Um mindset de crescimento é fundamental quando falamos de uma constante necessidade de estarmos preparados para encarar desafios e trabalhar de forma mais eficaz. As mudanças no mercado acontecem com frequência e são impulsionadas pela atualização das tecnologias, porém a nossa forma de ver um determinado obstáculo pode ser um fator limitador nessa evolução.

Estamos falando sobre uma percepção diferente em relação às atividades ou cargos que não nos sentimos preparados para assumir. Isso vai muito além de resiliência, trabalho duro ou alta performance. Estamos falando de uma autoavaliação na qual assumimos que devemos estar em constante aprendizado.

Aplicada ao contexto da educação, a teoria do Mindset auxilia os adultos a incentivarem mecanismos que podem ajudar a desenvolver uma mentalidade de crescimento, mecanismos que podem impactar positivamente no desempenho social, cognitivo e emocional.

O que é mindset de crescimento?

Primeiro precisamos saber quais são as definições de Mindset ou Mentalidade:

  • Qualidade de mental
  • Estado de espírito
  • Estado psicológico
  • A mente
  • Movimento intelectual
  • Maneira individual de pensar e de julgar.

Uma mentalidade de crescimento representa um estado psicológico de crescimento e aprendizado constante. Quando se trata de aprender, normalmente há duas ideias principais que são promovidas: as pessoas têm uma “mentalidade de crescimento” ou uma “mentalidade fixa”. Essas ideias são baseadas nas descobertas de uma pesquisa da renomada psicóloga Carol Dweck, da Stanford University.

Dweck afirma que pessoas que acreditam que seus talentos podem ser desenvolvidos e que podemos desenvolver novas habilidades, têm uma mentalidade de crescimento. Eles tendem a alcançar mais do que aqueles com uma mentalidade mais fixa, aqueles que acreditam que seus talentos são inatos.

Isso ocorre porque eles se preocupam menos com a aparência de ser inteligente e colocam mais energia no aprendizado. Quando empresas inteiras adotam uma mentalidade de crescimento, seus colaboradores podem sentir-se muito mais capacitados e comprometidos enquanto em organizações de mentalidades fixas os colaboradores podem se sentir mais estagnados.

Tipos diferentes de mentalidades produzem comportamentos e performances diferentes. Sendo assim, a mentalidade do indivíduo é um fator fundamental no desempenho e na capacidade de evolução, aprendizado e superação. A serendipidade é um dos conceitos em que ter um mindset de crescimento é uma ferramenta poderosa.

Aprendizado constante e Mindset de crescimento: qual a relação?

Como interagimos e incentivamos nossa equipe afeta suas atitudes em relação ao aprendizado. Uma mentalidade positiva é a diferença entre um profissional desistir porque ele “não é uma pessoa de matemática” e uma luta produtiva que gera crescimento. Mas um mindset de crescimento não é apenas sobre esforço. Dweck escreve:

“Na mentalidade fixa, tudo é sobre o resultado. Se você falhar – ou se você não for o melhor – tudo foi perdido. A mentalidade de crescimento permite que as pessoas valorizem o que estão fazendo, independentemente do resultado. Eles estão lidando com problemas, criando novos cursos, trabalhando em questões importantes. Talvez eles não tenham encontrado a cura para o câncer, mas a busca foi profundamente significativa ”.

Carol Dweck fala em seu seu TED talk sobre o poder do “ainda”. Esse conceito promove a ideia de que todos estão em uma curva de aprendizado individual e podem melhorar e desenvolver continuamente para alcançar as coisas no futuro.

 

Mas será que algumas pessoas não são naturalmente mais inteligentes do que outras? Às vezes parece que sim mas, mesmo pessoas nascendo com estruturas genéticas únicas, elas são apenas melhores que outras em coisas diferentes.

No entanto, aqueles com uma mentalidade de crescimento acreditam que se pode sempre melhorar, recuperar o atraso, ou até mesmo superar os talentos naturais dos outros. É aqui que um líder desempenha um papel crucial na formação da confiança e da visão do profissional por meio de feedback produtivo e contínuo.

Como adotar essa mentalidade no nosso dia a dia?

Com um mindset de crescimento, o significado de esforço e dificuldade é transformado. Os obstáculos são oportunidades para alcançar novos objetivos. Isso permite que utilizem e expandam seus níveis de criatividade e inovação, mas sem se afastarem dos desafios e pensarem que não têm as habilidades ou o conhecimento necessários para lidar com isso.

Ao invés de pensar que você não é bom em alguma coisa, Dweck instiga as pessoas a adicionar um “ainda” ao final da declaração. Sempre pense que, por exemplo, você não é um comunicador forte ainda ou que você não é bom em novas tecnologias ainda.

Aprender é um processo contínuo. Alguém que não é bom agora pode ser bom daqui a alguns meses. Mas seja honesto consigo mesmo: sem mudança, não há avanço.

Qual a diferença entre mindset fixo e mindset de crescimento?

Também é importante entendermos sobre as diferenças existentes entre mindset fixo e mindset de crescimento. O mindset fixo, como o próprio nome já diz, ocorre quando as pessoas acreditam que a capacidade, habilidade e inteligência permanecem a mesma ao longo da vida. Ou seja, naturalmente elas trarão a concepção de que aprender é uma habilidade complicada, o que atrapalha no desenvolvimento pessoal e profissional.

Nesse caso, se uma pessoa naturalmente tem talento para algo, ela terá mais facilidade de realizar determinada atividade. No entanto, aquelas que não têm, precisarão aprender métodos para desempenhar essa demanda, o que é visto como algo negativo.

Já o mindset de crescimento é completamente o oposto. O indivíduo acredita que sempre há oportunidades de melhoria e tudo pode se transformar em motivação para correr atrás de um objetivo. Está constantemente aberto a mudanças, não gosta de permanecer na zona de conforto e em momento algum enxerga limitações para as suas atividades.

Como o mindset de crescimento pode ser trabalhado?

Conforme vimos, o mindset de crescimento deve ser priorizado. Mas como ele pode ser trabalhado? Primeiro, entender sobre ele e os ganhos já é um passo à frente. Também é interessante investir em treinamento e desenvolvimento para que possa adquirir habilidades e identificar quais são os pontos que podem ser aperfeiçoados, de acordo com os seus objetivos.

Caso em alguma atividade se depare com o erro, o ideal é entender os motivos que levaram a isso e o que deve ser feito para que não se repita. Qualquer projeto que não tenha dado certo, faça um retrospecto, analise o plano executado e o que poderia ter sido feito de forma distinta para que o retorno fosse próximo ao que era esperado.

Neste conteúdo, você pôde entender o que é o mindset de crescimento, a sua diferença para o fixo, além de conferir formas de desenvolver o de crescimento. Buscar continuamente se aperfeiçoar trará ganhos não apenas para o trabalho, como também para os seus relacionamentos interpessoais. Por essa razão, o ideal é que entenda os pontos que precisa trabalhar e busque apoio de mentorias para que esse processo seja concluído com mais facilidade.

Gostou do material? Compartilhe em suas redes sociais!