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A motivação no trabalho é um dos principais fatores que influenciam a produtividade das pessoas e os resultados das empresas. O raciocínio é simples: independentemente do nível de automação, o capital humano é a força motriz de uma corporação e condiciona seu desempenho. E essa força é afetada pelo grau de motivação de cada colaborador.

Trata-se de um ciclo: a empresa depende de sua força humana para alcançar seus objetivos, e os colaboradores precisam da organização para atingir suas realizações. O sucesso está na sinergia entre essas duas frentes.

Uma gestão de pessoas bem-feita, que explore a psicologia organizacional, pode criar um diferencial competitivo valioso, uma vez que empregados felizes são determinantes para tornar a empresa mais lucrativa e atrair investimentos.

Ao longo deste texto, vamos falar mais sobre esse assunto e mostrar que motivação profissional vai muito além de frases de efeito. Você vai entender qual a importância de manter colaboradores motivados e aprender técnicas para que você ou sua equipe se sintam mais motivados.

O que é motivação?

Para entender sobre motivação no trabalho é necessário compreender o que é motivação e como se comporta uma pessoa motivada. De maneira objetiva, podemos dizer que motivação é um impulso que faz as pessoas irem em busca de atingir seus objetivos. A motivação pode se manifestar devido a fatores individuais ou externos, que irão levar uma pessoa a tomar determinada ação. 

A motivação é inerente ao ser humano, ou seja, é uma de suas características. Para chegar a essa conclusão, basta observar o comportamento cotidiano do ser humano. Tudo que realizamos em nosso dia a dia precisa de uma dose de motivação, até mesmo coisas simples. Porém, no caso da motivação no trabalho, as coisas ocorrem de maneira um tanto diferente, pois envolve fatores menos instintivos e mais desafiadores.

O que é motivação no trabalho?

A motivação no trabalho tem a ver com a simples motivação, a diferença é que ela se encaixa dentro do campo profissional. Muitos pensam que motivação profissional tem a ver apenas com a vontade de continuar no emprego atual. Contudo, ela é muito mais do que isso, pois é o norte que move todas as ações que o profissional toma em seu ambiente de trabalho. Assim, uma pessoa motivada profissionalmente deseja cumprir suas metas, tanto as que são colocadas para si, quanto as que ela mesmo coloca, e atingir bons resultados. 

Não à toa, a motivação no trabalho acaba por contribuir não apenas para o colaborador, mas também para melhorar o clima organizacional. Quanto mais um profissional está motivado, melhor ele desempenha suas funções. Com isso, é possível alcançar metas mais facilmente e aumentar a produtividade da empresa. E, talvez por ser uma arma tão poderosa, a motivação no trabalho é tão rara de se ver. 

Quais são os tipos de motivação profissional?

Existem, basicamente, dois tipos de motivação no trabalho. Assim, não existe apenas uma forma de se manter motivado e/ou motivar os colaboradores de uma empresa. Confira, abaixo, a motivação extrínseca e a motivação intrínseca.

Motivação extrínseca

A motivação extrínseca se relaciona com fatores externos. Por isso, é um tipo de motivação ligada ao coletivo, ou seja, à maneira como a empresa motiva seus trabalhadores em conjunto, como um todo. 

Quando uma empresa motiva seus colaboradores a produzir com mais eficiência, o colaborador está recebendo um tipo de motivação extrínseca. Além disso, também entram nesse tipo de motivação bônus e premiações, que são formas de fazer com que os colaboradores alcancem as metas com mais eficácia e ainda colaborar para mantê-los motivados. Outras atividades, como treinamentos e palestras, também contribuem.

Embora seja positivo promover essas atividades, elas não podem ser o único fator de motivação. É importante que o colaborador também desenvolva a automotivação.

Motivação intrínseca

A motivação intrínseca trata da força interior que há no colaborador e vai depender de sua capacidade de se automotivar. Ela é bastante particular e pode variar, sendo estimulada por objetivos, metas, interesses pessoais e interesses externos.

Contudo, é importante pontuar que, apesar de ser um tipo de motivação individual, ela pode ser afetada tanto por fatores internos, como externos. Por isso, é necessário que a empresa continue trabalhando a motivação extrínseca para contribuir com o bem-estar do colaborador, com a produtividade da equipe e com o clima organizacional. 

