Para o Brasil, é preciso focar na melhoria de serviço e atendimento

O texto abaixo foi escrito por Fernando Pacheco e publicado no blog do Guia Super Mais, que desenvolve um trabalho muito interessante em comercialização e publicidade.

É PRECISO FOCAR NA MELHORIA DOS SERVIÇOS E ATENDIMENTO

Algumas experiências recentes nos levam a um raciocínio duro, mas que deve ser compartilhado: o maior gargalo do Brasil não é estrutural, mas, sim, relacionado à ineficiência e baixa qualidade dos serviços.

Os políticos, empresários e sociedade civil entenderam nos últimos anos que o nosso país vivia uma crise de infraestrutura. Pontes, estradas, portos, aeroportos, acessos, destinos logísticos viraram moda em todos os programas televisivos e rodas de discussão (assim como a palavra gargalo) e avançamos, até bem, nessa área. Válido e importante, diga-se de passagem. Melhoramos, também, em desenvolvimento tecnológico. Mas alguns setores não cresceram e não ampliaram a oferta de qualidade.

É inadmissível que não sejamos também referência em serviço e atendimento. Nosso relacionamento com o público ainda é ruim, nosso português derrapa no cotidiano com os clientes e não caprichamos em nada na experiência positiva do consumidor. Estamos ficando aquém, indignamente para atrás, na prateleira de baixo. De restaurantes a médicos, de call center até a mesa de bar…nossos serviços pecam em qualidade e em atendimento.

Existem estudos que comprovam que um cliente satisfeito faz um marketing positivo para aproximadamente 4 pessoas, enquanto um insatisfeito trabalha negativamente para, no mínimo, 11. É preciso ir além e investir em treinamento e capacitação. Os casos de empresas que até então se consideravam ”soberanas” no seu ramo e faliram são enormes e os exemplos se encontram cada dia mais próximos a nós.

Não deixe que isso também ocorra com você. O pedido se transforma quase em uma súplica: proprietário, gerente, gestor, colaborador: foque esforços para desenvolvimento e qualidade. Seu negócio e o país agradecem!

Fernando Pacheco – Diretor executivo

Compartilhe:

Seja avisado quando publicarmos novos artigos

Fale com um Especialista

Redes Sociais

Posts em Alta

Categorias

Você também pode se interessar

como delegar

COMO DELEGAR SEM SE PREOCUPAR

Por Ricardo Mallet*  Como Delegar sem se preocupar: um “sonho de consumo” de qualquer gestor. Afinal, quem não valoriza poder contar com pessoas altamente responsáveis