O termo mindset vem ganhando cada vez mais popularidade com o passar dos anos, principalmente no âmbito corporativo. Apesar de parecer simples, o conceito de mindset é objeto de estudo e de aplicação de uma série de profissionais, pois seu desenvolvimento tem a ver com sucesso, crescimento profissional e uma carreira bem-sucedida.
Não obstante, desenvolver mindset e aplicar seus ideais pode contribuir não somente para o crescimento profissional, mas também para melhorar a maneira como uma pessoa enxerga o mundo e lida consigo mesma.
Se você quiser saber tudo sobre mindset, como desenvolver um mindset positivo e aproveitar seus benefícios, continue lendo este texto!
Navegue pelo conteúdo:
- Conceito de mindset
- Quais são os tipos de mindset?
- Como identificar seu mindset?
- Como mudar de mindset?
- Como desenvolver um mindset positivo?
- Quais os benefícios de desenvolver um mindset positivo?
Conceito de Mindset: entenda o significado
O conceito de mindset (mentalidade, em português) está relacionado a uma predisposição da mente de ter certos tipos de pensamento e padrões comportamentais. É a partir da maneira como pensamos que enfrentamos as situações cotidianas, compreendemos, julgamos e, com isso, tomamos decisões e atitudes.
O termo mindset se popularizou por meio do livro Mindset – A nova psicologia do sucesso, escrito pela psicóloga Carol S. Dweck. Carol, uma das maiores especialistas em psicologia social e em psicologia do desenvolvimento, afirmou que o sucesso não está atrelado somente à habilidades ou talentos, mas, principalmente, à maneira como encaramos as coisas. E é isso que chamamos de mindset, ou seja, a configuração mental do indivíduo, a maneira como ele decide programar a mente.
Ainda, de acordo com a psicóloga, toda situação pode ter seu lado bom e ruim, dependendo de como a encaramos. Se uma pessoa tem seu mindset direcionado para o lado negativo, ela vai acreditar que aquela é a realidade e tomar decisões baseadas nessa visão. De outro modo, se ela programar a mente para o lado positivo, suas atitudes e crenças serão diferentes. Por isso, dois mindsets diferentes podem encarar uma mesma situação de maneiras completamente opostas.
Quais são os tipos de mindset?
Existem dois tipos de mindset: o mindset fixo e o mindset de crescimento, também chamado de mindset progressivo.
Mindset fixo
A pessoa que tem o mindset fixo crê que nasceu com habilidades específicas e, por isso, não há possibilidade de melhorá-las ou de desenvolver outros talentos. É um mindset de crenças limitantes e pouco flexíveis. Essa pessoa acredita que sua capacidade, habilidades e inteligência são imutáveis. Se alguém nasce com um dom, não irá perdê-lo ou melhorá-lo, e, se não nasceu com aquele dom, não será possível desenvolvê-lo.
No mindset fixo, é muito comum a vaidade, a hostilidade e a exaltação de talentos considerados “natos”. As pessoas com esse mindset têm dificuldade de admitir erros, pois para elas um erro é sinônimo de fracasso. Além disso, fogem da responsabilidade de assumir seus atos, buscando sempre desculpas externas para se justificar.
Contudo, a realidade é diferente daquela nutrida pelo mindset fixo, afinal, é possível adquirir conhecimento e, com esforço e prática, atingir bons resultados. E esse é o pensamento do próximo tipo de mindset.
Confira também: Mindset Fixo X Mindset de Crescimento: diferenças e como desenvolver sua mentalidade
Mindset de crescimento
Enquanto as pessoas que pertencem ao grupo do mindset fixo acreditam que não é possível desenvolver novas habilidades, as que possuem o mindset de crescimento, ou mindset progressivo, acreditam que é, sim, possível desenvolver novos talentos, desde que haja dedicação. Elas também acreditam em suas habilidades e são capazes de transformar contratempos e dificuldades em oportunidades. Dessa maneira, pode-se relativizar situações e desenvolver o pensamento de que tudo depende do ponto de vista.
