Propósito Empresarial: o que é e como identificar o da sua organização

Você consegue identificar o propósito de uma empresa quando a conhece? Ou consegue identificar o propósito da empresa na qual trabalha? E, você que tem o próprio negócio, já definiu seu propósito empresarial? 

Muitas empresas não têm um “porquê” definido de existência. Você pode pensar que, na realidade, o propósito de todo comércio é ganhar dinheiro. Mas, quando falamos de propósito empresarial, estamos falando de algo que vai além disso. Ao definir seu propósito, a empresa consegue motivar e inspirar as pessoas, principalmente seus funcionários e colaboradores. A definição de um propósito empresarial cria união e gera a sensação de pertencimento, servindo de motivação para trabalhar e se dedicar àquela empresa.

Embora possa parecer apenas uma tendência passageira, o estabelecimento de um propósito empresarial é uma ferramenta que faz muita diferença quando o assunto é sucesso e engajamento. Pensando em mostrar como encontrar um propósito, preparamos este texto. Entenda sobre as principais características e pontos relevantes do propósito empresarial e conheça o golden circle, uma das ferramentas de estruturação de propósito mais conhecidas e consolidadas.

O que é propósito?

De forma resumida, podemos definir propósito como uma intenção, uma finalidade; é algo proposto, o qual se deseja alcançar. Por isso, o propósito é algo que move as pessoas. Se elas têm um propósito, podem basear seus cotidianos, atividades e estilo de vida nele. Além disso, as pessoas costumam fazer algo mais bem feito quando tem um propósito, pois quase ninguém gosta de fazer as coisas apenas por fazer. Gostamos de ter um motivo, ou melhor, motivação.

O mesmo que ocorre em assuntos pessoais também acontece com uma empresa. Quando ela encontra aquilo que chamamos de propósito empresarial, encontra sua razão para funcionar, o que também define sua marca, cultura organizacional e valores éticos, além de sua missão, visão e valores.

O que é propósito empresarial?

Se você tem uma empresa, agora, provavelmente, deve estar se perguntando o que é propósito empresarial e como encontrar um propósito. Para entender, é necessário retomar o conceito básico de propósito. Como dito acima, um propósito é algo que se deseja alcançar. Ou seja, é aquilo em que acreditamos, tratando-se não somente de uma frase de efeito, mas de uma intenção real, um objetivo superior. Por isso, muitas vezes, um propósito tem uma intenção social, de causar melhorias a você e às pessoas a sua volta.

Quando se trata de uma empresa, o propósito se relaciona com sua razão de existir, é a essência do negócio. Assim, o propósito está relacionado com o ambiente interno da empresa, consolidando sua ideologia, valores e cultura organizacional. Importante lembrar que o propósito empresarial não é a mesma coisa que a missão da empresa. Embora estejam relacionados, propósito e missão são diferentes. Enquanto o propósito olha para o ambiente interno, a missão foca no ambiente externo.

Dentro desse contexto, o propósito é fundamental para a construção da identidade e da estratégia do negócio. Atualmente, cada vez mais empresas têm percebido que apenas atributos técnicos e racionais não são suficientes para manter o funcionamento da empresa. É preciso ir além. É preciso ter propósito para funcionar e motivar seus colaboradores. Dessa forma, elementos emocionais, sensoriais, morais e éticos têm conquistado seu espaço dentro de organizações, causando transformações e trazendo diversos benefícios.

Uma pesquisa feita pela Korn Ferry, empresa americana de consultoria e gestão, mostrou que empresas com equipes que estejam focadas em um propósito crescem cerca de três vezes mais do que outras empresas de seu segmento.

Como encontrar um propósito?

Negócios começam porque pretendem suprir necessidades existentes. Quando há uma necessidade, um negócio trabalha para supri-la e, assim, gera lucro para si. Dentro desse contexto, está o propósito empresarial, que permeia o trabalho de funcionários e confere uma razão de a empresa existir. 

Se pararmos para pensar, toda empresa surge a partir de um propósito, mesmo que inconscientemente. Por isso, não é preciso, necessariamente, criar um propósito do zero, mas, sim, descobri-lo e, posteriormente, estruturá-lo de maneira clara e sintética. Para conseguir encontrar um propósito empresarial, algumas ferramentas podem ajudar. Hoje, vamos falar de uma das ferramentas mais consolidadas, eficazes e conhecidas: o golden circle.

Golden Circle

O golden circle (círculo dourado) é uma ferramenta composta de três esferas, que formam algo como um diagrama. Pense em um círculo dividido em três partes. Ao centro, no núcleo, está o “por quê”?; à sua volta, está o “como”; e, envolvendo o como, está “o quê?”.