Qual a diferença entre motivação no trabalho e motivação organizacional?

A motivação no trabalho, embora possa ser fomentada pela empresa, tem mais a ver com o profissional. Por outro lado, a motivação organizacional está muito mais relacionada à estrutura empresarial. Assim, a motivação organizacional se refere ao conjunto de responsabilidades e ações que a empresa toma para manter a motivação de seus funcionários e gerar bons resultados.

A importância da motivação no trabalho

Os benefícios de manter um bom nível de motivação no trabalho dentro de uma organização são inúmeros. Mas, destacamos dois dos principais:

Melhoria nos resultados da empresa

A Great Place to Work (GPTW), companhia que premia as melhores empresas para se trabalhar, conforme a percepção dos colaboradores, em mais de 50 países, apontou que, apesar da queda aproximada de 3,8% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 2015, as empresas vencedoras no país conquistaram 14% de aumento no lucro e no faturamento durante o mesmo ano. Percebe como a motivação organizacional é importante não só para o colaborador, mas também para os resultados da empresa?

Redução do turnover

A rotatividade é um pesadelo no mundo corporativo. Investir continuamente em um colaborador comprometido e/ou talentoso e perdê-lo para a concorrência é frustrante, pois afeta a produtividade da empresa, além de gerar custos com processos seletivos e treinamentos.

O Instituto Locomotiva realizou uma pesquisa mostrando que, no Brasil, em 2017, cerca de 56% dos trabalhadores formais estavam insatisfeitos no emprego. Isso equivale a quase 19 milhões de pessoas que gostariam de trocar de trabalho.

Por isso, a motivação profissional é tão importante. Afinal, pessoas motivadas e satisfeitas raramente trocam de emprego, o que reduz o temido turnover. Falta de motivação no trabalho não é conversa fiada: é assunto sério e pode custar caro.

Teorias sobre a motivação no trabalho

O sentido original da palavra “motivação” refere-se a “mover”, isto é, uma força que incentiva a pessoa a seguir em uma direção. A seguir, vamos conhecer duas das teorias mais famosas em relação à motivação no trabalho, que vão nos ajudar a compreender como melhorar esse ponto nas empresas e em nós mesmos.

Pirâmide de Maslow

A pirâmide de Maslow, desenvolvida pelo psicólogo americano Abraham Harold Maslow, é uma ótima ferramenta para ilustrar o que “move” as pessoas. Veja abaixo:

Cada indivíduo se encontra em um nível da pirâmide e tem um motivo principal para se sentir estimulado. Porém, as necessidades fisiológicas e de segurança são os pilares da motivação. Ou seja, salários e benefícios justos são primordiais para atrair e, principalmente, para manter colaboradores. Isso é o básico.

Mas não se trata somente disso. A grande missão da psicologia estratégica e organizacional é identificar em qual nível cada indivíduo está dentro da pirâmide, para, então, engajá-lo a atingir e se manter no topo. É lá que você quer estar ou deseja que sua equipe esteja, pois é o espaço da motivação intrínseca, do desafio, da conquista e da vontade de fazer o melhor, não somente uma necessidade de subsistência. Afinal, “emprego é fonte de renda, trabalho é fonte de vida”.

Teoria da Expectativa

Apesar de ser uma forma bastante importante e interessante de medir os níveis de satisfação de uma pessoa, a pirâmide de Maslow tem alguns pontos cabíveis de crítica, que abriram espaço para o surgimento de outras teorias sobre a questão da motivação no trabalho. Uma dessas teorias, mais contemporânea, é a Teoria da Expectativa.

Diferente do que foi proposto por Maslow, na Teoria da Expectativa, desenhada por Victor Vroom e ampliada por Porter e Lawer, o que motiva uma pessoa não é a satisfação de necessidades específicas e sequenciais, mas sim a atratividade que os resultados de determinada ação exercem sobre esse indivíduo.

Em termos simples, um colaborador se sentirá motivado se entender que suas ações no ambiente de trabalho vão contribuir de forma positiva para atingir ou consolidar uma meta futura muito atrativa, ou vão trazer resultados que, para esse colaborador, são excepcionais. De forma geral, quanto mais importante e mais atrativa essa recompensa é para a pessoa, mais ela tende a se sentir motivada e a melhorar seu desempenho e esforços.  

