Mentoria: o que é, como começar e quando você precisa de um mentor

Você já parou para pensar que muitos dos momentos difíceis que passamos em nossa vida profissional já foram vividos por outras pessoas que hoje acumulam experiências? E você já pensou no quão útil seria poder contar com a ajuda dessas pessoas para te aconselharem sobre o que fazer em situações semelhantes? Pois saiba que isso existe! Essa é justamente a ideia de um processo chamado mentoria.

Existe uma frase popular que diz que “melhor do que aprender com os próprios erros, é aprender com os erros dos outros”. E isso se aplica muito bem ao universo profissional se pensarmos em aprender também com os acertos e vivências de outras pessoas. Baseada na conexão entre profissionais das mesmas áreas e que, de forma geral, passam pelos mesmos desafios, a mentoria tem como ideia principal unir pessoas com níveis diferentes de vivência de carreira e possibilitar o aconselhamento e troca de experiências.

Se você chegou até este artigo, provavelmente:

  • ainda não sabe o que é mentoria, mas quer conhecer e entender como funciona;
  • nunca pensou em ter ou ser um mentor, mas está curioso sobre o processo;
  • já sabe o que é mentoria e está querendo saber mais sobre o assunto;
  • se interessa pelo processo e quer saber como começar ou identificar se isso é realmente “para você”.

Acertei?

Então fique tranquilo! A seguir, vamos te contar tudo sobre o processo de mentoria, explicar o que é mentoria, quais os tipos existentes, dar dicas para começar e mostrar como você pode aproveitar sua mentoria ao máximo! Continue lendo para saber mais!

consultoria-penser-autoconhecimento-carreira

O que é mentoria?

Faça o exercício de listar mentalmente os profissionais e as empresas que você mais admira. Caso fosse possível conversar com algum deles, você saberia que essas pessoas já receberam conselhos de alguém mais experiente do que eles em algum momento de suas trajetórias. Esses conselhos são chamados de mentoria.

Em linhas gerais, a mentoria pode ser entendida como algo semelhante à tutoria. O mentor, com mais conhecimento sobre determinada área, auxilia o mentorado, um profissional que deseja desenvolver sua carreira.

Algumas empresas já aderiram à mentoria como uma espécie de substituição dos treinamentos convencionais, inclusive, convidando antigos colaboradores para serem mentores dos novos contratados. Empresas mais novas, por outro lado, buscam mentoria com empresas parceiras ou de investidores.

Mesmo que sua empresa atualmente não ofereça soluções de mentoria para os funcionários, saiba que, quando estiver em dúvida sobre o rumo que sua carreira irá tomar, você pode procurar um mentor por conta própria! Ter um mentor será de grande valia para te ajudar a enxergar em um plano geral a sua atual situação e, com as dicas certas, traçar o caminho para crescer profissionalmente.

Quais são os principais tipos de mentoria? 

Existem vários tipos de mentoria. Os principais e mais conhecidos são: mentoria profissional, ou mentoria de carreira, mentoria pessoal e mentoria empresarial.

Mentoria profissional, ou mentoria de carreira

Conhecida como mentoria profissional e também como mentoria de carreira, este tipo de mentoria auxilia na carreira do mentorado, ajudando-o a identificar seus objetivos e a escolher o melhor caminho para conseguir alcançá-los. A mentoria de carreira é indicada tanto para profissionais que desejam entrar no mercado de trabalho, quanto para aqueles que já estão inseridos no mercado e querem crescer profissionalmente.

Mentoria pessoal

A mentoria pessoal ajuda o mentorado em todas as questões pessoais que ele tiver, incluindo a relação com outras pessoas (amigos, familiares, relacionamentos amorosos etc) e, também, a relação que ele cultiva consigo mesmo.

Mentoria empresarial

Proporciona melhores resultados para uma empresa, contribuindo para aumentar a força do time e da liderança.

Para que serve a mentoria?

O objetivo da mentoria é auxiliar o mentorado na área que ele deseja, mostrando como fazer o planejamento e a execução de ações estratégicas conforme seus objetivos. Dessa maneira, o mentor facilita sua jornada e garante que o sucesso esteja mais próximo de você.

Entre as vantagens da mentoria, estão:

  • Aumento da autoconfiança;
  • Melhora na tomada de decisão;
  • Auxílio para resolver problemas;
  • Construção de ações estratégicas;
  • Crescimento pessoal e profissional;
  • Networking.

Quem pode ser um mentor?

O termo “mentor” não é jovem, existe há bastante tempo, mas somente há dois ou três anos ele começou a ganhar força, sendo difundido no âmbito empresarial. O dicionário classifica como mentor a “pessoa que serve a alguém de guia, de sábio e experiente conselheiro.”

Um mentor deve ser um guia que usa de sua vivência para dar os melhores  conselhos e direcionamentos. Para ser um bom mentor é preciso estar disposto a ajudar pessoas que passam por alguma dificuldade e ter paciência para dialogar com elas.