  • Por quê? Trata-se do propósito da empresa, o que justifica sua existência;
  • Como? É o conjunto de processos adotados pela empresa que objetivam viabilizar o propósito;
  • O quê? Resultado dos processos, ou seja, o produto ou serviço oferecido pela empresa.

Simon Sinek, escritor inglês especialista em liderança, fala sobre o golden circle em seu livro intitulado Start With Why (2009). Segundo Sinek, todas as empresas podem dizer o que fazem, algumas sabem explicar como fazem, porém poucas são capazes de saber o porquê.

Quando definem e comunicam seu propósito, ou seja, seu diferencial, as empresas conseguem se manter relevantes e tomar decisões mais acertadas. De acordo com Sinek, “As pessoas não compram o que você faz, mas o porquê você faz”, assim, a mensagem mais importante que a empresa pode passar é o motivo, pois é isso que vai inspirar as pessoas. O autor tem uma teoria de que a comunicação do propósito ativa a área do cérebro que está ligada à decisões, influenciando comportamentos e ações. Como consequência, é possível garantir uma série de benefícios, como:

  • Mais motivação para funcionários que trabalham em uma empresa com propósito;
  • Mobilização de funcionários, gerando mais qualidade e dedicação;
  • Atração e retenção de talentos;
  • Fortalecimento da cultura organizacional;
  • Crescimento de vendas e receita;
  • Norte para a criação de ideias e tomadas de decisões dentro da empresa.

Lembrando que o propósito empresarial não pode ser algo muito genérico nem muito focado. Deve ser algo mais difícil de ser alcançada; apenas tome cuidado para não torná-lo impossível. Além disso, o propósito precisa ser único, autêntico, perene e fazer parte do DNA da empresa. O produto ou serviço podem mudar, mas seu propósito deve permanecer.

Como deixar claro o propósito empresarial?

Uma vez que o propósito está definido, é necessário colocá-lo em prática e consolidá-lo. Confira algumas dicas para conseguir fazer isso:

1. Definir seus objetivos

A primeira etapa é básica. É o momento de deliberar e escolher um motivo pelo qual a organização existe. O ideal é que esse processo seja conduzido pela liderança e envolva colaboradores, clientes, fornecedores e acionistas. Um bom propósito empresarial vai relacionar a atuação da empresa a uma determinada necessidade social, além de deixar claro como a atuação de cada envolvido permite alcançar resultados. 

2. Deixe o propósito claro

É importante compartilhar seu propósito com os públicos interno e externo. Por isso, além deixe claro o propósito da empresa e aquilo em que ela acredita durante anúncios, reuniões, em blogs, sites, redes sociais e, até mesmo, de forma física, nas paredes do escritório.

3. Colocar em prática

Com o apoio da liderança, a empresa deve colocar seu propósito no centro de suas ações e atividades, inclusive durante a gestão de pessoal. Para dar início a esse processo de transformação, a empresa deve usar seu propósito como bússola para orientar as tomadas de decisões e possíveis processos de mudanças.

4. Acompanhar o progresso

É de extrema importância acompanhar o desempenho da empresa nesse processo, para saber se houve evolução e se as mudanças realmente estão acontecendo. Mesmo que aconteçam aos poucos, o importante é não estagnar e progredir gradualmente. Avalie quanto houve de mudança, ouça o feedback de funcionários, clientes, investidores e acionistas e entenda como a mudança está sendo recebida por eles.

5. Acelerar a mudança

Para que o propósito empresarial se consolide, é necessário tomar algumas medidas. O objetivo precisa estar claro nas comunicações feitas pelos líderes e deve haver um acompanhamento para garantir que ele seja trabalhado durante a rotina de trabalho, mas sempre garantindo que os colaboradores tenham autonomia para tomar suas próprias decisões, caso estejam alinhadas ao propósito.


Conclusão

Identificar e estruturar um propósito não é algo simples. É um processo trabalhoso e, por isso, não pode ficar apenas no imaginário. O propósito empresarial deve ser colocado em prática e fazer parte da essência da empresa e de seus colaboradores. Para isso, precisa ser divulgado e materializado, norteando e inspirando pessoas e ações. Mas, mesmo que trabalhoso, encontrar um propósito vale muito a pena! 

E, você, está começando agora como líder? Aproveite para acessar nosso ebook gratuito sobre liderança pela primeira vez e confira dez comportamentos que você precisa desenvolver ao se tornar um líder.

Compartilhe:

Seja avisado quando publicarmos novos artigos

Fale com um Especialista

Redes Sociais

Posts em Alta

Categorias

Você também pode se interessar