As pessoas com mindset de crescimento são movidas por desafios. Elas creditam grande importância ao esforço, valorizam o trabalho duro e o mérito. São otimistas, persistentes e creem que é sempre possível haver transformações.
Por causa de dificuldades e desafios, nossos neurônios realizam importantes conexões que contribuem para aumentar a inteligência. Sendo assim, treinar o mindset de crescimento pode melhorar a atenção, a memória e a capacidade de julgamento.
Como identificar seu mindset?
Para conseguir identificar seu tipo de mindset, você pode responder às perguntas abaixo:
1. Como enxergo minhas conquistas?
Transtornos como a Síndrome do Impostor e a Síndrome de Burnout são um tanto comuns no mercado de trabalho — e estão intimamente ligadas ao mindset da pessoa. Se você tem dificuldades para reconhecer suas conquistas, provavelmente tenha um mindset fixo. Isso acontece porque, quando não nos valorizamos, temos a tendência de criar um ar negativo a respeito de quem somos e de como queremos ser vistos por outras pessoas. Isso compromete nossa visão de mundo. Por isso, é importante procurar desenvolver a autoconfiança e aprender a se valorizar.
2. Como eu lido com novas experiências?
Outra característica de alguém com traços de mindset fixo é não se abrir para novas experiências e possibilidades. Pode ser não querer assumir uma nova função no trabalho, não querer mudar de emprego (mesmo que isso represente vantagens), entre outras situações. O medo do desconhecido é paralisador e impede as pessoas de crescerem, se desenvolverem e viver nossas oportunidades.
Conseguimos crescer quando nos abrimos para experimentar o novo, e não quando aceitamos o que acontece em nossa vida, mesmo que não seja algo bom, apenas porque queremos estar em nossa zona de conforto. Novos desafios são importantes para quem quer desenvolver um mindset de crescimento e caminhar para o sucesso.
3. Como eu lido com o fracasso?
Como você lida com o fracasso, erros, ou até mesmo pequenas situações que fugiram do controle? Quando algo dá errado, é normal nos sentirmos impotentes. E muitos desenvolvem pensamentos como “nada dá certo para mim”, “eu já sabia que isso ia acontecer” ou “eu nunca consigo nada mesmo”.
Se você lida com o fracasso dessa forma e deixa que ele o defina, você apresenta uma característica do mindset fixo. O mindset de crescimento, por outro lado, enxerga erros como formas de aprendizado. Deslizes sempre aconteceram e irão continuar a acontecer. Cabe a você aprender com os erros.
Mindset e as mudanças de comportamento
Assim como pode-se construir dois tipos de mindset, também pode-se alterar sua construção. Isso significa que você pode programar a mente para desenvolver um novo mindset. Além disso, para criar um hábito ou modificar um comportamento, é preciso mudar o mindset.
O problema de manter um mindset fixo e não mudar o pensamento é que isso nos deixa à mercê de atitudes sabotadoras e crenças limitantes. Esse é um problema enfrentado, inclusive, por muitas empresas que têm o desafio de mudar e desenvolver o mindset de seus colaboradores. É preciso incentivo para que eles pensem “fora da caixa”, algo que está ligado à motivação e à inovação.
É possível desenvolver um mindset positivo e formar uma mentalidade completamente diferente da anterior, contribuindo para alcançar novos resultados e atingir objetivos. Mas, como fazer isso? É o que vamos mostrar agora.
Como mudar de mindset?
Se você tem um mindset fixo e deseja evoluir para o mindset de crescimento, dê uma olhada nas cinco perguntas abaixo e comece a refletir sobre como você pode mudar essa realidade.
1. Em que estado você se encontra atualmente?
Antes de pensar em que lugar você quer chegar, precisa compreender onde você está. Para saber essa resposta, é necessário investir em autoconhecimento, como falaremos mais abaixo. Entenda seu estado atual. Este é o ponto de partida de sua jornada de mudança.