Para o mentor, é importante exercitar a prática de ouvir a fim de entender as dores do mentorado. A mentoria requer contato e envolvimento. É preciso estar disposto a compartilhar as experiências pessoais que podem servir de guia na busca de soluções para os desafios que o mentorado enfrenta.

As pessoas que ocupam o título de mentores são aquelas com uma trajetória de sucesso. E, por sua trajetória, os mentores entendem a fundo um determinado assunto, inspiram e influenciam na tomada de decisão dos profissionais.

Vale lembrar ainda que, por mais que normalmente as pessoas associem o mentor à figura de alguém mais velho e em um cargo de destaque, o mentor não necessariamente precisa estar nessa posição. Hoje, já é possível encontrar jovens profissionais, com três a oito anos de carreira, oferecendo mentoria a profissionais sênior em um processo chamado mentoria reversa. Nele, a ideia é que o pensamento ainda jovem, ágil e criativo, serve como um guia e inspira profissionais a seguirem no rumo da inovação, da simplicidade e da leveza no modo de trabalhar.  

Onde você pode encontrar um mentor?

A seguir, trouxemos algumas das principais dicas para que você possa encontrar um mentor!

1. Comece procurando em sua própria empresa

Seu chefe e colegas de trabalho não devem ser seus mentores, pois o ideal é que não haja vínculos empregatícios entre o mentor e o mentorado. Porém, algumas empresas possuem programas de mentoria que costumam ser disponibilizados principalmente para a formação de lideranças. Procure saber mais sobre o assunto, averiguando se a sua empresa dispõe de mentores para auxiliar seus colaboradores e tente fazer parte desse movimento.

2. Busque mentores em eventos

Eventos e workshops são ótimos momentos para ampliar seu networking. Além da proposta de disseminar conhecimento, eventos empresariais costumam promover o encontro de pessoas com interesses em comum, e é aí que entra a busca por um mentor.

Não fique de olho apenas nos palestrantes. Muitas vezes, eles possuem uma agenda lotada, e a dificuldade para encontrar um tempo para mentoria pode aparecer. Conheça o máximo de pessoas possíveis no evento, faça networking, troque cartões, busque pessoas que podem te inspirar e marque uma conversa com elas.

3. Recorra à empresas especializadas

No mercado, existem empresas especializadas que recebem pedidos de mentoria e indicam os profissionais adequados ao seu perfil de mentorado. Buscar essas empresas pode ser uma solução caso você esteja tendo dificuldades de encontrar um mentor por si só.

Porém, vale o alerta: tenha cuidado com os charlatões espalhados pelo mercado. Antes de começar o processo de mentoria, conheça a fundo seu mentor, procurando saber sobre seu passado e sua trajetória profissional. Escolha um mentor que te inspire e tenha uma trajetória parecida com a que você deseja trilhar.

Aqui na Penser, por exemplo, nós trabalhamos para oferecer mentorias com os melhores profissionais do mercado e garantimos que haja um alinhamento entre as expectativas e objetivos do mentorado e a experiência do mentor. Se quiser conhecer mais sobre nossos serviços e como podemos te ajudar, basta solicitar uma consultoria gratuita ou navegar por nosso site para conhecer mais do que oferecemos.

Como funciona a mentoria e por onde começar?

Assim como o mentor deve ser capaz de ouvir seu mentorado, o contrário também deve acontecer. É preciso que você, como mentorado, faça o exercício de ouvir e assimilar bem todas as dicas que seu mentor lhe der. É no ouvir que está o maior valor de uma mentoria, pois é escutando e compreendendo bem os conselhos recebidos que você obterá maior conhecimento para crescer como profissional.

O mentor também será responsável por te ajudar a alcançar seus objetivos, mesmo que no início você não tenha metas profissionais claras. Esta é outra etapa da mentoria: conseguir, por meio da ajuda de seu mentor, ter uma visão de sua atual situação profissional para traçar metas e objetivos de carreira.

Se você tem dificuldade nesse sentido, temos um material que pode te ajudar: a planilha para definição de metas. Vale a pena conferir!

Além disso, o mentor também servirá como uma inspiração. Você deve prestar atenção não só em suas falas, como também em suas atitudes. “O que meu mentor faria se estivesse no meu lugar?”. No começo, a ideia é que você realmente copie algumas atitudes, para que, durante o processo de mentoria, você vá dando forma à sua própria maneira de lidar com adversidades. Com o histórico do seu mentor, você pode até cometer novos erros, mas dificilmente vai cometer erros antigos.

O processo de busca por um mentor não é tão complexo como parece. Após seguir as dicas do tópico anterior, em que explicamos os locais nos quais procurar por um mentor, é preciso estabelecer o primeiro contato.

Após o contato inicial, quando você irá expor o seu desejo de ser mentorado, vocês partirão para um segundo contato. Dessa vez, o mais provável é que marquem uma reunião, para se conhecerem melhor e estabelecerem objetivos.