Essa importante teoria ajuda a compreender que a motivação no trabalho é subjetiva e varia de acordo com os desejos e necessidades de cada pessoa. Ela tem sido ponto de partida para os planos de ação e estudos de diversos líderes e gestores e faz com que seja ainda mais importante conhecer profundamente uma equipe e os colaboradores que fazem parte dela.

Como avaliar se você tem colaboradores motivados ou não?

Agora que você já entende mais sobre o conceito de motivação organizacional, é hora de aprender a identificar se você ou sua equipe estão motivados, ou não. A partir dessa resposta, você deve começar a traçar planos de ação estratégicos.

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Produtividade

A produtividade de um colaborador está fortemente relacionada com seu nível de motivação no trabalho. Uma pessoa mais motivada, tende a ser mais produtiva e eficiente em seu dia a dia, enquanto uma desmotivada entrega abaixo ou apenas o esperado. Portanto, fique atento a este ponto!

Quantidade de conflitos internos

Pessoas desmotivadas têm mais dificuldade em lidar com seus colegas e com situações de estresse no ambiente de trabalho. Por isso, estão constantemente envolvidas em conflitos, guardando mágoa e fofocando pelos cantos. Se um colaborador se encontra nesse ponto, é melhor ficar alerta.

Rotatividade

Outro ponto estritamente ligado à motivação profissional é a rotatividade de funcionários na empresa: o famoso turnover. A falta de motivação no trabalho é um dos principais motivos que levam as pessoas a saírem de uma empresa. Se sua taxa de rotatividade anda alta, cuidado! Você pode estar sofrendo graves problemas de motivação.

Reclamações

Toda empresa está sujeita a receber reclamações, por melhor que ela seja. Porém, quando essas reclamações começam a ficar muito recorrentes e normalmente são geradas por coisas pequenas ou quase irrelevantes, pode ser que a motivação dos colaboradores esteja baixa.

Receptividade a feedbacks

Manter uma cultura de feedbacks é essencial para os bons resultados de qualquer empresa e para o desenvolvimento de seus colaboradores. Porém, pessoas desmotivadas tendem a se tornar menos receptivas aos feedbacks e a entender tudo como uma crítica sem sentido e um ataque pessoal. Quando essa situação acontece, o ideal é se aproximar do colaborador e investigar se realmente a raiz do problema é a falta de motivação.

Engajamento com a empresa e seus resultados

Colaboradores motivados têm mais facilidade em assumir responsabilidades e em entender que os resultados da empresa são também os seus resultados. Isso é essencial para que a organização se torne mais eficiente e produtiva. Se um colaborador passa a não se importar com as entregas da empresa e a não ligar para seu desempenho, ele pode estar com um problema de motivação.

Inteligência emocional

A inteligência emocional é uma habilidade essencial para tornar a rotina mais eficiente, o ambiente de trabalho mais agradável e contribuir para o clima organizacional. Por isso, o ideal é que todas as pessoas a desenvolvam. Porém, desenvolver inteligência emocional é especialmente difícil para colaboradores desmotivados. Essas pessoas, muitas vezes, não conseguem lidar com suas frustrações e acabam “descontando” sua raiva e angústia no outro, que não tem nada a ver com a situação.

Falta de proatividade

Bastante relacionada à questão da produtividade, colaboradores desmotivados também tendem a ser menos proativos em relação a colaboradores motivados. Por não acreditarem em seu trabalho ou nos resultados daquilo que fazem, pessoas desmotivadas normalmente entregam apenas o básico e não se esforçam para ir além do esperado.

Absenteísmo

O alto nível de faltas, atrasos e expedientes incompletos dos colaboradores podem indicar que há um problema de motivação organizacional. Pessoas desmotivadas procuram formas de estar longe de suas atividades profissionais e usam as mais variadas desculpas para ficar em casa ou se dedicar à outras funções.

Além dos pontos citados, para saber se uma pessoa está desmotivada, observe se há:

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  • baixo desempenho, erros corriqueiros e descumprimento de metas;
  • comunicação falha;
  • negativismo, sensação de impotência e falta de energia;
  • resistência a mudanças ou a críticas construtivas;
  • falta de interesse em atividades externas ou treinamentos;
  • falta de disposição para ir trabalhar;
  • contagem dos minutos para o fim do expediente;
  • sentimento de “só estar ali pelo salário”;
  • afastamento da equipe e desinteresse por novos desafios e tarefas coletivas;
  • sentimento de angústia e de ansiedade, irritabilidade e distração frequentes;
  • busca por livros de autoajuda, mensagens e frases de motivação no trabalho;
  • comparações de funções e de remuneração/premiação com colegas;
  • pesquisas frequentes por novas oportunidades no mercado.

