Produtividade no Home Office: como se manter eficiente – sem passar do limite

A modalidade de trabalho home office tem se tornado cada vez mais comum nos dias atuais. Principalmente nos últimos meses, devido à pandemia causada pelo covid-19, a modalidade passou a fazer parte da realidade de muitas pessoas que nunca haviam experimentado antes. 

Embora trabalhar em casa tenha se tornado uma opção segura e frequente, é preciso ter cuidado para se comprometer e atender às demandas da empresa corretamente. Para ajudá-lo nisso, separamos uma série de dicas sobre produtividade no home office. Mas, antes, vamos entender o que essa mudança de ambiente de trabalho representa.

Como o cérebro funciona?

Nosso cérebro se acostuma com nossas rotinas. Portanto, quando você faz uma grande mudança, ele tende a estranhar o novo contexto e, por isso, precisa de um tempo para se acostumar. Por isso, se você trabalha na modalidade presencial e precisa começar a trabalhar em casa, seu cérebro vai demorar um pouco para se adequar à nova realidade. Isso ocorre porque muitas de suas atividades rotineiras acabam se tornando automáticas e quase inconscientes, como acordar em certo horário, escovar os dentes, tomar café, pegar o transporte, etc. Como elas são hábitos, o cérebro as realiza automaticamente, não sendo necessário ficar ponderando e repensando, pois dessa forma, ele poupa energia.

Como a rotina se modificou, visto que o ambiente de trabalho agora é outro, o cérebro precisa de mais concentração em atividades que antes eram espontâneas, o que gasta mais recursos e gera mais cansaço.

Além disso, o cérebro também assimila inconscientemente as informações contidas nos ambientes. Tomemos como exemplo o local de trabalho, frequentado todos os dias, que contém “avisos” indicando que está na hora de começar a trabalhar. O computador, a mesa, as paredes, a cadeira, entre outros, são fatores do ambiente que induzem esse comportamento. Por outro lado, nossa casa pode transmitir informações bastante diferentes, associando à ideia de que é um local familiar, de descanso e tempo livre.

Tudo isso acaba interferindo na produtividade do home office. Mas nem tudo está perdido. O cérebro é um órgão plástico e, por isso, consegue produzir novas conexões e se acostumar à novos hábitos e rotinas. Portanto, existem maneiras de manter a produtividade mesmo se você começar a trabalhar em casa. Mesmo dicas simples são capazes de ajudar. Confira, abaixo, dez dicas para conseguir ter produtividade no home office e não se perca em meio ao horário de trabalho.

10 dicas para manter a produtividade no home office

1) Crie processos para seu cérebro

Como mencionamos acima, a rotina que antecede a ida ao escritório aponta que “o dia começou” e que está na hora de ir trabalhar. Como a rotina muda para quem começa a trabalhar em casa, é interessante criar processos que possam passar a mesma mensagem ao cérebro. Dessa maneira, você condiciona seu cérebro para as tarefas do dia. 

Se possível, tente manter a mesma rotina que você tinha antes de começar a trabalhar em casa. Se está acostumado a acordar, tomar um banho, fazer café e ler as notícias, continue fazendo. Acordar e começar o horário de trabalho na mesma hora que fazia no escritório va ajudar seu cérebro a “entender” que o trabalho começou. O que ocorre é que muitas pessoas caem no erro de dormir mais ou abandonar alguns hábitos porque não precisam mais do tempo de deslocamento até o local de trabalho.

2) Mantenha hábitos saudáveis

Procure estabelecer limites e diferenciações entre suas tarefas. Tenha horários definidos: horário de trabalho, horário de se alimentar, horário de começar e horário de parar. Além disso, é importante respeitar os espaços, diferenciando o local em que você trabalha do local em que realiza as refeições.

3) Tire o pijama

Outra recomendação que faz muita diferença é tirar o pijama, que emite ao cérebro sinais inconscientes de descanso e relaxamento. Você não precisa vestir o terno ou calçar o salto alto, mas procure vestir uma roupa que o deixe suficientemente arrumado, sem parecer desleixado, afinal, algumas horas você vai precisar participar de reuniões em vídeo. Essa simples ação influencia positivamente em seu desempenho, ajudando a manter a produtividade no home office.

4) Selecione um único local da casa para trabalhar

Em geral, a maioria das pessoas não consegue manter a produtividade em qualquer lugar. E, se você se encaixa no grupo das pessoas que têm dificuldades, precisa eleger um espaço em casa para trabalhar. Seja em uma sala isolada, como um escritório; a escrivaninha do quarto; uma mesa bem equipada; ou, até mesmo, a mesa da cozinha; a ideia é que seja apenas um local, capaz de transmitir ao seu cérebro a informação de que aquele momento você está em horário de trabalho. Além disso, procure um espaço que não tenha muitas distrações nem interfira em sua produtividade.

Consolidar um hábito exige repetição, portanto, é essencial não ficar mudando o posto de trabalho. Também, é importante deixar no local aquilo que você precisa, como água e outros materiais, por exemplo, pois ficar saindo para procurar algo é uma interferência, o que prejudica a produtividade.