Como em muitos casos os mentores são pessoas de grande sucesso profissional, ocupando cargos de diretoria, por exemplo, eles serão capazes de compartilhar informações para enriquecer a carreira do mentorado, explicando os riscos, vantagens e desvantagens durante o processo de ascensão da carreira.

Além disso, durante a mentoria, mentor e mentorado poderão discutir temas como plano de carreira, desenvolvimento do mentorado dentro da empresa que atua e maneiras de melhorar as relações dentro e fora da organização por meio do networking.

Quando é indicado buscar a mentoria e qual a sua importância?

Pense no cargo dos seus sonhos, ou, quem sabe, na empresa que você quer  trabalhar ou que pretende construir. A mentoria é importante para alcançar aquilo que você deseja, pois te aproxima de um profissional que pode ter andado pela mesma estrada que você deseja andar, na mesma área e setor, e o melhor, que conseguiu chegar aonde você quer chegar.

É mais comum que, no mundo empresarial, os empreendedores sejam as pessoas que mais buscam auxílio de mentores, já que precisam desenvolver suas empresas rapidamente, e nada melhor do que a ajuda de alguém que já passou pelos mesmos problemas, mas conseguiu superá-los, para que o desenvolvimento aconteça.

Porém, se você ainda não é um empreendedor, mas deseja conselhos para crescer em sua carreira e alcançar o cargo dos sonhos, a mentoria também é para você! Utilize as nossas dicas de onde encontrar um mentor a fim de achar a pessoa certa para ser o seu guia. Busque por alguém que já tenha trilhado um caminho parecido com o que você deseja trilhar e essa pessoa saberá te dar os melhores conselhos, ajudando-o a “chegar lá”.

Mentoria pessoal, profissional e empresarial: quais as diferenças? 

A função da mentoria é o desenvolvimento constante do mentorado por meio do compartilhamento de experiências. Entenda que a mentoria irá ajudá-lo a alcançar suas metas de maneira mais específica, já que os conselhos do mentor serão focados em seus objetivos com base em sua carreira. Como os conselhos são bastante específicos, você estará absorvendo apenas dicas que são realmente úteis para você e, consequentemente, a evolução será visível em poucos meses.

A Penser oferece direcionamento para que você se desenvolva de forma estratégica e se aproxime de seus objetivos. Aqui, você encontra três tipos de mentoria: mentoria profissional, para transformar sua carreira, mentoria empresarial, para transformar sua empresa e mentoria pessoal, para transformar sua vida!

Mentoria profissional

Com a mentoria profissional, você vai encontrar a direção certa e aprender qual o caminho para atingir seus objetivos profissionais. Aprenda a desenvolver suas habilidades, descubra seus pontos fortes e veja onde precisa melhorar. Além disso, conheça, também, nossas certificações, totalmente pensadas para atender as mais variadas necessidades de um profissional, incluindo desde a inserção no mercado de trabalho até a tão sonhada promoção.

Para conhecer as certificações de gestão de carreira, clique aqui. E, para conhecer as certificações de soft skills, aqui. Agora, se você quiser transformar sua carreira, conheça a mentoria profissional.

Mentoria empresarial

Qualquer empresa deseja ter sucesso nos negócios. Porém, nem todas possuem os fatores de sucesso, que estão extremamente ligados a uma liderança forte e inspiradora e a uma equipe motivada. E, para alcançar o sucesso, é preciso investir em desenvolvimento estratégico.

Pensando em você e em sua empresa, a Penser oferece workshops e uma mentoria totalmente personalizada e voltada para o seu negócio. Forme e desenvolva lideranças, mantenha seu time alinhado e transforme seus resultados por meio de nossa mentoria e workshops. Para conhecer nossos workshops, clique aqui. E para acessar à mentoria, aqui.

Mentoria pessoal

Infelizmente, nem todas as pessoas reconhecem a importância de buscar uma direção para suas vidas. Contudo, os mais sábios entendem isso e procuram maneiras de alcançar mais equilíbrio em seus caminhos.

A Penser sabe disso e desenvolveu uma série de cursos e uma mentoria exclusiva para você, que deseja ter mais satisfação em sua vida pessoal, profissional e em seus relacionamentos.

Você vai aprender a ter mais sintonia consigo mesmo, reconhecer seus valores e melhorar sua tomada de decisão. Conheça as certificações de desenvolvimento pessoal clicando aqui ou acesse a mentoria pessoal.

A mentoria é um processo essencial para que você cresça pessoalmente e dentro da sua área. Então, não perca nem mais um segundo que poderia estar sendo usado para acelerar o seu crescimento profissional e comece já a procurar por um mentor! Solicite uma consultoria de carreira gratuita,  clicando na imagem abaixo, veja por onde começar e as melhores opções para você!

rumos-carreira-consultoria-penser

Compartilhe:

Seja avisado quando publicarmos novos artigos

Fale com um Especialista

Redes Sociais

Posts em Alta

Categorias

Você também pode se interessar