Planejamento de carreira: como fazer da maneira correta e ter sucesso

O planejamento de carreira é indispensável para o profissional que busca progredir dentro da organização a qual pertence e no mercado de trabalho. Essa ferramenta o auxilia a conquistar a altura profissional que deseja e alcançar a posição que tanto almeja.

O planejamento de carreira pode parecer uma tarefa simples, mas não é exatamente assim. Um bom plano de carreira dá certo trabalho, mas o planejamento correto faz toda a diferença e os resultados são bastante satisfatórios. Para realizar seu planejamento de carreira, você precisará refletir para descobrir qual é sua missão, sua visão e quais são seus valores. A partir disso, com esses conceitos em mente, você tem melhores e reais condições de descobrir qual será o caminho dos seus objetivos profissionais.

Neste texto, você vai entender melhor sobre planejamento de carreira: o que é, qual sua importância, como montar um planejamento de sucesso com as melhores dicas e como o plano de carreira vai te ajudar e te guiar em suas próximas oportunidades e conquistas.

O que é planejamento de carreira?

Antes de qualquer coisa, é preciso entender o que é planejamento de carreira. Trata-se de um instrumento utilizado por empresas e por profissionais com o objetivo de ajudar o colaborador a crescer e evoluir na organização. A ferramenta traça uma trajetória dentro da hierarquia da empresa.

Em geral, organizações maiores oferecem o planejamento de carreira, pois têm um setor de recursos humanos bem estruturado e estão preocupadas em atrair e reter talentos. Esse instrumento ajuda o colaborador a entender o que precisa fazer para ser capaz de progredir em sua carreira, quais objetivos ele deve alcançar e como pode se destacar e conseguir chegar ao próximo patamar o mais rápido que puder.

Normalmente, o planejamento de carreira está dividido em cargos e funções. Ele também deixa claro o que a empresa está esperando do colaborador, influenciando-o a progredir no tempo planejado.

Para o colaborador que acabou de chegar na empresa, o plano de carreira serve de motivação. Assim, ele sabe que será valorizado por seu desempenho e performance e que uma melhor posição no futuro depende dele.

Além de compreender e participar do planejamento de carreira oferecido por sua empresa, o colaborador também pode criar o seu. No planejamento de carreira próprio, ele pode colocar suas potencialidades e fraquezas, identificar quais são seus talentos natos e quais habilidades precisam ser adquiridas. Também podem conter dados como a linha do tempo profissional e quais são os valores, a visão e a missão do profissional tanto na empresa em que trabalha, como em toda a sua carreira.

Por que é importante fazer um planejamento de carreira?

Assim como em outros âmbitos, a vida profissional também exige planejamento. Por isso, se você quer atingir seus objetivos e metas de carreira, planejar é fundamental. 

Quer saber mais sobre como fazer um planejamento de metas de sucesso? Nós ensinamos.

O planejamento de carreira auxilia a buscar novas oportunidades de trabalho, a aperfeiçoar seu currículo e seu portfólio, além de direcionar a procura de capacitações. 

Algumas profissões demoram anos para dar retorno e oferecer estabilidade financeira. Enquanto a oportunidade ideal não acontece, um bom planejamento de carreira pode te ajudar. Por isso é tão importante saber aonde você quer chegar, para que seja possível traçar estratégias e alcançar sucesso na carreira.

Por que as empresas oferecem um planejamento de carreira?

Confira algumas das motivações:

  • Contratações: estudos mostram que cerca de 40% dos empregadores têm dificuldade em preencher vagas. Mas, com um planejamento de carreira bem definido, torna-se mais fácil definir um perfil profissional para contratar.
  • Motivação: todo colaborador sonha em evoluir. O plano de carreira serve de estímulo para os profissionais, pois eles sabem que seus esforços terão recompensas. Dessa forma, eles procuram se destacar e dar seu o melhor no trabalho.
  • Formação de líderes com “a cara” da empresa: quando a empresa está bem estruturada, ela pode transformar os colaboradores em potenciais líderes baseados em sua essência. 
  • Atração de novos talentos: bons profissionais se interessam por vagas que dão a possibilidade de seguir carreira. Levando em conta, também, que a geração atual tem novos interesses, as empresas devem ser atrativas para conseguirem captar novos talentos.
  • Foco: quando há um planejamento de carreira definido, é mais fácil para o colaborador focar em seu trabalho, pois ele sabe aonde quer chegar e já tem as estratégias para isso.

Objetivos do planejamento de carreira

  1. Desenvolver pessoas qualificadas e capazes para executar corretamente suas funções e compreender as necessidades futuras;
  2. Prevenir a obsolescência e a estagnação individual;
  3. Manter potenciais gestores e outros profissionais capazes de satisfazer a necessidade de pessoal da corporação;
  4. Nutrir na empresa um clima favorável para o desenvolvimento, auto aprendizagem e crescimento pessoal;
  5. Organizar objetivos e linhas de atuação que regulem comportamentos e metas individuais.

Como fazer o planejamento de carreira?

  1. Defina seus objetivos

Para escolher um caminho, primeiro é preciso saber aonde queremos chegar. Por isso, o primeiro passo é traçar suas metas de carreira. Pode ser adquirir novos conhecimentos, trabalhar em outro país, se dedicar a algo específico. Seja como for, tenha esse propósito claro.

  1. Avalie seu potencial

Você precisa refletir e descobrir quais são seus pontos fortes e fracos; suas qualidades e defeitos. Assim, você vai saber no que precisa melhorar em seu caminho.

