Programa Trainee: como se destacar e ser aprovado

Participar de um programa trainee faz parte dos sonhos de muitos jovens brasileiros. Afinal, essa oportunidade é ideal – e quase única – para um aprendizado e crescimento profissional acelerado e exclusivo, visando um futuro de liderança em grandes empresas do país. 

Mas, devido ao alto índice de procura e à dificuldade durante o processo seletivo, existe alguma maneira de se destacar durante um programa trainee e ser escolhido para a vaga? A resposta para essa pergunta é afirmativa. Para saber mais, confira alguns pontos-chave que separamos para te ajudar durante o recrutamento.

O que é um programa trainee e por que ele faz tanto sucesso? 

Antes de entrarmos nas dicas de fato, é interessante entender um pouco mais sobre o universo do programa trainee.

Basicamente, o programa de trainee é adotado por empresas que desejam não apenas contratar alguém para um cargo, mas também imergi-lo em um processo de aprendizagem. Esse aprendizado tem intenções mais profundas,  já que visa uma capacitação gerencial de forma que o candidato possa assumir um posto estratégico e/ou de liderança no futuro. Isso acontece, principalmente, em companhias que crescem rapidamente ou naquelas que planejam sua expansão. Desa maneira, é possível colocar alguém de confiança, com preparo e um bom conhecimento geral a respeito da empresa em cargos importantes para auxiliar esse processo de ampliação. 

Um programa trainee, geralmente, foca em jovens recém formados, com faixa etária entre 20 e 34 anos. Sua duração total pode ter até cinco anos. O valor da remuneração gira em torno de R$ 5 mil, um ponto que ajuda no sucesso e na grande procura pelo programa de trainee.

Programa trainee x estágio 

Antes de se candidatar para um programa trainee, é preciso entender as diferenças entre esse processo e um contrato de estágio. Essa separação pode te ajudar a decidir qual caminho você prefere seguir visando seu planejamento profissional. 

A primeira diferença está no objetivo de cada um deles. Enquanto um estagiário procura trabalhar em uma empresa sem pretensão já firmada de crescer ali dentro, ou sem almejar um cargo específico, um trainee já entra para a companhia sabendo que, ao fim do programa, poderá assumir um cargo de liderança. 

A segunda diferença está no fato de que, para o estágio, as empresas buscam por pessoas nas fases mais iniciais do curso, que não têm grandes exigências curriculares e profissionais, pois entendem que o processo de estágio é de aprendizado sobre uma profissão. Por outro lado, no programa de trainee, o foco é em candidatos recém formados ou prestes a se formar, pois estão mais preparados. Além disso, eles têm uma bagagem e maturidade profissional maior para se tornarem líderes da empresa no futuro. 

A duração do processo é outro ponto que merece atenção. Como estagiário, uma pessoa pode trabalhar na mesma empresa por até dois anos e, então, deve ser contratada por meio da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para continuar ali. Em outra proposta, o programa trainee pode durar de seis meses a cinco anos e já tem declarada a contratação final e definitiva para um cargo de liderança. 

Como passar em um trainee?

Como já pontuamos anteriormente, destacar-se em um programa trainee e passar pelo processo seletivo pode ser difícil, mas nada é impossível! Separamos algumas dicas e boas práticas que vão te ajudar a estar entre os melhores trainees e ter mais chances de ser aprovado no processo seletivo. Confira:

1. Preze pela sua experiência de graduação 

Não só de uma boa faculdade vive um bom líder. Muito mais do que o nome da sua instituição de ensino, seu percurso acadêmico e profissional durante a graduação contam pontos importantes na hora de se destacar em um programa trainee. 

Por isso, principalmente se você ainda está na faculdade, procure criar um percurso que te valorize. Monitorias, programas de iniciação científica, participação em empresas juniores, cursos capacitantes, rede de networking, estágios e trabalhos voluntários são apenas algumas das possibilidades que vão te levar a crescer como pessoa e profissional e a se destacar como um dos melhores trainees. 

2. Fale a língua deles

Outro ponto importante é a respeito do seu domínio de línguas. Ter inglês avançado ou fluente é um ponto importante para a maioria dos programas trainees. Mas se você já tem essa habilidade, porque parar por aí? Espanhol, francês e alemão, por exemplo, são línguas que podem te ajudar a se destacar, especialmente no caso de um processo seletivo envolvendo multinacionais. 

