Nike Pas Cher Homme
Nike Pas Cher France
yamaha fairings
cheap motorcycle fairings
cheap jordan retro 11
cheap jordan 13
cheap jordan 7
Gestão Remota de EquipesPowered by Rock Convert

Você sabe qual é a chave para o sucesso? Todos buscamos ter sucesso na vida, seja no aspecto financeiro, em um relacionamento amoroso, em nossa carreira ou no círculo social do qual fazemos parte. Seja como for, o homem busca e anseia o sucesso. Mas, por mais que o busque, a realidade é que não existe uma fórmula mágica que garante o sucesso. Alguns dizem que é sorte; outros, que é necessário trabalho pesado. Mas hoje vamos falar sobre algo que, embora não seja uma fórmula secreta, é extremamente eficiente – e muitas vezes ignorado – na busca pelo sucesso: o planejamento.

Tome como base suas próprias experiências. Quantas vezes as coisas deram certo quando aconteceram ao acaso? E quantas vezes você foi bem-sucedido quando houve planejamento? Compare as duas situações e você vai entender do que estamos falando. 

Se deseja algo, independente do que seja, precisa definir o caminho pelo qual será possível alcançar esse objetivo. E é justamente sobre isso que o texto fala. Vamos apresentar as metas smart, também conhecidas como smart goals, uma ferramenta poderosa capaz de aproximá-lo daquilo que você deseja. 

Ao se basear no conceito das smart goals, é possível analisar seu objetivo de maneira racional, destrinchar questões estratégicas e, assim, estabelecer os meios para alcançar o objetivo final. Lembrando que essa metodologia pode facilitar tanto o alcance de objetivos profissionais e pessoais, como também de negócio, auxiliando pessoas e empresas.

Mas, afinal, qual o significado de smart? Como funcionam as metas smart e como colocá-las em prática? Continue lendo para entender mais a respeito!

O que são metas smart?

As metas smart são um método eficiente para ser aplicado na criação de metas. Cada meta é verificada e avaliada para identificar seu potencial de atingir o resultado esperado. A ferramenta foi criada pelo escritor, professor e consultor administrativo Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna.

Para alcançar o sucesso é necessário estruturar objetivos, que devem seguir alguns critérios de elaboração. Com as smart goals é possível validar determinado objetivo e fazer um planejamento eficiente. Para estruturar esses objetivos e metas, é preciso ir além de uma definição e passar por cinco etapas com estimativas reais: Específica (Specific – S), Mensurável (Measurable – M), Atingível (Achievable – A), Relevante ou Realista (Realistic – R) e Temporal (Time-based – T), que formam o acrônimo smart. Cada uma dessas etapas serve para formular um pensamento mais estratégico em relação às metas. Abaixo, vamos explicar o significado de cada uma dessas etapas e o que deve ser feito durante elas.

S – Specific ou Específica

Para conseguir alcançar o que está sendo proposto em uma determinada meta, é preciso compreender claramente do que ela trata. Por isso, a meta deve ser específica

Vamos usar um exemplo para entender melhor essa especificidade. Digamos que uma empresa defina a meta “aumentar as vendas”. Observe que ela não é nem um pouco específica, pois não indica o quanto precisa aumentar nem os esforços que devem ser empregados em busca disso. Caso ocorra de as vendas aumentarem apenas 1%, mesmo com muito investimento, ainda assim a meta terá sido alcançada. Ou seja, grandes esforços para pouco resultado. Será que esse realmente é um bom resultado? Mesmo com a meta alcançada, o resultado não é satisfatório. Entende, agora, como é importante especificar?

Criar metas genéricas atrapalha o entendimento e, como consequência, é mais difícil conseguir alcançá-las. Quando estipular um objetivo, você deve fazê-lo de forma bem específica. Não tenha medo de detalhar demais, pois é desta forma que você indica o caminho.

Para estabelecer uma meta específica, você deve fazer as seguintes perguntas:

  • O que pretendo alcançar com essa meta?
  • Quem será responsável por ela?
  • Quando vou realizar essa meta?
  • Como vou conquistá-la?
  • Por que devo seguir essa meta?

