Em sua carreira, é natural que busque por ferramentas para aumentar a produtividade e, consequentemente, alcançar resultados mais expressivos nas demandas que precisa executar. O método de estudo pomodoro é uma delas. Por meio deste método, existe a possibilidade de melhorar o gerenciamento do tempo para a execução das tarefas, de modo que haja a sensação de que há espaços em sua agenda para cumprir com todas as demandas planejadas para aquele período.

Se você nunca ouviu falar sobre o tema, não se preocupe. Elaboramos este material para trazer algumas dicas sobre técnica, apresentar os seus diferenciais, bem como explicar como é possível implementar em seu dia a dia. Continue a leitura e saiba mais!

O que é o método de estudo pomodoro?

Primeiro, vamos entender mais detalhes sobre o que é método de estudo pomodoro. Criado pelo italiano Francesco Cirillo no final da década de 1980, esse método tem como objetivo contribuir para que as pessoas tenham um melhor gerenciamento de tempo, possibilitando que elas possam executar as suas atividades por meio do tempo que elas têm, e não contra ele.

Para isso, é importante contar com um cronômetro para dividir o seu trabalho em “pedaços” de 25 minutos. Sempre que você trabalhar por esse período, é importante descansar 5. A cada quatro etapas trabalhadas de 25 minutos e 5 de descanso, recomenda-se um descanso maior – 20 minutos.

Porém, um ponto de atenção deve ser levado em conta para implementar o método de estudo pomodoro em sua rotina. Quando for descansar, faça outra coisa além das suas telas. Se você continuar no computador, dificilmente vai ter a sensação de descanso. O celular também não é o recomendado, uma vez que você vai acabar pesquisando temas relacionados ao trabalho ou mantendo uma conversa com seus colegas de equipe.

O método utiliza essas pausas pois acredita-se que elas podem intensificar a agilidade mental. Além disso, o temporizador vai impor à pessoa um senso de urgência para a execução de suas demandas. Ou seja, você não terá a sensação de que tem um dia longo de trabalho. Pelo contrário, você terá a compreensão de que há apenas 25 minutos para progredir o máximo que pode com aquela atividade.

Como implementar o método de estudo pomodoro na sua rotina?

Agora que você já sabe o que é a técnica de pomodoro, chegou o momento de explicarmos como é possível implementá-la em sua rotina. Veja!

Planejamento

O primeiro passo é o planejamento. Independentemente de qual metodologia você for aplicar, é importante contar com um bom estudo de quais são as suas demandas para aquele dia e quanto tempo vai gastar para que elas sejam finalizadas.

Aqui, é importante que você seja racional no momento de listar as suas tarefas. A pessoa que olha apenas a quantidade de demandas a serem concluídas pode cometer um equívoco. Afinal, existem atividades que são mais complexas e necessitam de um prazo de execução maior. Em um dia, por exemplo, você pode se deparar com apenas um projeto, mas com várias etapas.

Por essa razão, analise bem todos os progressos que precisam ser efetuados naquele período. Caso contrário, poderá gerar desmotivação, uma vez que você não cumpriu com tudo o que planejou para aquele dia em específico.

Foco

Não apenas o método de estudo pomodoro, como em qualquer outra atividade, é preciso ter foco. Aqui, caso você se distraia por qualquer que seja o motivo, o que foi planejado para progressão naqueles próximos 25 minutos será prejudicado. O prazo é relativamente curto. Portanto, se você mexer no celular ou ver algum vídeo nas redes sociais, consequentemente usará o prazo em questão e não conseguirá partir para a próxima fase de suas atividades.

Autoconhecimento é a palavra-chave para que você consiga um pouco mais de foco. Se você entende que o celular é um vilão para a sua produtividade, é importante deixá-lo desconectado da internet. Caso o problema seja a distração comum em outros sites da internet, é de suma importância se policiar para não acessar nenhum outro tipo de conteúdo que não seja relacionado ao trabalho.

Trabalho

Depois de ter feito o planejamento do dia, é o momento de iniciar a sua rotina de atividades. Aqui, outros pontos merecem a atenção. Caso esteja de home office, por exemplo, é indicado que o espaço seja silencioso, iluminado e com uma boa temperatura. Tudo isso influencia na satisfação e na motivação para a execução das atividades.

