Post para o Guia Super Mais – Ponte Nova (MG)
Março de 2013 – Por FERNANDO PACHECO
Em todos os trabalhos que envolvem Plano de Negócios para nossos clientes, deixamos claro desde a primeira reunião que essa metodologia requer entender o macro como decorrência futura para o micro. Em outras palavras, fazer com que nosso parceiro compreenda que o cenário político, econômico, ambiental, comportamental e social tem tudo a ver com o negócio dele.
Estar bem informado e entender de múltiplas áreas são passos importantes para ser bem sucedido no mundo das organizações atuais. Ter consciência plena das mudanças na sociedade é chave para que se possa antecipar tendências, reverter quadros e conduzir sua empresa para novos rumos em relação a essa alteração que você vem percebendo.
Novas legislações que estão por vir, crises relacionadas a setores da economia de países vizinhos e aberturas de mentalidade do consumidor são exemplos interessantes de como cenários externos podem afetar o cotidiano do seu trabalho. Recentemente, atendemos na Penser uma empresa que estava reformulando seu Plano Estratégico de Negócios e demos uma diretriz sobre um ramo de atuação ainda não percebido por eles. Com o Novo Código Florestal, os produtores rurais ainda não tinham total domínio da matéria e de como poderiam se adequar às recomendações. Mostramos então para a instituição, que se dedica a questões relacionadas ao desenvolvimento socioambiental, que ali havia uma nova oportunidade de negócios, fora do escopo inicial do surgimento da empresa.
Mesmo que você não seja um empresário, esse raciocínio tem tudo a ver com a sua vida. Preparado, bem informado e munido de conhecimento do ambiente externo, você pode se destacar e se tornar fundamental para a estrutura da organização na qual trabalha. Não perca a chance de criar um diferencial competitivo individual e busque sempre formação e desenvolvimento. E atualmente, isso não requer investimentos absurdos. Na internet, há diversos cursos gratuitos e com horários flexíveis. Busque ir além.