Ainda tomando o exemplo acima, vamos destrinchá-lo respondendo às perguntas. Para tornar a meta específica, vamos transformá-la em: aumentar a venda mensal da empresa em 5%.

  • O que pretendo alcançar com essa meta? Aumentar a venda em 5%;
  • Quem será responsável por ela? A equipe de marketing;
  • Quando vou realizar essa meta? Ao longo do mês;
  • Como vou conquistá-la? Por meio de estratégias de divulgação;
  • Por que devo seguir essa meta? Porque a empresa precisa aumentar sua receita.

Bom, agora que você entendeu como estipular uma meta específica, é hora de entender os outros pontos das metas smart.

M – Measurable ou Mensurável

Como o próprio nome já diz, é necessário criar uma meta que possa ser mensurada, medida, calculada, analisada. Se a empresa deseja aumentar 5% de suas vendas mensais, precisa analisar os números hoje e permanecer acompanhando para conseguir comparar resultados. Você deve acompanhar o desempenho das ações tomadas para então entender como e se a meta estabelecida foi alcançada. Dessa forma, você evita desperdício de tempo e dinheiro em ações sem resultado e consegue identificar e aproveitar melhor as oportunidades que surgirem.

Para criar uma meta mensurável, faça as seguintes perguntas:

Powered by Rock Convert
  • Que resultado estou esperando?
  • Quanto tempo será necessário alcançar essa meta?

Os números são importantes, pois, a partir deles é possível dizer se as ações estão tendo resultado ou não. Além disso, eles também ajudam a acompanhar o processo para mostrar se a meta está se desenvolvendo bem, mesmo que não seja alcançada no tempo pretendido. Estipule suas metas baseando-se em números; nada fora do real. Apoie-se, principalmente, nos fatores “quanto” e “quando”.

A – Attainable ou Atingível

É possível criar uma meta que não pode ser atingida? Sim. Embora pareça óbvio, muitas vezes criamos metas impossíveis. Mas, esse erro é muito prejudicial, já que pode causar uma grande frustração a ponto de gerar desmotivação, seja em você, ou na equipe – quando se trata de uma empresa. 

Nenhuma meta deve ser tão fácil ou tão desafiadora a ponto de causar comodismo ou desmotivação. Por isso, antes de formular uma meta, avalie os seguintes pontos:

  • Baseando-se no histórico e nos resultados passados, é possível atingir o objetivo proposto?
  • Se a meta for traçada na empresa, é necessário saber a opinião dos colaboradores. Eles acreditam que é possível?

Às vezes, a meta que você deseja não pode ser atingida no tempo proposto. Isso não significa que será necessário desistir completamente da ideia, mas a situação pode ser resolvida com alguns ajustes. 

R – Relevant ou Relevante

A partir do momento em que a meta é criada, entram em cena o responsável ou responsáveis pela meta e as estratégias propostas. Dentro desse contexto, quanto mais relevante a meta for, mais os envolvidos se sentirão motivados.

Além disso, uma meta que não gera efeitos reais não será tratada como prioridade, pois a relevância e o impacto da meta influenciam diretamente em sua execução. Por isso, é necessário criar uma meta relevante. Para tanto, deve-se olhar os números e o histórico e realizar uma análise prévia, já que uma meta relevante vai impactar fatores como esses. 

T – Time based ou Temporal

Chegamos à última etapa das metas smart. Esta etapa é extremamente importante, pois qualquer meta precisa do estabelecimento de um prazo. Se você cria uma meta, mas não estabelece um tempo para a sua execução, ela fica vaga. Portanto, toda meta precisa de um tempo para ser cumprida, mesmo que esse tempo acabe sendo flexibilizado ao longo de seu desenvolvimento. Dessa maneira, é possível ter mais agilidade e planejar novas metas.

Além disso, seguir os prazos corretamente gera o senso de responsabilidade e esforço, que acabam por contribuir com o cumprimento da meta em si.

Recapitulando…

Uma meta deve atender a todos os requisitos e etapas das smart goals: ser específica, mensurável, atingível, relevante e temporal.