Além disso, é importante que você tenha uma rotina, independentemente do modelo de trabalho ao qual sua empresa está operando. Assim, diariamente, você entenderá qual é o momento de começar as atividades, quais são aqueles períodos de pausa e quando o fim do expediente está próximo.

Pausa curta

Cronômetro iniciado, 25 minutos se passam. Chegou o momento de você realizar a primeira pausa curta. Lembre-se: você tem 5 minutos até que se inicie uma nova contagem para progredir com as suas demandas planejadas inicialmente.

Como abordamos, um erro comum das pessoas que utilizam a técnica de pomodoro é o de fazer as pausas em telas, seja no computador, seja no celular. Se você já tentou alguma vez realizar o método e não deu certo, provavelmente você cometeu esse equívoco. As telas não descansam o profissional – pelo contrário.

Por isso, o ideal é que estique as pernas, pratique uma atividade rápida, tome uma água ou faça um lanche que naturalmente já é rápido – uma fruta, por exemplo.

Retorno ao trabalho

Em seguida, chegou o momento de retornar ao trabalho para que o cronômetro seja iniciado novamente. Da mesma forma que você fez há 30 minutos, tenha foco total no trabalho. Essa rotina vai se repetir por mais duas “partes”, quando você fará uma pausa mais demorada.

Pausa longa

É no momento da pausa longa que você terá a oportunidade de relaxar de forma mais efetiva. Ao término das quatro etapas de 25 minutos e 5 de descanso, você poderá parar as atividades por cerca de 20 ou 30 minutos.

Utilize esse tempo para descansar e para limpar a sua mente. Se tudo isso for feito conforme descrevemos, consequentemente você terá mais produtividade para executar as demandas, o que proporciona um bom retorno para a conclusão de suas tarefas.

Quais os benefícios da técnica de pomodoro?

Ao longo do material, chegamos a pincelar alguns dos principais benefícios da técnica de pomodoro. A seguir, explicamos de maneira mais detalhada quais são eles. Veja!

Melhoria na qualidade de vida

Um dos principais pontos de atenção para pessoas de qualquer nicho de atuação é buscar por melhorias na qualidade de vida no trabalho. Se você tem a sensação de que seus dias são intermináveis e que, mesmo assim, não consegue cumprir com todas as atividades, é um sinal de que precisa buscar metodologias para aprimorar a sua rotina.

Por essa razão, é importante que busque também o apoio de suas lideranças. Elas vão auxiliar de maneira mais efetiva quais são as prioridades e quais devem ser os focos para aquele período. Lembre-se sempre: se tudo for prioridade, nada é prioridade.

Melhor gerenciamento do tempo

Entre as vantagens de contar com um bom gerenciamento do tempo, destacamos especialmente:

  • melhora o desempenho e a eficiência das atividades;
  • proporciona a entrega dos trabalhos no prazo;
  • aumenta a confiança para o cumprimento das atividades;
  • reduz a ansiedade e o estresse;
  • possibilita uma vida pessoal mais gratificante, uma vez que os problemas de trabalho não serão levados para o âmbito dos relacionamentos.

Nesse sentido, como a técnica de pomodoro contribui para que você tenha um melhor controle sobre as demandas executadas e, consequentemente, com o tempo necessário para cada atividade, haverá um melhor gerenciamento do tempo. Assim, todos esses ganhos mencionados poderão ser usufruídos no dia a dia.

Outros benefícios

Além de todos esses pontos mencionados, existem outros benefícios que não podem ser deixados de lado. Entre eles, destacamos especialmente:

  • mais foco e motivação para o cumprimento de suas atividades;
  • eliminação da sensação de que você é multitarefa;
  • melhorias na concentração, especialmente para as demandas de maior complexidade;
  • mais senso de urgência, uma vez que você tem o prazo pré-estipulado para terminar as etapas de seu trabalho;
  • redução dos níveis de estresse.

E então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre o método de estudo pomodoro? Se você deseja conhecer mais detalhes sobre esse e outros métodos, além de entender como aperfeiçoar a sua carreira, não deixe de entrar em contato com a gente e conhecer a Penser!

Deixe um comentário