Talvez você já tenha escutado sobre roadmaps, mas já parou para pensar esse conceito numa esfera pessoal e na possibilidade de desenvolver um roadmap de carreira? Criar um planejamento mais efetivo para conseguir alcançar objetivos profissionais é uma estratégia que tem ajudado muitas pessoas a chegarem, mais rapidamente, onde elas desejam estar!
Sabemos que, nesse mundo caótico, que exige atenção a todo o tempo, muitas vezes é fácil ser engolido pela rotina e acabar perdendo o foco. Sendo assim, o motivo por trás do sucesso dessa tendência crescente é, na verdade, bem simples: sem saber por onde você anda, é muito mais difícil conseguir chegar ao seu destino final – e o roadmap surge como um plano de ação para te ajudar a se localizar mais e se desviar menos.
Mas afinal: do que realmente se trata um roadmap de desenvolvimento pessoal e como planejar o seu? Vamos entender todo esse processo e seus benefícios agora!
O que é um roadmap
Antes de afunilarmos o termo, é importante entender mais sobre as raízes do conceito de roadmap.
Trazendo a expressão para o bom e velho português, por exemplo, já fica mais fácil de compreender sua ideia: em uma tradução literal, roadmap seria “mapa da estrada”. Ou seja, pensar um roadmap nada mais é do que uma estratégia de planejamento; criar um caminho a ser seguido visando um objetivo final.
Esse método tem sido cada vez mais implementado em pequenas e grandes empresas devido à seu senso de organização e transparência no processo de desenvolvimento de projetos, e tem amparado equipes de forma criar um ambiente de trabalho bem mais produtivo. O sucesso do roadmap faz-se mais uma vez de simples justificativa: por se tratar de uma metodologia visual e descritiva que decupa cada período de sua evolução, fica muito (muito!) mais simples pensar, acompanhar, propor mudanças e terminar um projeto, qualquer que seja.
Basicamente, com um roadmap, é possível entender antecipadamente o que é necessário ser realizado para atingir um objetivo em determinado tempo. Além disso, ele também pode funcionar como uma ferramenta que ajuda o gerente a perceber a inviabilização de uma ação e, assim, levá-la ao cancelamento, adiamento ou enxutamento, diminuindo a possibilidade de desperdício de tempo ou dinheiro, por exemplo.
Nesta imagem abaixo, você pode entender melhor o aspecto visual de praticidade que o roadmap oferece a um time de desenvolvimento de um aplicativo de delivery, por exemplo:
Tipos de roadmaps
Vamos passar rapidamente pelos tipos mais comuns de roadmap, assim você pode entender melhor como essa já é uma estratégia difundida e versátil:
- Roadmap de software: por se tratar de uma tarefa complexa e, geralmente, com grandes equipes (ou, mesmo que pequenas, com diversas funções), o planejamento de um roadmap ajuda bastante na criação de um software. De forma geral, a estratégia vai ser usada para levantar necessidades de mercado, analisar a viabilidade do projeto, auxiliar na concepção e no desenvolvimento do software e na fase de testes antes do lançamento do produto;
- Roadmap tecnológico: pensando nos processos de implementação de novas tecnologias em uma empresa, o roadmap chega como uma ferramenta que ajuda a pensar, tecnicamente, o papel e os objetivos dessa empresa – onde ela está? Onde quer chegar? Como quer chegar até lá?;
- Roadmap de coaching: esse é um roadmap de desenvolvimento pessoal, em que a pessoa se planeja e se propõe a mudanças de comportamento e busca por habilidades específicas de forma a alcançar objetivos.
