Metodologias ágeis: o que são e como podem ser usadas

É bem provável que, em algum momento, você já tenha ouvido falar em metodologias ágeis, que também recebem o nome de métodos ágeis. Ou, quem sabe, você conheça alguns dos métodos ágeis mais populares, como o Scrum, o Kanban ou o XP. 

Tendo suas raízes na área de desenvolvimento de softwares, o termo agile (ágil) tomou conta de outras áreas e, atualmente, é aplicado em diversos tipos de projetos. O agile, muitas vezes, tem sido compreendido pelas empresas literalmente pelo seu sinônimo: rápido. Contudo, o que realmente significa ser ágil dentro do contexto corporativo? De que maneira as metodologias ágeis atuam? É sobre isso que vamos falar hoje.

Abaixo, você encontra um conteúdo completo sobre o assunto, separando as principais metodologias de gerenciamento para que você e sua equipe fiquem por dentro das tendências do mercado e escolham a metodologia que se encaixa melhor em seu contexto! Entenda de uma vez por todas o que as metodologias ágeis significam, como elas são utilizadas no dia a dia de profissionais e quais as suas vantagens, principalmente em relação às metodologias tradicionais. Continue lendo para saber mais!

O que são metodologias ágeis?

Os métodos ágeis são um conjunto de práticas que objetivam entregas mais rápidas e de qualidade, seja de produtos ou serviços. Sua abordagem pretende alinhar o desenvolvimento de cada projeto com as necessidades do cliente e da empresa. Para tanto, as metodologias ágeis buscam dinamizar e agilizar processos de gerenciamento, eliminando e prevendo problemas que a gestão enfrenta. Elas surgiram como uma alternativa aos métodos tradicionais e incentivam a organização, a inspeção e adaptação frequentes, o trabalho em equipe e a comunicação.

Importante ressaltar que o método agile não é, necessariamente, sinônimo de rapidez, mas, sim, de maior adaptabilidade. Não entendeu? Vamos explicar! A adaptabilidade deve ser a melhor maneira de traduzir as metodologias ágeis. Uma organização ágil consegue se adaptar às mudanças e ao dinamismo do mercado, atendendo aos seus objetivos e aos do cliente com harmonia e flexibilidade. O mercado muda constantemente, assim como as necessidades dos clientes e os desafios que a empresa enfrenta. Por isso, é necessário que a organização esteja preparada para lidar com essas questões, ou, em outras palavras, que seja adaptável!

Como os métodos ágeis funcionam?

Uma das formas de funcionamento dos métodos ágeis é fazer pequenas divisões. Podemos dizer que eles seguem a máxima “dividir para conquistar”. Assim, cada projeto é dividido em partes menores, facilitando a definição de um cronograma e o entendimento da equipe sobre o direcionamento de cada etapa.

Um dos maiores desafios das empresas é internalizar uma cultura ágil, de adaptabilidade, afinal, a cultura agile muda a maneira de encarar diferentes aspectos. Mas não se trata de algo impossível e pode ser, inclusive, a melhor maneira de provocar uma reestruturação que se encaixe nos padrões exigidos atualmente no mercado.

Quais são as características de empresas ágeis?

Santiago Comella, sócio da McKinsey & Company, empresa americana reconhecida como líder mundial em consultoria empresarial, lista cinco características que se tornam comuns em empresas que adotam o método agile. São elas:

  1. As organizações sabem claramente o que fazer, porque fazer e quando fazer no que diz respeito a colocar os métodos ágeis em prática;
  2. Possuem equipes cross-funcionais (equipes formadas por diferentes profissionais que possuem todas as habilidades necessárias para desenvolver determinado produto) que trabalham juntas pelo mesmo objetivo, são capazes de entender o todo e encontrar soluções;
  3. Utilizam os feedbacks e as interações com clientes para aprimorar seus serviços e produtos;
  4. Valorizam seu time assim como valorizam seus clientes;
  5. Apreciam a tecnologia e a compreendem como uma forma de conseguir agilidade e entregar experiências.

Muitas empresas gostariam de se reorganizar e se adequar às exigências atuais do mercado, ainda mais devido à transformação digital. Adotar as metodologias ágeis pode ser, justamente, a oportunidade para se readequar! Estruturar uma organização e estabelecer seus processos já foi considerado algo bem grande, mas, atualmente, reestruturação e redesenho de processos são contínuos. Dessa maneira, transformar a empresa em uma organização ágil será contínuo.

Se você quiser entender o que é transformação digital, ficar por dentro do assunto e colocar em prática, não deixe de acessar nosso texto: Transformação digital: saiba o que é e se seu negócio está preparado para ela

Manifesto ágil

No início dos anos 1990, o uso de computadores nas empresas aumentou, e a área de desenvolvimento de softwares passou por uma crise de atrasos nas entregas de aplicativos. Na época, especialistas estimavam em três anos o tempo necessário para validar uma demanda e fazer a entrega. Diante deste cenário, vários profissionais passaram a trabalhar em abordagens diferentes, buscando eliminar atividades que eles consideram improdutivas e criar modelos mais modernos e condizentes com a realidade.

Algum tempo depois, em fevereiro de 2001, um grupo composto por 17 profissionais publicou o chamado Manifesto Ágil, uma declaração contendo princípios que fundamentam o desenvolvimento ágil. A declaração considera o seguinte: “Através deste trabalho, passamos a valorizar: Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas; Software em funcionamento mais que documentação abrangente; Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos; Responder a mudanças mais que seguir um plano. Ou seja, mesmo havendo valor nos itens à direita, valorizamos mais os itens à esquerda.”