2. Aonde você quer chegar?
Você sabe onde está, mas e aonde quer chegar? Como você se vê daqui a alguns anos? É preciso decidir o destino para saber qual o melhor caminho.
3. Existe algo em que você possa melhorar?
Outro passo importante nessa jornada tem a ver com seu conhecimento acerca de seus pontos fortes e pontos fracos. Não é incomum encontrar pessoas que sabem com clareza quais são seus talentos, mas não compreendem bem os pontos que necessitam de melhoria. Porém, conhecer bem suas vulnerabilidades é importante por vários motivos, inclusive para desenvolver um mindset positivo.
4. Como ter foco e motivação?
Não adianta querer desenvolver seu mindset se você não tem foco e motivação para atingir esse objetivo. Além disso, para construir uma mentalidade vencedora, é preciso ser persistente e não desistir diante das dificuldades. Por isso, busque ser focado e comprometido, para se manter sempre em frente.
5. O que você acha de se dedicar um pouco mais?
Resultados não caem do céu, não são fruto da sorte ou do acaso. Se você quer colher, precisa plantar. Para isso, precisa ter dedicação. Pense se você está se dedicando o suficiente e, se achar que pode se dedicar mais, o faça.
Como desenvolver um mindset positivo?
Em primeiro lugar, é preciso entender que não possuímos apenas um tipo de mindset para todos os aspectos da vida. Na realidade, eles variam conforme a situação. Além disso, a especialista Carol S. Dweck não determina os tipos de mindsets como certos ou errados, mas comenta sobre as vantagens do mindset de crescimento — modelo que nos permite ter mais êxito, além de contribuir para nosso desenvolvimento.
Devemos nos lembrar que, seja no trabalho, estudos, amor, amizades ou em outro âmbito, o sucesso está intimamente relacionado com a maneira que pensamos. Não adianta tentar mudar uma atitude se a mentalidade continua a mesma, pois assim o comportamento anterior tende a sempre retornar. É preciso programar a mente, moldar e desenvolver nosso modo de pensar. E as dicas que separamos podem ajudá-lo nisso. Confira, abaixo, maneiras de alimentar pensamentos positivos e eliminar atitudes sabotadoras.
Aumente seu autoconhecimento
O primeiro passo para mudar nossos pensamentos, comportamentos e atitudes é desenvolver o autoconhecimento, tomando consciência sobre nós mesmos e entendendo verdadeiramente quem somos.
A partir do momento que nos comecemos melhor, conseguimos entender o que motiva nossas atitudes. Por meio disso, é possível realizar as mudanças necessárias e desenvolver o mindset de crescimento.
Faça planos
Seus planos devem objetivar uma vida melhor do que a atual, almejando sempre crescer. Isso vai ajudá-lo a se manter focado em seus objetivos, ao mesmo tempo em que analisa pensamentos e ações a serem modificados para conseguir alcançar o sucesso e atingir o próximo estágio em seu caminho evolutivo.
Foque no lado positivo
Na maioria das vezes em que algo ruim acontece, temos a tendência de focar apenas nas partes negativas da situação, deixando de enxergar aquilo que há de positivo e que pode nos ensinar algo.
Por mais que não pareça, os desafios que enfrentamos têm grande poder de transformação e podem fortalecer nossas emoções, além de trazerem ensinamentos que nos ajudam a evitar cometer os mesmos erros.
Esteja sempre perto de pessoas bem-sucedidas
Você não deve se aproximar das pessoas por interesse, mas, sim, buscando aprender com elas. Pessoas bem-sucedidas costumam ter muito a nos ensinar, baseado em suas trajetórias. Ao se aproximar de alguém com essa característica, você tem a oportunidade de entender como ela age quando as coisas estão dando certo e o que faz quando seus planos dão errado.