A formulação de uma meta smart inclui os seguintes passos:

  1. Qual é seu objetivo?
  2. O que você deseja?
  3. Quando, onde e com quem a meta será alcançada?
  4. A meta está centrada em quem? Apenas em você, ou envolve outras pessoas?
  5. É possível alcançar sua meta?
  6. Ela é relevante?
  7. Como você vai saber se está conseguindo alcançar seu objetivo?
  8. Como vai saber se já conseguiu alcançar o objetivo? 
  9. O que o está impedindo de alcançar sua meta?
  10. Como ela vai afetar sua vida? 
  11. Quais recursos você tem para ajudá-lo a alcançar seu objetivo? 
  12. O que você vai fazer para realizar sua meta?

Para que servem as metas SMART?

Ao buscar pelo sucesso, as pessoas entendem como é importante criar metas para conseguir alcançar seus objetivos profissionais e pessoais. Portanto, há diversos motivos para investir nas metas smart, como:

  • Melhorar a eficiência;
  • Reduzir os riscos;
  • Facilitar processos;
  • Atingir resultados mais rápidos e eficazes;
  • Revitalizar os objetivos.

Exemplos de metas smart

Para exemplificar e lhe ajudar a aplicar os conhecimentos acima, separamos, abaixo, alguns exemplos de metas smart. Confira:

1. Pessoal: emagrecer 5 quilos em seis meses

  • Específica: estabelece com exatidão o total de quilos a perder;
  • Mensurável: é possível medir o peso atual e acompanhar a evolução até a data estabelecida como prazo;
  • Atingível: é uma meta perfeitamente possível;
  • Relevante: é relevante para você e seus sentimentos sobre si mesmo;
  • Temporal: estabelece o prazo de seis meses para alcançar o objetivo.

2. Profissional: conseguir um aumento de 20% nos próximos dois anos

  • Específica: especifica a pretensão de aumento salarial;
  • Mensurável: você toma como base a tabela salarial na empresa em que trabalha para seu cargo, além de saber seu salário atual;
  • Atingível: é possível atingir a meta com esforço e negociação;
  • Relevante: esse pode ser um dos objetivos profissionais mais importantes para você atualmente;
  • Temporal: estabelece o tempo de dois anos para acontecer.

3. Empresarial – Ampliar o número de clientes fixos em 20% nos próximos oito meses

  • Específica: estabelece um percentual de crescimento;
  • Mensurável: a empresa conhece sua atual carteira de clientes, sendo possível mensurar a chegada de novos;
  • Atingível: com esforços direcionados e planejados, é possível para a empresa atingir a meta;
  • Relevante: representa um aumento de receita e posicionamento de mercado;
  • Temporal: prazo de oito meses.

Conclusão

Quando você planeja e estabelece metas, você não somente consegue ter resultados mais rápidos e eficazes, como também confere mais sentido às áreas de sua vida. Imagine trabalhar sem um objetivo, se relacionar sem pensar no futuro ou começar uma empresa sem fazer projeções; qual a tendência do acaso?

Em uma empresa, as metas ajudam os colaboradores a terem foco, uma direção e um objetivo. O mesmo acontece com metas individuais. Elas nos mantêm direcionados e motivados rumo ao sucesso. A meta definida por meio do método smart é uma das melhores maneiras de criar objetivos mais específicos, nos manter motivados, mostrar nosso crescimento e o impacto de nossas ações. Pode parecer uma ferramenta simples, mas é extremamente eficiente para superar barreiras e alcançar o sucesso tão almejado!

Por falar em sucesso, que tal realizar uma consultoria para ver como está o andamento de sua carreira e vida profissional? Clique na imagem abaixo e fale com um de nossos consultores de maneira totalmente gratuita! Aproveite, também, para compartilhar o conteúdo nas redes sociais e auxiliar outras pessoas a estabelecerem objetivos mais palpáveis e tangíveis!

consultoria de carreira personalizada

César Curi

César Romano é apaixonado pelo desenvolvimento humano. Inspira e planeja a prosperidade de pessoas e empresas. Formado em comunicação e marketing pela PUC e especialista em gestão de pessoas.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Nike Pas Cher Homme
Nike Pas Cher France
yamaha fairings
cheap motorcycle fairings
cheap jordan retro 11
cheap jordan 13
cheap jordan 7