Quais são as principais metodologias ágeis?

Os métodos ágeis que existem hoje carregam um pouco dos valores contidos no manifesto ágil. Conheça algumas das principais metodologias ágeis:

  • Scrum;
  • eXtreme Programming (XP);
  • Scaled Agile Framework (SAFe);
  • Kanban;
  • Feature Driven-Development (FDD);
  • Dynamic Systems Development Method (DSDM);
  • Lean;
  • Test Driven Development (TDD);
  • Adaptative Software Development (ASD);
  • Microsoft Solutions Framework (MSF);
  • Entre outras.

Veja, abaixo, uma descrição mais aprofundada das cinco principais metodologias ágeis, que são frequentemente utilizadas no mercado:

1. Scrum

Atualmente, o Scrum é a metodologia ágil mais utilizada. Criado por Jeff Sutherland e Ken Schwaber e publicado em 1995, o nome é, na verdade, um termo utilizado no rugby para retratar uma jogada reiniciada.

Na metodologia ágil Scrum, o projeto é dividido em partes menores que recebem o nome de sprints. Cada uma dessas partes dura entre uma e quatro semanas. Já as funcionalidades que serão implementadas são colocadas em uma lista de pendências, chamada de backlog. No início de cada sprint, é realizada uma reunião de planejamento na qual o dono do produto dá prioridade a itens do backlog enquanto a equipe seleciona atividades para implementar o sprint que está iniciando. Depois que as atividades do sprint são definidas, elas não devem ser modificadas. Após finalizar um sprint, a equipe já planeja o próximo.

2. Lean

O Lean foi introduzido pelo setor automobilístico. Trata-se de uma filosofia de gestão que objetiva um desenvolvimento enxuto e eficiente, que necessite do mínimo de tempo, custos e recursos. Dessa forma, o Lean tem a finalidade de combater excessos e reduzir complexidades, visando otimizar os resultados e evitar problemas.

A equipe que adota a metodologia Lean tem um fluxo de trabalho mais claro, entregas rápidas e identificação precisa de problemas e falhas. Por esse motivo, a empresa se torna mais competitiva.

Os princípios Lean são: eliminar desperdícios, ampliar o aprendizado, empoderar a equipe, fazer entregas rápidas, decidir o mais tarde possível, ser de qualidade e otimizar o todo.

3. Kanban

Embora o Kanban não seja uma metodologia ágil, e, sim, um sistema para organizar atividades, ele é bastante utilizado em metodologias ágeis, justamente para fazer a organização do trabalho, porém, sem descrever a maneira que as atividades serão realizadas.

O Kanban, portanto, é um sistema de gestão de trabalho. Desenvolvido pela Toyota durante os anos 60, ele organiza as tarefas por status, em quadros. As etapas do projeto são distribuídas em colunas: “A fazer”, “Fazendo” e “Pronto”. Para cada uma dessas colunas é estabelecido um limite de atividades em andamento. Ou seja, se há um limite de cinco atividades com o status “Fazendo”, para que uma nova seja inserida, outra deve evoluir para o status “Pronto”.

O Kanban está ligado ao conceito “just in time” e serve para identificar prioridades, permitindo que a equipe se concentre nas tarefas do momento.

4. Feature Driven-Development (FDD)

O Feature Driven-Development (FDD) está voltado para o desenvolvimento do produto por funcionalidades, diferente do Scrum, que foca na gestão do projeto. Pode-se dividir o FDD em duas etapas. A primeira é chamada de concepção e planejamento, no qual se cria um modelo baseado nas principais informações sobre o projeto e é montada uma lista de funcionalidades. Já a segunda etapa trata da construção, em que as funcionalidades se desenvolvem iterativamente (em ciclos) e incrementalmente (cada ciclo gera um novo incremento, uma nova funcionalidade).

5. eXtreme Programming (XP)

O Extreme programming (XP) é voltado para o desenvolvimento de software. Seu objetivo é obter um software com mais qualidade e maior qualidade de vida para o time de desenvolvimento. Seus valores são: comunicação, simplicidade, feedback, coragem, respeito e mudanças. Estes são implementados por meio de 13 práticas: time único, jogo de planejamento, testes de aceitação, fases pequenas , desenho simples, programação em duplas, desenvolvimento orientado a testes, refatoração ou aprimoramento do design do software, integração contínua, propriedade coletiva do código, padronização do código, metáforas e ritmo sustentável.

Benefícios das metodologias ágeis

  1. Assertividade;
  2. Entrega de valor ao cliente;
  3. Feedback constante;
  4. Flexibilidade;
  5. Colaboração;
  6. Comunicação;
  7. Simplicidade.
  8. Alinhamento com as expectativas;
  9. Diminuição de falhas;
  10. Redução de custos.

Conclusão 

As metodologias ágeis têm conquistado um espaço cada vez maior e mais querido entre as empresas atualmente, principalmente as que desejam passar pela transformação digital. Isto porque os métodos ágeis proporcionam mais adaptabilidade, flexibilidade e rapidez, cumprindo com os objetivos da empresa e garantindo a satisfação do cliente.

Gostou do conteúdo? Deixe sua impressão nos comentários abaixo! Aproveite para compartilhar em suas redes sociais para que outros conheçam os métodos ágeis!

consultoria de carreira personalizada

Compartilhe:

Seja avisado quando publicarmos novos artigos

Fale com um Especialista

Redes Sociais

Posts em Alta

Categorias

Você também pode se interessar