Como lidar com a desmotivação?

Não é fácil lidar com a desmotivação no ambiente de trabalho. Trabalhadores pouco ou nada motivados tornam o clima organizacional pesado e negativo. Por isso, é tão importante procurar mantê-la e não deixar que ela despenque. Mas, se você tem observado que está desmotivado ou que seus colaboradores estão, ainda há formas de contornar isso.

Ao perceber que a equipe está começando a ficar desmotivada, o primeiro passo é eliminar falas e pensamentos negativos, pois podem verdadeiramente prejudicar o clima organizacional e minar a motivação aos poucos.

Uma maneira de motivar, que está ligada ao RH da empresa, é estabelecer um sistema de benefícios e recompensas. Ao saber que serão recompensados por seu esforço, os funcionários tendem a se sentir mais encorajados e, com isso, se tornam mais comprometidos e produtivos.

Outra estratégia para diminuir a desmotivação é, basicamente, fazer elogios. Receber um simples elogio pode mudar o dia do colaborador e elevar sua produtividade. Mas, para que isso realmente funcione, o elogio precisa ser sincero.

Além dessas, existe ainda uma outra atitude que pode ser considerada a mais adequada e eficiente para melhorar os níveis de motivação: trabalhar em equipe. Uma equipe unida tende a se fortalecer e elevar a moral de uns dos outros para que trabalhem com mais ânimo e afinco.

Como fazer sua equipe aumentar a motivação no trabalho

Após identificar os fatores de desmotivação em uma pessoa ou equipe e entender como revertê-los, é hora de saber como aumentar ainda mais a motivação e fazer com que a equipe atinja a alta performance. Veja algumas das técnicas mais importantes:

Entenda que motivação é pessoal

Como pontuamos na primeira parte do texto, mais do que a posição de uma pessoa em uma pirâmide, é preciso compreender que motivação é algo pessoal e subjetivo. Enquanto certas pessoas ficam motivadas pela possibilidade de receber um bom salário, outras se sentem motivadas quando têm que lidar com desafios diários ou quando podem fazer algo bom para outras pessoas.

Não tente tratar seus colaboradores como uma massa homogênea e não espere que eles reajam da mesma forma à suas ações de motivação. Esteja sempre em contato com as pessoas, ouça o que elas têm a dizer e a partir daí veja como sua empresa pode ser mais motivadora.

Conheça os valores e propósitos das pessoas

Uma vez que motivação é algo pessoal, é extremamente importante que você conheça seus colaboradores e entenda o que é importante para eles. Quais os valores de cada um? Quais seus propósitos? Eles estão alinhados ao que a empresa prega e oferece?

Ter esse tipo de noção vai lhe ajudar não só a investir em práticas de motivação mais eficientes, mas também a melhorar seu processo de recrutamento e seleção, por exemplo, evitando que sejam admitidas pessoas que estão esperando algo que a empresa não pode dar.

Tenha objetivos e metas claras por trás de cada atividade

As pessoas tendem a ficar mais motivadas quando entendem o valor do seu trabalho e percebem o impacto que causam em algo maior – como a meta do time ou da empresa. Portanto, ao distribuir tarefas e funções, sempre deixe claro o que você ou a organização esperam a partir da realização desse trabalho e faça com que a pessoa entenda o quanto ela é importante para a empresa e para outros colaboradores.

Trabalhe com metas factíveis e reconheça seu atingimento

Distribua as tarefas de forma equilibrada e de acordo com as competências. As metas de desempenho devem ser atingíveis. Metas irreais são uma grande armadilha, que causam frustração e descontentamento.  

Além disso, estipule critérios claros de premiação e bonificação. Colaboradores se mostram insatisfeitos e desmotivados a superar obstáculos e metas quando percebem que sua recompensa se assemelha a daqueles que pouco se esforçam ou se sobressaem. Nunca esqueça do reconhecimento autoral. Crie homenagens e destaques para cases de sucesso e performances bem-sucedidas.