Leia Mais: Procurando um guia completo sobre o home office? Não deixe de acessar este conteúdo que preparamos para você!

5)  Deixe a mesa sempre organizada e, se possível, vazia

De acordo com pesquisas, o córtex cerebral se incomoda com a desordem visual, e isso prejudica sua capacidade de atenção, além de esgotar mais rapidamente suas funções cognitivas. Nem sempre as pessoas têm em casa escrivaninhas com gavetas, capazes de acomodar todo o material. Nesse caso, procure alternativas, mas não deixa a papelada e os demais objetos jogados sobre a mesa. Mantenha à vista apenas aquilo que é realmente essencial. O restante, tente guardar. Mas, se precisar manter algumas coisas em cima da mesa, procure deixá-las sempre organizadas, de maneira espacial e visual.

6) Faça uma lista de tarefas

Pode parecer simples, mas uma lista de tarefas tende a fazer toda a diferença. Por meio dela, você se mantém organizado, motivado e produtivo. Quando for fazer sua lista, pense tanto nos objetivos a longo prazo, como nos de curto prazo. Se precisar cumprir uma grande tarefa, como entregar um projeto, por exemplo, pense nos pequenos passos que precisam ser realizados para atingir o grande objetivo. Pense devagar. Trabalhar diariamente, aos poucos, é muito mais viável do que realizar a grande tarefa de uma vez. Por isso, procure estabelecer metas menores e visualize sua progressão, que vai trazer um reforço positivo.

Não monte sua lista apenas em sua cabeça; passe para o papel ou para o computador. Assim, você não precisa ficar se esforçando para lembrar e não corre o risco de esquecer algo importante. Além disso, é um prazer riscar as tarefas concluídas — e isso pode ajudar a aumentar a motivação e a produtividade no home office.

7) Estabeleça prazos, tendo um calendário e uma agenda

Semelhante à dica acima, ter um calendário e uma agenda vai auxiliá-lo a não se perder. Neles, deve constar, além da lista de tarefas, prazos para realizar e entregar suas demandas. Trabalhar em caso exige prazos tão sérios quanto os do escritório. Mesmo que seu horário de trabalho seja mais flexível, você deve manter a produtividade, seguir regras e prazos.

Quando criar sua agenda, coloque também outros compromissos de sua vida pessoal, tendo apenas um local com todas as informações de que necessita. Outra boa dica é conversar com sua família e amigos sobre sua agenda, para que entendam, respeitem e não o interrompam à toa.

8) Cuidado com as distrações

Distrair-se constantemente é um dos maiores perigos de trabalhar em casa. Mas, se você quiser manter a produtividade no home office, precisa se livrar ou evitar ao máximo qualquer coisa que possa distraí-lo. Evite realizar atividades que não estão relacionadas com seu trabalho, como colocar a roupa para lavar roupa, fazer o almoço fora de horário, etc. Também, converse com sua família para que não fique interrompendo durante seu horário de trabalho.

9) Faça uma coisa de cada vez

Manter a produtividade no home office é uma tarefa complicada, pois facilmente confundimos os limites entre vida pessoal e vida profissional. De um lado, estão a família e os afazeres domésticos; do outro, estão os prazos, emails, mensagens e cobranças. Por isso, a orientação é parar para respirar e pensar com calma. Separe os momentos de resolver problemas familiares de seu horário de trabalho; diferencie as demandas mais urgentes das menores e responda uma solicitação de cada vez.

Não dá para fazer várias tarefas de maneira simultânea. Nosso cérebro apenas vai alternando o foco de uma coisa para outra, o que gera sobrecarga e gasto excessivo de energia. O estresse de tentar se dedicar à várias coisas ao mesmo tempo derruba o neurotransmissor dopamina, que é fundamental para a atenção. Por isso, vá com calma. E isso nos leva à próxima e última dica.

10) Saiba a hora de parar

Sem ter regras definidas, como no escritório, o profissional pode extrapolar em sua jornada e horário de trabalho, mesmo se estiver a trabalhar em casa. Contudo, mesmo que as tarefas pareçam fluir e o trabalho ir bem, conforme o tempo passa, o cansaço e o estresse aparecem, prejudicando as funções cognitivas e minando a produtividade no home office. Por isso, delimite seus horários. Tenha hora para começar e também hora de parar.


Conclusão

Seja por opção ou por necessidade, trabalhar em casa é sim possível e pode, inclusive, trazer muitos benefícios. Mas, para que dê certo, reforçamos a necessidade de se manter comprometido e produtivo. Além disso, também é importante saber a hora de parar, para não acabar prejudicando sua qualidade de vida

Por isso se você quiser aproveitar melhor seu tempo, manter o foco, a responsabilidade e a produtividade no home office, sem comprometer sua vida pessoal, não deixe de aproveitar nossas dicas. Abrace o desafio e o encare como um importante aprendizado.

impulsionar sua carreira

Compartilhe:

Seja avisado quando publicarmos novos artigos

Fale com um Especialista

Redes Sociais

Posts em Alta

Categorias

Você também pode se interessar