Recrutamento especializado: o que é e quando contratar

Você já ouviu falar em recrutamento especializado? Trata-se de um processo de recrutamento e seleção (R&S) de candidatos, só que feito de maneira mais afunilada e, portanto, com maiores chances de sucesso. 

O recrutamento especializado é um importante aliado do RH e das empresas de forma geral, pois diminui o tempo de procura por candidatos realmente qualificados à vaga e consegue encontrar currículos compatíveis com as necessidades da empresa. Por esse motivo, o recrutamento especializado tem recebido cada vez mais foco e atenção.

Se você é um profissional do RH, líder de uma empresa, trabalha em uma corporação ou está se candidatando a vagas de emprego, este texto é para você! Entenda o que é recrutamento especializado, como funciona, quando vale a pena investir e quais suas vantagens dentro do recrutamento e seleção (R&S)!

O que é recrutamento especializado?

Realizar um bom processo de recrutamento e seleção (R&S) é extremamente importante para as empresas , além de ser trabalhoso. Por meio do R&S, é possível encontrar novos talentos capazes de compor o time da empresa e ajudar no crescimento organizacional. Devido à importância do recrutamento e seleção, as empresas têm buscado maneiras de fazer o R&S de forma mais acertada. Assim, surge o recrutamento especializado.

O recrutamento e seleção nada mais é do que um processo realizado pelo RH para atrair e escolher um candidato para um determinado cargo. Já o recrutamento especializado é mais profundo e específico. Nele, o profissional responsável por avaliar e selecionar os candidatos é especialista e atua na área. Por esse motivo, ele é capaz de medir a qualidade técnica e identificar os candidatos mais adequados. Por exemplo, se a vaga é para um jornalista, um profissional formado em jornalismo vai ser o recrutador.

O recrutador especializado, independente de sua formação, precisa estar alinhado com a empresa para a qual realiza a consultoria, entendendo seus objetivos, dores, valores e atuação.

Como funciona na prática?

Antes de começar o recrutamento especializado, a empresa responsável pela consultoria deve se reunir com a empresa cliente para definir quando devem ocorrer as entrevistas. O profissional especialista, ou seja, o recrutador da consultoria, faz a primeira entrevista, realizando, nessa etapa, um grande afunilamento. Já a empresa cliente fica responsável pelas demais entrevistas com os candidatos selecionados.

Inicialmente, a seleção avalia o desempenho do candidato para verificar se ele vai atender ao que o cargo exige. Durante esse passo, é importante que o consultor especializado esteja se comunicando com o cliente sobre o andamento do processo.

O recrutamento especializado funciona como uma espécie de funil, filtrando os candidatos mais competentes e compatíveis com a vaga em questão. O objetivo desse processo é justamente facilitar o R&S para o cliente. Lembrando que essa etapa não é apenas técnica, pois seu objetivo também é selecionar profissionais que realmente desejam trabalhar na empresa. Para isso, também observa-se:

  • Motivação;
  • Expectativas;
  • Alinhamento cultural;
  • Questões salariais.

O ideal é que o recrutador especializado entreviste um bom número de candidatos, para descartar as opções menos qualificadas e selecionar os candidatos mais capacitados para fazerem a entrevista com a empresa. O recrutador informa à empresa cliente quais candidatos foram selecionados, para que esta realize sua primeira entrevista.

Em vista desse primeiro processo, o trabalho de recrutamento e seleção da empresa fica mais simples, pois ela consegue realizar entrevistas com os candidatos mais aptos para a vaga. Por esse motivo, o recrutamento especializado é considerado mais específico e direcionado do que o recrutamento e seleção tradicional, pois garante mais eficácia, eficiência e chances de acerto, poupando tempo e, até mesmo, recursos das empresas e gestores.

Quais as vantagens do recrutamento especializado?

Conhecer o candidato de forma mais aprofundada

Um dos motivos que tornam o recrutamento especializado mais eficaz é justamente a profundidade com a qual se pode conhecer os candidatos. Como o recrutador é um profissional da área para a qual se está oferecendo a vaga, ele entende bem do assunto e consegue extrair as informações com mais eficácia. O consultor consegue direcionar a entrevista, fazer perguntas mais específicas e atingir um grau de profundidade maior. Assim, ele entrega um perfil técnico para a empresa que está contratando e esta pode partir para as próximas etapas.