Ofereça feedbacks constantes

Dê feedbacks periódicos. É frustrante para um funcionário não saber se está correspondendo às expectativas. Por isso, corrija construtivamente, oriente e elogie. Hoje, grande parte dos colaboradores demandam humildade do gestor para ouvir e ensinar e, ao mesmo tempo, firmeza para disciplinar e controlar suas urgências e desejos.

Forneça informação sobre o trabalho, as metas, a missão e a estratégia da empresa de forma clara e amplamente difundida.

Trabalhe com planos de carreira

Uma pessoa que não vê possibilidade de crescimento em uma empresa e não sabe qual pode ser seu próximo passo, muito provavelmente vai ficar estagnada, acomodada e dificilmente vai querer se aperfeiçoar e se desenvolver. Não há motivação para ir além.

Do contrário, quando há uma definição clara de qual é o próximo patamar de carreira para o colaborador e também a formalização do que ele precisa fazer para chegar lá, é muito mais fácil perceber sua evolução e busca por desenvolvimento. Se esse próximo passo atender às suas expectativas, haverá motivação mais do que suficiente para melhorar seu desempenho e correr atrás de mais entregas.  

Verifique a adequação dos cargos

Tenha certeza de que os funcionários estão devidamente alocados. É mais comum do que se imagina encontrar um funcionário competente designado para uma função equivocada, frustrado e acomodado com seu cargo.

Faça remanejamentos internos. Isso pode resolver problemas de desmotivação, suprir demandas da empresa sem precisar recorrer ao mercado e impulsionar a motivação organizacional.

Invista em capacitação

Patrocine cursos, treinamentos e concursos internos; encoraje a criatividade e as atividades que façam os colaboradores refletirem sobre sua importância na organização.

Implemente planos e gestão de carreira e monitore a evolução do funcionário por meio de avaliações periódicas e feedback. Não ter espaço para crescer é um fator desestimulante. Reforce a sensação de segurança e de estabilidade e ofereça benefícios justos. O medo de perder o emprego é uma preocupação frequente que causa estresse.

Facilite a construção de redes

O clima no ambiente de trabalho deve ser leve e cooperativo. Difunda o lema “se quer ir rápido, vá sozinho; se quiser ir longe, vá acompanhado” como valor da empresa. Para isso, invista em atividades externas, workshops, encontros e, principalmente, na comunicação clara, transparente e respeitosa.

Como melhorar sua motivação no trabalho

Se você se encontra na posição de colaborador em uma empresa, independente do nível, é importante também buscar maneiras de manter a motivação em alta. Confira algumas das mais importantes que separamos abaixo:

Conheça a si mesmo

O que está te deixando desmotivado? E por que isso te deixa assim? Você já parou para pensar nesses pontos? Muitas vezes, a falta de motivação acontece porque não conhecemos nossos próprios valores e propósitos. Como consequência, não conseguimos nos conectar ao trabalho. Portanto, trabalhe seu autoconhecimento e busque se entender antes de partir para outras questões.

Pensando na importância do autoconhecimento, preparamos este material totalmente gratuito! Acesse e aprenda mais sobre autoconhecimento e como exercitá-lo!

Reflita

A reflexão é fundamental para identificar os motivos que lhe desmotivam no trabalho. Se você gosta de sua empresa e observa potencial de crescimento e de satisfação pessoal, vale a pena tentar reverter o quadro de estagnação.

Informe-se

Peça feedbacks a seu superior e a seus colegas. Só assim você saberá se está atendendo às expectativas e poderá orientar suas ações – se esforçar mais, melhorar sua comunicação e presteza, aprimorar alguma habilidade, ser mais criativo nas soluções, tomar iniciativa frente a desafios, buscar maior autonomia para tarefas, etc.

Busque direcionamentos

Converse com seu líder ou com o RH sobre um possível plano de carreira, caso sua empresa ainda não adote esse formato. Mostre seu interesse de crescer e se dedicar à corporação. Isso pode, inclusive, encorajar a empresa a rever seus métodos. E, se você estiver insatisfeito com seu cargo, aproveite a oportunidade para pesquisar vagas disponíveis que te interessam dentro da própria organização.

Aprenda sempre

Não tenha preguiça de comparecer a treinamentos, cursos e atividades externas. Tudo o que você puder aprender será válido em algum momento. E, claro, sempre que possível, invista em cursos de extensão. Atualmente, uma boa graduação já não basta. Desenvolva novas habilidades e adquira conhecimento, assim, você desempenhará sua função de forma mais ágil.