Uma pessoa bem-sucedida poder ser um grande exemplo e servir de inspiração. Com isso, você vai se sentir mais motivado a provocar mudanças necessárias em sua vida e desenvolver mindset. O propósito é observar a mentalidade dessas pessoas e, a partir disso, montar seu próprio mindset.
Leia mais
A leitura é uma ferramenta poderosa que age sobre nossa mente modificando pensamentos, atitudes e crenças. Por meio da leitura, conseguimos evoluir em muitos aspectos, deixando para trás aquilo que prejudica nosso crescimento profissional e individual.
Por isso, é muito importante que você desenvolva o hábito de leitura e tente, sempre que possível, incluir livros que ampliem seu conhecimento acerca de assuntos diversos. Assim, você aumenta seu repertório e provoca uma mudança positiva em seu mindset.
Bônus: programar a mente por meio da leitura
Como dito acima, a leitura é uma maneira de programar a mente e fortificar o mindset positivo. Além do livro de Carol S. Dweck, Mindset – A nova psicologia do sucesso, existem diversos outros materiais com estudos sobre comportamento e mentalidade. Confira mais dez opções de livros que podem ajudá-lo nessa jornada.
- Inteligência emocional, de Daniel Goleman;
- Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter;
- Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes, de Stephen R. Covey;
- Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie;
- O livro de ouro da liderança, de John Maxwell;
- Fora de série: descubra por que algumas pessoas têm sucesso e outras não, de Malcolm Gladwell;
- No coração da vida, de Jetsunma Tenzin Palmo;
- Blink – A decisão num piscar de olhos, de Malcolm Gladwell;
- A coragem de ser imperfeito, de Brené Brown;
- A arte do começo, de Guy Kawasaki.
Quais os benefícios de desenvolver um mindset positivo?
Ao trabalhar no desenvolvimento de seu mindset, é possível perceber diversos benefícios surgindo com o passar do tempo. Confira, a seguir, os benefícios que listamos.
Conseguimos ter mais sucesso profissional
O mindset de crescimento ajuda na construção de uma carreira de sucesso. Independente da área, quando enxergamos as coisas com mais positividade, atingimos resultados incríveis! Aumentamos nossa produtividade, estimulamos a criatividade e passamos a ser capazes de desenvolver novas ideias, além de várias outras vantagens, que incluem desde coisas pequenas, como diminuição dos atrasos, até a capacidade de montar estratégias de sucesso.
Melhoramos nossos relacionamentos
Os relacionamentos que cultivamos podem ser muito beneficiados quando abandonamos crenças limitantes e desenvolvemos o mindset. Ao encararmos a vida de maneira mais positiva, deixamos as pequenas coisas e os problemas de lado, contribuindo para relacionamentos mais saudáveis.
No âmbito profissional, o relacionamento com colegas de trabalho também melhora, pois o mindset de crescimento nos ajuda a parar de reclamar o tempo todo ou soltar toda a negatividade que temos em cima dos outros.
Além disso, expandimos nosso networking, já que nos tornamos mais propensos a desenvolver novos relacionamentos.
Encaramos a vida de forma mais leve
Mesmo que você esteja motivado a desenvolver seu mindset por questões profissionais, não podemos nos esquecer que um novo mindset pode provocar profundas transformações individuais e pessoais. Quando decidimos programar a mente para enxergar o mundo de maneira mais positiva, as coisas ao nosso redor também melhoram. Aliás, não adianta ser bem-sucedido no trabalho se você não está satisfeito com a vida que leva.
Nosso mindset define quem somos
É muito interessante percebermos que a maneira como pensamos tem um impacto tão grande em nossa vida. Nosso mindset impacta não somente ações, mas também quem nós somos. Mas devemos lembrar que sempre é possível modificar nosso pensamento, programar a mente e desenvolver o mindset conforme for melhor.
Se você acredita que um mindset correto pode fazer realmente a diferença, não deixe de aplicar as dicas e conceitos aprendidos aqui. Além disso, que tal compartilhar este texto em suas redes sociais para que outras pessoas possam fazer o mesmo?