Roadmap de carreira
Mas então, se o roadmap é uma estratégia utilizada para times maiores e mais complexos, como criar um roadmap de carreira e como ele pode realmente te ajudar em objetivos profissionais? Você deve estar pensando…
Bom, assim como comentamos no roadmap de coaching, esse método de planejamento também pode ser colocado em prática de maneira a organizar as próprias ideias e se autodesenvolver. Além disso, você muito provavelmente já aplica a ideia principal do roadmap no seu dia a dia sem perceber, por exemplo, ao planejar uma viagem ao exterior (desde o processo de conseguir um visto, até o roteiro de passeios que deseja fazer); quando organiza seu orçamento mensal visando conseguir comprar um carro ao final do ano; ao planejar a sua festa de aniversário, ou ainda nos mais diversos objetivos possíveis.
Seguindo essa lógica, você consegue se organizar, também, de maneira a perseguir objetivos profissionais, utilizando o roadmap de carreira para entender o que precisa priorizar, quais habilidades precisa desenvolver e quais as maneiras de fazer isso, por exemplo. Fazer essa avaliação de si e enxergar seu futuro em um panorama maior vai fazer com que seja muito mais fácil manter o foco para conseguir chegar aonde você quer em um período menor de tempo!
Por isso, agora vamos entender melhor como criar seu roadmap de carreira e se desenvolver visando um objetivo claro!
Entenda de onde você vem e para onde quer ir
O primeiro passo é entender melhor qual a sua situação atual, seus desejos futuros e suas motivações em torno deles. Essa seria a melhor forma de estruturar um ou mais objetivos que vão guiar o seu roadmap de carreira e orientar todas as fases que ainda estão para serem feitas – afinal, sem saber onde se quer chegar, não adianta tirar a bússola do bolso!
Hora do brainstorm
Decidido seus objetivos, é hora de fazer um brainstorm, ou seja, pensar em todas os passos (dos menores aos maiores) que você precisaria dar em direção ao seu futuro profissional. Essa fase do roadmap de desenvolvimento também vai ser super importante para fundamentar basicamente tudo o que vem adiante, então não tenha medo de gastar um pouco mais de tempo com ela!
Faça uma listas de suas habilidades e compare com as habilidades que você precisaria de ter, por exemplo. Você também já pode mapear o que te ajudaria a estar mais próximo do seu objetivo, seja em relação à empresas, à pessoas, à situação financeira ou até mesmo à outros empregos anteriores, por exemplo.
Hierarquização
Listado tudo o que você acredita que precisa fazer, é hora de entender o que priorizar, de forma a encadear suas tarefas de uma maneira coerente. Se você objetiva um cargo que demanda o conhecimento de um software que você não domina em uma língua estrangeira que você não sabe, por exemplo, talvez seja mais interessante organizar seu roadmap de carreira de forma a primeiro aprender a falar aquela língua e depois estudar o programa.
Lembre-se ainda que alguns processos podem ser trabalhados de forma conjunta, dentro de um mesmo espaço de tempo.
Linha do tempo e fases
Para te ajudar a enxergar melhor tudo o que tem que, está sendo, e ainda precisa ser feito, monte todas essas necessidades em uma linha do tempo. Separe seu roadmap de desenvolvimento em fases e pense essa organização da forma que mais funciona para o acompanhamento de suas tarefas (dia a dia, por semanas, mensal, etc).
Revisão periódicas
É importante lembrar que seu roadmap de carreira não está escrito em pedra: sempre que achar necessário, você pode alterar, substituir, adicionar tarefas no seu desenvolvimento pessoal.
Por isso, faça revisões periódicas, aprenda com o seu próprio processo e mude o que achar importante para esse seu processo de crescimento!
Criar um roadmap de carreira vai te ajudar não apenas entender melhor todo o processo necessário para chegar ao seu objetivo, mas também servir como uma lembrança constante do seu progresso exponencial – tão fácil de passar despercebido por nós mesmos.
Por isso, acredite no seu desenvolvimento pessoal, coloque suas tarefas no papel e siga o mapa que vai te levar ao futuro profissional que você deseja!
E se seu objetivo profissional passa por trabalhar em uma startup também temos outro material que pode ajudar. Confira!