Organize uma agenda dinâmica

Organize sua agenda de forma a alternar serviços burocráticos, estratégicos e criativos. Isso vai tornar seu dia mais agradável. Mas não se iluda: as tarefas rotineiras fazem parte do dia a dia em qualquer emprego e ambiente de trabalho, portanto, não há como fugir delas. Trabalho é trabalho. 

Lembre-se, também, de focar no que tem feito e observar como isso pode afetar os resultados da organização caso você não cumpra suas tarefas com primor. Isso ajuda a identificar o valor da sua função e pode dar um up na motivação no trabalho, na autoconfiança e na percepção de entrega.

Seja ambicioso

Sonhe e busque sempre o melhor. A ambição é uma força extra para alcançar seus objetivos. Mas, atenção: não é a qualquer preço. O nome disso é ganância, e essa é totalmente dispensável.

Se preciso, repense sua ocupação

Procure a ajuda de um coaching. O coach vai lhe ajudar a investigar o que você realmente busca, o que te satisfaz e te impulsiona para o topo da pirâmide (seja para esse problema de motivação no trabalho ou outro ponto). Além disso, juntos, vocês poderão planejar melhor a gestão de sua carreira, criar metas de curto, médio e longo prazo e, principalmente, compreender os obstáculos a superar e as ferramentas para cumprir metas. Se após muita reflexão você concluir que não há espaço para seus sonhos e satisfação pessoal na empresa atual, vale a pena buscar outros caminhos e oportunidades. No entanto, de forma alguma subestime a importância do salário no final do mês. Essa decisão deve ser lúcida e requer um planejamento minucioso.

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O papel do líder na manutenção da motivação no trabalho

O RH deve estar em constante monitoramento das lideranças dentro da organização. É preciso verificar a aptidão daqueles que estão no comando e desenvolvê-la. 

Pesquisas realizadas em Harvard e em Stanford apontam que um chefe ruim pode fazer mal à saúde tanto quanto ser um fumante passivo. Cerca de 75% dos profissionais entrevistados nos EUA afirmaram que seu superior era a pior parte do trabalho.

Seja um líder e não um chefe. Sim, a frase é um clichê, mas funciona. Siga-a fervorosamente.  Seja seguro, tome decisões democráticas e firmes, sempre demonstrando respeito e empatia. Comunique-se claramente, esteja aberto a ouvir, oriente e incentive a criatividade e a iniciativa de sua equipe. Posicione-se “dentro do barco”, junto a seus comandados e nunca aponte culpados para falhas. Aliás, mantenha o foco na solução, não no problema. Mas não deixe de analisar as causas para corrigi-las. Lembre-se de ser um facilitador de ações, dar autonomia de ação (mesmo que controlada) e dividir as responsabilidades e os méritos.


Considerações finais

Manter um bom nível de satisfação e motivação no trabalho é cada vez mais um desafio com o qual gestores e líderes precisam lidar. As exigências das pessoas hoje são diferentes do que eram há 20, 30 anos, e é preciso adequar as organizações para atender a esse novo público. Caso contrário, os prejuízos causados podem ser enormes, tanto para a organização, quanto para os trabalhadores.

Na posição de gestor, é importante entender que a motivação é algo pessoal e que precisa ser trabalhada de acordo com cada grupo de pessoas e de acordo com a cultura e os valores da empresa. Já o colaborador, precisa trabalhar seu autoconhecimento e entender o que realmente é capaz de mantê-lo engajado, em busca de atingir a alta performance.

Nos dois casos, contar com uma consultoria especializada pode ajudar. A Penser, por exemplo, desenvolve trabalhos personalizados para auxiliar líderes com dificuldade em manter sua equipe motivada e também para ajudar pessoas que precisam encontrar motivação no trabalho. Você pode solicitar uma avaliação gratuita dos nossos profissionais clicando aqui ou no banner abaixo.

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Este post tem um comentário

  1. Avatar

    Boa tarde! O artigo me fez repensar muito sobre situações do cotidiano em que acabamos não dando conta, muitas vezes pela correria, além de ter me ajudado em um trabalho da faculdade sobre ética. Com certeza irei acompanhar a página daqui em diante. Obrigada.

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