3. Saiba onde quer chegar 

Ter autoconhecimento e saber onde quer chegar também ajudam a ganhar pontos positivos. Em um programa de trainee, a empresa deseja escolher pessoas que tenham consciência futura e entendam porque querem chegar àquele cargo de liderança.  

4. Saiba trabalhar em equipe 

Outra característica importante é saber trabalhar em equipe. Isso se aplica não somente ao programa trainee em si – no qual você vai trabalhar em grupo a fim de ganhar experiência e aprendizado a respeito dos processos da empresa – mas, também, para o momento em que você vai assumir um cargo de liderança e gerenciar toda uma equipe de pessoas. 

5. Seja flexível e saiba se comunicar 

Entender que você está ali para aprender é, também, um ponto-chave. Por isso, seja flexível e se disponha a passar por processos pelos quais você não passaria antes ou em outra ocasião. Além disso, saiba se comunicar bem a fim de conseguir exprimir seus desejos, preocupações e até mesmo conhecimentos prévios sem soar arrogante. 

6. Seja (e mantenha-se) curioso 

Saber sobre a empresa que você está se candidatando, seus produtos e processos de trabalho é importante, além de ser um diferencial que você pode desenvolver durante um programa trainee. Pesquise e estude sobre o que pode te ajudar a se desenvolver como profissional, assim, além de se mostrar proativo, você passa a ter mais domínio e conhecimento que outros candidatos. 

7. Atente-se ao seu comportamento

Apesar de parecer óbvio, esse é um ponto de extrema importância para quem quer saber como passar em um trainee. Demonstrar maturidade, ter uma boa postura, educação e mostrar interesse no processo em si, na empresa e na carreira que você pode desenvolver lá dentro, são características que diferem os melhores trainees de outros. Seu comportamento pode fazer toda e diferença no processo seletivo!  

E lembre-se: mesmo que o processo seletivo aconteça inteiramente online ou passe por fases que demandem o contato online, essas mesmas práticas são válidas e importantes!

Como se preparar para um programa trainee?

Marketing pessoal

Fazer marketing pessoal não é uma tarefa fácil, principalmente quando há muitos concorrentes. Mas, é um passo muito importante para se destacar no processo seletivo.
Faça um bom currículo, atualize sempre suas informações no LinkedIn, monte um bom portfólio e mantenha atualizado. Além disso, você deve expor suas ideias e demonstrar suas qualidades e competências. Você também pode usar as redes sociais para fazer um bom marketing pessoal.

Procure empresas que tenham a ver com você

Pesquisa sobre empresas que tenham a ver com seu perfil, objetivos profissionais e valores. Você deve encontrar uma empresa na qual se veja no futuro.
Sabendo disso, você pode pesquisar mais sobre a empresa para saber quando faz abertura de processo seletivo para programa de trainee e, assim, ter mais chances de ser selecionado.

Conheça a empresa e o processo seletivo

Estude sobre a empresa: seu negócio, missão, visão e valores.
Em alguns sites de empresas é possível saber como os processos seletivos são realizados, como são as entrevistas, dinâmicas etc.
Tudo isso vai contribuir para que o candidato possa se preparar melhor.


Conclusão

Quando falamos de um programa trainee, não apenas por conta das dificuldades envolvidas no processo e de sua duração, mas também pelo cargo final de liderança oferecido, é sempre bom lembrar que de nada adianta se candidatar só por se candidatar! Entenda seus objetivos profissionais e pessoais, pesquise sobre empresas que você quer trabalhar e colete informações sobre o tipo de trabalho que você exerceria antes de se aventurar por todo esse universo. 

Afinal, se você quer se tornar um trainee é preciso saber dos desafios que te esperam, mas também entender que sua determinação e preparação para o processo contam muitos pontos durante o processo seletivo! Ou seja: sem esse autoconhecimento e planejamento prévio, você pode estar se candidatando a uma vaga em vão e sabotando o que você espera para o seu futuro profissional e pessoal. 

E, se você está passando por este ou ainda outros desafios profissionais, um de nossos especialistas pode te ajudar a entender as melhores formas de vencê-lo! Para saber como, é só clicar na imagem abaixo!

especialista de carreira

Compartilhe:

Seja avisado quando publicarmos novos artigos

Fale com um Especialista

Redes Sociais

Posts em Alta

Categorias

Você também pode se interessar