A proatividade é um tema em alta no ambiente corporativo, tanto pelo impacto causado nos resultados das empresas, quanto pela capacidade de alavancar carreiras. Se você ainda não incorporou completamente esse conceito em sua vida, saiba que, a cada dez empregadores, seis mencionam esse comportamento como uma das virtudes procuradas nos candidatos a uma vaga em sua organização.
Além disso, a pesquisa que aponta o dado acima – feita para o guia “As Melhores Empresas para Começar a Carreira” e publicada pela VOCÊ S/A – reforça a necessidade de maior eficiência e produtividade dos colaboradores, uma vez que as equipes estão cada vez mais enxutas. E isso tem tudo a ver com proatividade!
Por isso, no artigo de hoje, vamos falar tudo sobre essa habilidade. Continue lendo para descobrir:
- O que é proatividade?
- Exemplos de proatividade no trabalho
- Qual a importância da proatividade para as empresas?
- Quais são os benefícios da proatividade?
- Como ser mais proativo?
- Como ter proatividade sem passar dos limites?
- Ser mais proativo pode transformar sua carreira
O que é proatividade?
Por mais que seja um tema amplamente difundido, ainda existe uma certa confusão acerca do significado de proatividade. Mas não é tão difícil reconhecer quando alguém é proativo. Afinal, a proatividade é evidenciada quando a pessoa tem iniciativa, é ativa em sua atuação e assume responsabilidades com consciência sem que alguém precise ficar lhe pedindo para agir. Ser proativo é não ser dependente, esperando que sempre lhe digam o que fazer.
A proatividade também tem a ver com a capacidade de identificar um problema ou desafio, antecipar uma solução ou decisão e assumir a responsabilidade, o esforço e o controle da ação. Felizmente, é uma competência que pode ser desenvolvida, não sendo, necessariamente, uma qualidade nata.
A confusão acontece quando se entende a capacidade de tomar a iniciativa para propor algo antes de todos como definição para o comportamento proativo. Isso não é o suficiente. É preciso inovar nas soluções e apresentar um desempenho que supere as expectativas. No final das contas, o que realmente fará a diferença é a autonomia, a habilidade de ultrapassar obstáculos por caminhos ainda não percorridos e conquistar os melhores resultados possíveis. Isso precisa estar claro!
Além disso, também não se deve confundir o profissional proativo com o multitarefas – aquele que executa várias tarefas simultaneamente, principalmente as urgentes, e consegue cumprir todas nos prazos devidos. A proatividade vai muito além: ela demanda organização, planejamento e antecipação de variáveis e de contratempos.
Diferença entre proatividade e produtividade
Muitas pessoas também confundem proatividade com produtividade. Porém, nem sempre uma pessoa proativa é produtiva, e vice-versa. Enquanto a proatividade tem a ver com iniciativa, estar sempre à frente do esperado ou solicitado, a produtividade está relacionada à quantidade de resultados em relação a uma determinada quantidade de tempo.
Importante ressaltar que uma qualidade não exclui a outra. Na verdade, elas são complementares. Portanto, um bom profissional procura ser proativo e produtivo.
Diferença entre proatividade e reatividade
Para reforçar o entendimento sobre o significado de proatividade, vale a pena esclarecer, ainda, o conceito de reatividade. Diferentemente de um indivíduo proativo, a pessoa reativa é inerte, isto é, ela espera que um fato ocorra para tomar uma atitude e, assim, lidar com as consequências. Ela tem dificuldades para tomar iniciativa sem uma ordem prévia, o que comumente resulta em omissão ou perda de oportunidades.
Quem assume essa postura é condicionado pelo ambiente e espera por ocorrências ou mudanças que irão gerar suas reações. Frente a um mercado extremamente competitivo, essa característica é cada vez mais desprezada pelas equipes de RH, uma vez que levam o profissional à estagnação e a empresa à obsolescência, à perda de participação e de valor no mercado.
E, então? Entre proatividade e reatividade, onde você está nessa classificação? É hora de descobrir se você é, de fato, um profissional proativo e como pode evoluir. Sua carreira conta com isso!