Além disso, a proximidade que o recrutador consegue ter com o candidato, devido ao conhecimento da área, faz com que ele se sinta mais à vontade e seja mais transparente.

Identificar as habilidades técnicas

Como dissemos acima, o recrutador especializado consegue traçar o perfil técnico dos candidatos, algo que, muitas vezes, o RH não consegue fazer com profundidade. O perfil técnico envolve as habilidades específicas do candidato, que variam conforme sua área de atuação.

Algumas vezes, o RH realiza um recrutamento e seleção no qual se simpatiza com o candidato, porém, quando ele passa pela avaliação do gestor, este se depara com um candidato pouco apto no quesito técnico. Isso ocorre porque, geralmente, o RH não realiza uma entrevista técnica, diferentemente do gestor. Esse é um dos motivos pelos quais o recrutamento especializado é tão importante, para evitar esse tipo de problema.

Ter mais agilidade no processo de recrutamento e seleção

Na maior parte das vezes, os processos de R&S são burocráticos e exigem tempo. Em contrapartida, o recrutamento especializado oferece mais agilidade e simplifica a seleção de candidatos, já que faz uma importante filtragem inicial.

Lembrando que, se a contratação não for bem-sucedida, a empresa tem custos indesejados. O recrutamento especializado evita que esse tipo de coisa aconteça, uma vez que conta com a ajuda de um profissional da área e de tecnologias eficazes, como o recrutamento online e outros tipos de ferramentas.

Leia Mais: Entrevista online: saiba como se preparar para uma

Encontrar candidatos mais alinhados à cultura da empresa

Uma dificuldade que muitas empresas têm é encontrar profissionais alinhados com sua cultura. O consultor especializado, por ser de fora, tem uma visão externa do candidato e da empresa e, por isso, consegue selecionar profissionais alinhados com a cultura empresarial, que se encaixam com as expectativas, necessidades e o ambiente da empresa.

Outro ponto positivo do recrutamento especializado, que tem a ver com esse alinhamento, é diminuir a necessidade de realizar treinamentos e capacitações com os novos contratados, uma vez que estes estão mais aptos e compatíveis com a empresa.

Reduzir o turnover

Como as contratações são mais acertadas e bem-sucedidas, a empresa diminui seus índices de turnover, afinal, algo que está bastante ligado à rotatividade são as contratações inadequadas.

Essa redução, além de diminuir e evitar gastos desnecessários, melhora a imagem da empresa no mercado, pois a alta rotatividade, geralmente, indica falhas nos profissionais responsáveis pelo recrutamento e seleção, além de outros fatores.

Recrutamento especializado para startups

Você sabia que startups e empresas menores também podem fazer recrutamento especializado? Não é incomum ter o pensamento de que apenas grandes empresas podem recorrer ao recrutamento especializado. Mas a verdade é que qualquer empresa pode utilizar essa ferramenta.

Vale a pena investir no recrutamento especializado?

Um estudo publicado pela Harvard Business mostrou que empresas com boas práticas de RH, como o recrutamento especializado, são, em média, 51% mais competitivas. Uma contratação, geralmente, é bastante trabalhosa, pois encontrar o candidato ideal, muitas vezes em meio a dezenas de currículos, demanda tempo e esforço. Contudo, quando se aplica o recrutamento especializado, o processo se torna mais simples e rápido.

Muitas vezes, o RH da empresa não está preparado para realizar o recrutamento especializado. Por isso, é normal que a empresa opte por terceirizar esse serviço, delegando a tarefa a consultorias externas.  Todavia, mesmo que seja preciso terceirizar esse serviço, o recrutamento especializado pode sim valer a pena. Basta entender as necessidades da empresa e estudar se esse é o momento certo de investir nessa ferramenta.

Se você é candidato e deseja trabalhar em uma startup, não deixe de conferir o conteúdo que preparamos para você! Clique na imagem abaixo e baixe gratuitamente nosso ebook sobre trabalho em startups!

Aproveite para compartilhar este texto em suas redes sociais! E deixe nos comentários o que achou sobre o recrutamento especializado!

quero trabalhar em startup

 

Compartilhe:

Seja avisado quando publicarmos novos artigos

Fale com um Especialista

Redes Sociais

Posts em Alta

Categorias

Você também pode se interessar