail marketing, é ter à disposição ferramentas que facilitam e organizam os disparos de e-mail, bem como auxiliam no gerenciamento dos contatos. Uma delas é o E-goi.

Landing pages

Elas são muito úteis para a captação de leads, pois servem para os clientes efetuarem cadastros, comprarem infoprodutos e outras ações relevantes.

Devido a esse perfil, é fundamental que uma landing page tenha um visual convidativo, responsivo e apenas com as informações necessárias para captar o interesse do público consumidor.

Redes Sociais

Não dá para deixá-las de lado quando o assunto é Marketing Digital, especialmente as mais populares atualmente, como o Instagram e Facebook. Inclusive, ambas possuem recursos voltados especialmente para quem gerencia algum empreendimento. 

 Conclusão 

Tamanho não é documento e isso se aplica também nos negócios. As empresas de pequeno e médio porte terão a visibilidade necessária quando investirem em presença online.

Vale lembrar que toda e qualquer ação necessita um mínimo de planejamento para ter maiores chances de êxito. 

Portanto, as ações e ferramentas de Marketing Digital também são importantes para elas, criando interatividade, captando e nutrindo leads.

** Autor convidado

Compartilhe:

Seja avisado quando publicarmos novos artigos

Fale com um Especialista

Redes Sociais

Posts em Alta

Categorias

Você também pode se interessar