Exemplos de proatividade no trabalho
- Ter a capacidade de antever problemas e oportunidades no ambiente interno e no contexto externo, de propor ideias, alternativas, ações antecipadas e resultados, com foco sempre em soluções, nunca no problema ou em achar culpados;
- Participar em reuniões, ter interesse pelo planejamento estratégico e por ferramentas que otimizem processos e tarefas do dia a dia. Dessa forma, o profissional proativo busca ganhar tempo para se dedicar às atividades que julga serem mais valiosas;
- Se comprometer em sanar, de forma responsável e harmoniosa, adversidades no ambiente de trabalho, bem como auxiliar colegas em suas funções e engajá-los na filosofia da empresa – influenciar comportamentos e direcionar caminhos;
- Ter autonomia e assertividade em ações sem ordem prévia: executa suas tarefas e vai além do esperado, com o objetivo de alcançar resultados mais eficientes ou efeitos nunca antes observados, por meio de caminhos diferentes;
- Ter anseio por novos desafios e manter sua motivação em alta: sabe olhar para o futuro, planejar e assumir riscos controlados;
- Buscar constantemente por informação e qualificação;
- Possuir qualidades como determinação, perseverança e resiliência;
- Se adaptar facilmente a qualquer ambiente e ter flexibilidade frente a questionamentos e adversidades;
- Buscar o cumprimento de metas, superação de expectativas, inovação e reconhecimento autoral frequentes.
Todos esses exemplos de proatividade no trabalho mostram as características que fazem um profissional ser proativo, os pontos que você deve trabalhar para alcançar, buscando se desenvolver como pessoa e como profissional e, com isso, ser mais valorizado em sua empresa.
Qual a importância da proatividade para as empresas?
Uma organização que conta com uma equipe proativa tende a incorporar esse comportamento em suas ações institucionais e estratégicas, o que pode alavancar a produtividade, gerar excelentes resultados, ampliar a participação no mercado e fortalecer o relacionamento com seus clientes. A proatividade está diretamente relacionada com alta performance e inovação, aspectos determinantes para criar diferenciais competitivos.
Ser proativo é fazer mais do que o esperado e ir por caminhos diferentes visando conquistar os melhores resultados. Não à toa, líderes com postura proativa têm a capacidade de inspirar, de transformar e de, mesmo após sua saída, manter o engajamento entre seus seguidores. Veja o exemplo de Steve Jobs: os colaboradores da Apple mantêm a filosofia e os preceitos de seu fundador mesmo após seu falecimento, assegurando o destaque da empresa no mercado tecnológico. Definitivamente, não há razão para não investir nesse perfil profissional, concorda?
Quais são os benefícios da proatividade?
Justamente pelo fato de as empresas compreenderem os benefícios que esse perfil traz, indivíduos com proatividade têm alto valor no mercado e raramente ficam desempregados. Eles são vistos como aqueles que entregam resultados e contribuem diretamente para a saúde financeira da organização.
Normalmente, líderes e colaboradores proativos são destaque em suas funções e agregam valor à empresa. Dessa forma, ela reconhece a necessidade de mantê-los satisfeitos e motivados, oferecendo um plano de carreira atraente, reconhecimento, remuneração adequada, recompensas, boas condições de trabalho e novos desafios. Uma troca justa, não é mesmo?
Leia Mais: Saiba tudo sobre plano de carreira e a importância desse processo
Além disso, esses profissionais têm maiores chances de ascensão dentro da organização e de receberem propostas para novas oportunidades de trabalho. Ou seja, uma probabilidade muito maior de uma carreira promissora!
Vale lembrar, ainda, que esse comportamento também é resultado de planejamento, organização e controle das ações: o proativo nunca está à deriva. A consequência disso é um melhor desempenho, um tempo gasto com mais qualidade e menor dificuldade no cumprimento de metas e prazos. A busca constante por evolução torna o proativo mais motivado e feliz com o que faz e conquista.
Como ser mais proativo?