  1. Defina estratégias

Pondere: é possível alcançar seus objetivos com as qualificações que tem atualmente? Se a resposta for “não”, defina o que ainda é necessário fazer. Pode ser realizar um curso da sua área, aprender um novo idioma ou, até mesmo, realizar uma pós-graduação. 

Cada perfil profissional tem suas exigências. Mas, existe algo que vale para todas as carreiras: o sucesso vem com trabalho e será necessário trabalhar para alcançar seus sonhos.

  1. Pesquise exemplos de sucesso

Uma forma de se motivar é se espelhar em profissionais inspiradores. Já que eles alcançaram sucesso, podem ensinar diversas coisas importantes.

  1.  Visualize sua jornada

O planejamento de carreira funciona como um guia para chegar aos resultados. Por isso, ele precisa ser bem detalhado e você deve anotar tudo que fizer.

Como funciona cada parte?

  • Mapeamento pessoal: identificação de valores, interesses, motivações e medos;
  • Mapeamento de competências: lista com suas habilidades técnicas e gerais. Reflita: o que você tem de diferencial em relação aos outros?; 
  • Mapeamento do mercado: relação entre área, cargo e função para identificar os requisitos e competências necessários para atingir a posição de interesse. Questione quais os possíveis problemas em sua jornada e pense em como driblá-los.
  • Plano de ação: definição, por escrito, de objetivos e prazos. Trace um planejamento objetivo, que seja viável e baseado em fatos. Trata-se de um passo a passo.

Planejamento em Y

Há algum tempo, não existiam muitas opções de plano de carreira. Os profissionais eram contratados para uma função específica e a maioria permanecia na mesma função até se aposentar. Já os que mostravam ter perfil para liderança tinham possibilidade de serem promovidos para cargos de gerência.

Hoje, existem outras formas de planejar a carreira. Uma delas é o planejamento de carreira em Y. Nele, o profissional pode optar entre buscar por um cargo gerencial ou se tornar especialista em determinada área na empresa. Se o caso for a área gerencial, o mais adequado é seguir um planejamento de carreira mais tradicional. Já as áreas técnicas apresentam mais possibilidades, como a pesquisa de soluções e desenvolvimento de produtos. Muitas empresas, inclusive, dão incentivos para estudos, formações e especializações para os colaboradores. 

O planejamento de carreira em Y quebra o clássico padrão de crescimento profissional, no qual havia a promoção de colaboradores a cargos gerenciais. O plano em Y possibilita o desenvolvimento de conhecimento técnico, para que os profissionais melhorem suas potencialidades. 

Esse nome faz alusão à geração Y, que está em busca de novos meios de ascensão profissional, e também à letra Y, que mostra uma bifurcação, representando que o funcionário não está condicionado a seguir, necessariamente, um só caminho; ele tem outra alternativa.

Planejamento em W

O mercado de trabalho sofreu algumas transformações, geradas, principalmente, pelo avanço tecnológico e as mudanças no networking. Com isso, as estratégias para o crescimento profissional também se modificaram e evoluíram.

Por falar em networking, sabia que essa é uma importante ferramenta para o crescimento profissional? Nós sabemos disso. Por isso criamos um infográfico com dicas de como usar o WhatsApp como ferramenta para o networking. 

Assim, criou-se um novo modelo para o crescimento nas organizações: o planejamento de carreira em W. Esse plano mescla as duas possibilidades do planejamento de carreira em Y, pois oferece a possibilidade de o profissional se tornar um líder sem ter que deixar de lado suas especialidades e técnica. Assim, um técnico também pode ser um líder.

Dessa forma, o planejamento de carreira em W traz mais flexibilidade tanto para o empregado como para o empregador. Além disso, esse plano possibilita que o profissional administre sua própria rotina e ainda consiga extrair o melhor de cada membro da equipe.

Lembrando, porém, que há somente dois caminhos a serem seguidos: a área técnica ou a área gerencial.

Planejamento de carreira meu ou da empresa?

Existem várias possibilidades para o planejamento de carreira. Em determinados casos, a empresa oferece esse planejamento. Ela traça suas metas com o colaborador, alinhando as expectativas e mostrando qual o tempo de permanência em cada função da hierarquia.

Contudo, mesmo que a empresa não ofereça um planejamento de carreira, você pode fazer o seu. Aliás, é essencial que cada profissional faça seu próprio plano de carreira. Você mesmo pode elaborar o seu ou contar com a ajuda de um profissional.

O planejamento de carreira traz vantagens para a empresa e para o colaborador, pois o auxilia dentro da empresa e também possibilita a atração e retenção de talentos.

Conclusão

O planejamento de carreira serve como um ponto de partida e de apoio para a tomada de decisões no âmbito profissional. Percebemos sua importância quando nos damos conta de como as relações de trabalho são dinâmicas, oscilantes e incertas. Precisamos dessa ferramenta para traçar os próximos passos e moldar o profissional que apresentamos ao mercado de trabalho.

O planejamento de carreira ajuda a identificar quando há mais de uma oportunidade de trabalho, como também a traçar metas de carreira de maneira independente. Além disso, ele orienta a jornada do profissional, ajudando-o a superar obstáculos, driblar problemas, alcançar suas metas de carreira e o sucesso almejado.

Além da dica acima, quer descobrir outras para bombar sua carreira? Conheça o material que preparamos você.

impulsionar sua carreira

Compartilhe:

Seja avisado quando publicarmos novos artigos

Fale com um Especialista

Redes Sociais

Posts em Alta

Categorias

Você também pode se interessar