Você pode estar se perguntando: como ser mais proativo? De maneira geral, as pessoas apresentam características de proatividade e reatividade, em maior ou menor intensidade, de acordo com a personalidade de cada uma. Essa tendência torna mais fácil ou mais difícil desenvolver tal competência. É necessário, portanto, fazer uma ruptura com hábitos antigos, e isso requer dedicação e paciência.
Sabendo disso, e para que você desenvolva sua capacidade de ser proativo, separamos 12 dicas e exercícios valiosos ensinando como aumentar a proatividade. Confira!
1. Busque autoconhecimento
Uma das coisas mais importantes para quem quer desenvolver qualquer habilidade, incluindo a proatividade, é a busca pelo autoconhecimento e o mapeamento de suas competências e habilidades.
Por meio do autoconhecimento, você poderá identificar suas limitações, possibilidades de melhoria e pontos fortes, e poderá trabalhar de forma mais assertiva para desenvolver cada um deles.
2. Procure por um coach
Outro ponto que pode ser bastante importante para o desenvolvimento da proatividade é o investimento em um processo de coaching. Com um profissional qualificado e a orientação certa, você será capaz de potencializar seu autoconhecimento e direcionar seus esforços da forma certa para mudanças comportamentais e para a determinação de objetivos mais assertivos.
O coach lhe ajudará a fazer um melhor gerenciamento de seu tempo, a eliminar ações improdutivas, a aprimorar habilidades e a desenvolver competências em potencial, além de auxiliar na gestão de carreira.
3. Seja positivo e pare de procrastinar
Pessoas que tendem a procrastinar, normalmente, são menos proativas. Por isso, mantenha uma atitude positiva e abandone a famosa “enrolação”!
Foque sempre nas soluções e não nos problemas. Esteja sempre pronto para agir, e você será reconhecido por isso! Criar oportunidades deve ser sua responsabilidade: pare de dar desculpas a si mesmo e aos outros e não espere as coisas caírem do céu.
4. Trabalhe sua inteligência emocional
Se você quer ser um profissional mais proativo, é importante desenvolver sua inteligência emocional, resiliência e flexibilidade. Obstáculos e desafios inesperados fazem parte do caminho e é preciso entender que nem tudo sai como planejado. Muitas vezes, é necessário se adaptar, ser criativo e estar pronto para buscar alternativas.
5. Aja como um facilitador
Sendo um líder ou não, é importante que você adote o espírito de “facilitador” e esteja sempre buscando ajudar e guiar outras pessoas.
Por mais que você ache que não pode contribuir para a resolução de um problema específico, ou não consiga ajudar um colega a superar um desafio, é importante que você esteja disposto a tentar! Isso vai fazer com que você aprenda a sair de sua zona de conforto e vai facilitar seu caminho rumo a uma carreira mais proativa.
6. Pesquise e busque desenvolvimento
A inquietude e curiosidade são características extremamente importantes para que você se torne um profissional mais proativo. Por isso, pesquise, qualifique-se e evolua!
Quanto melhor embasado estiver e maior for sua qualificação, mais confiante você se sentirá para expor suas ideias, aceitar críticas construtivas e lidar com discordâncias. Aliás, encare as adversidades como desafios e aprendizado. Não se esqueça: a combinação entre proatividade e qualificação gera alto desempenho!
7. Seja observador
Seja um constante observador e desenvolva visão sistêmica para analisar o ambiente interno e externo. Assim, você tem mais chances de identificar o que pode ser aprimorado, assim como tendências e novas oportunidades. Observe as ações daqueles que você admira e teste as técnicas deles somadas aos seus conhecimentos. Isso lhe ajudará a construir seu repertório de ações.
8. Otimize sua rotina
Ser uma pessoa organizada, que sabe a importância do planejamento, é essencial para evitar a procrastinação – sobre a qual falamos nos parágrafos anteriores – e facilitar o desenvolvimento da proatividade.
Por isso, planeje e organize suas tarefas, determine prioridades, analise o tempo gasto com cada uma e estude maneiras de torná-las mais rápidas, sem perder qualidade. Quanto mais você puder se dedicar à sua criatividade e a seu pensamento estratégico, melhor!
9. Fortaleça sua rede de contatos
Manter uma rede de contatos forte e ativa é essencial para que você se torne alguém mais proativo. Afinal, além do aprendizado constante e da troca de experiências com pessoas diversas, é interessante que você mantenha contato com pessoas com alta proatividade e observe como elas trabalham: seu dia a dia, técnicas que possuem, como lidam com problemas, entre outras características.
Assim, você pode desenvolver suas habilidades técnicas e comportamentais e será significativamente mais fácil lidar com os desafios cotidianos.
Quer saber como construir um networking? Clique aqui e saiba mais!
10. Esteja aberto a mudanças
Querer ficar sempre em uma posição confortável, sem grandes reviravoltas, é uma característica forte de pessoas pouco proativas.
Por isso, não tenha receio frente às mudanças. Por mais que possam assustar, na maioria das vezes, as mudanças nos tiram de nossa zona de conforto e trazem boas experiências. Abrace-as e as encare como desafios positivos.
11. Seja questionador
Já ouviu aquela frase: “não sei o motivo, mas sempre foi feito assim”? Cuidado com ela! Pois, muitas vezes, os colaboradores se acomodam com procedimentos enraizados e não vislumbram soluções melhores.
Ser proativo é questionar as “eternas verdades” e entender que, na maioria das vezes, o que te trouxe até aqui não será capaz de te levar até o próximo objetivo. Por isso, não fique estagnado na mesmice!
12. Entenda a cultura de sua empresa
Ser proativo é interessante desde que você compreenda os limites da proatividade dentro da cultura organizacional de sua empresa. Ter autonomia e buscar soluções inovadoras não significa romper com a hierarquia, com as funções ou com as normas de conduta da empresa. Então, é fundamental estar atento a isso!
Abaixo, vamos falar um pouco mais sobre esses limites.
Como ter proatividade sem passar dos limites?
- Esteja sempre disposto a ajudar, mas quando for necessário. Se você identificar algum problema que ninguém percebeu, busque solucioná-lo. Mas não fique procurando problemas que não existem;
- Fique em sua alçada, ou seja, em sua área de conhecimento e competência. Dar opiniões sem ter embasamento e autoridade, além de lhe fazer correr o risco de não ser levado a sério, também pode fazer com que você seja considerado pedante;
- Fale apenas o necessário. Não fique dando opiniões o tempo todo, sendo prolixo em suas sugestões. Procure ser mais sucinto e assertivo;
- Não fique esperando ordens, mas cumpra com aquilo que lhe foi solicitado. Tome cuidado para não passar dos limites;
- Seja você mesmo. Não é necessário fingir ser outra pessoa ou ter características que não tem para se destacar, afinal, todos temos qualidades e pontos fortes a oferecer!
Ser mais proativo pode transformar sua carreira
O mercado de trabalho requer uma atualização constante e busca por melhores resultados. Ser mais proativo no trabalho, mostrar iniciativa, se dedicar, tudo isso pode fazer toda a diferença para sua empresa – e para você também! O profissional que entende o conceito de proatividade consegue se destacar entre outros profissionais e transformar sua carreira!
Esperamos que, após essa leitura, você tenha compreendido claramente o significado de proatividade e entendido também como ela é importante para a prosperidade de sua carreira e para a sobrevivência da organização da qual você faz parte.
Não perca mais tempo e coloque sua produtividade em prática!
Tem mais alguma dica para exercitar a proatividade ou quer compartilhar algum caso de sucesso? Deixe um comentário e vamos enriquecer esse conteúdo! E, se você gostou do texto, aproveite e compartilhe com os amigos em suas redes sociais.
Quer conhecer outras competências indispensáveis para o sucesso de sua carreira? Então navegue pelo nosso blog, conheça outros conteúdos valiosos para essa conquista e fale conosco! Nossos especialistas vão te oferecer um diagnóstico de carreira gratuito e te ajudar a transformar sua vida profissional.