Conseguir um bom estágio é muito importante para a carreira em qualquer profissão. E, para obter essa oportunidade profissional, é preciso saber onde encontrá-la. Atualmente, a internet oferece uma gama de possibilidades para encontrar vagas de estágio. Uma delas são os sites de estágio, nos quais é possível cadastrar currículos, consultar vagas disponíveis e também encontrar em contato com recrutadores.
A maior parte dos sites de estágio oferece cadastros gratuitos, embora existam os serviços pagos.
Abaixo, disponibilizamos uma lista com os 15 principais sites de estágio online no Brasil. Se você está em busca do primeiro emprego, não deixe de conferir a lista que preparamos para você.
15 principais sites de estágio
1. 99jobs
No 99jobs os candidatos podem podem se cadastrar de maneira gratuita. Além disso, eles também podem declarar o que consideram como seus valores profissionais. Quanto às empresas, cada uma cria sua página com fotos e anunciam as vagas de estágio. As preferências de empresas e de candidatos funcionam como mecanismo de aproximação entre ambos. A plataforma, criada em 2013, tem como um de seus princípios o significado e o propósito que o trabalho pode ter.
2. Across
A Across é um dos sites de emprego especializados em estagiários e trainees. Estes podem cadastrar seus currículos e conferir as vagas disponíveis.
3. Cia de Talentos
A Cia de Talentos faz parte do Grupo DMRH e tem quase trinta anos de história. Até então, a empresa já auxiliou mais de 500 clientes em programas de estágio e trainee. Quem está procurando uma oportunidade profissional, pode cadastrar seu currículo de forma gratuita ou pesquisar vagas de estágio diretamente no site.
4. CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola)
O CIEE é um dos sites de estágio da lista com mais experiência. Com quase 55 anos no mercado, o CIEE é uma associação civil de direito privado, nacional, sem fins lucrativos e de fins não econômicos, que conecta empregadores e estudantes de nível médio, técnico e superior. O CIEE é uma boa opção para quem busca uma vaga em instituições públicas.
5. Companhia de Estágios
A Companhia de Estágios atua há mais de 10 anos e já conduziu mais de 12 mil estagiários à vagas de estágio. O portal conta com parceiros como Itaú, Unilever, Johnson & Johnson, Vivo e Nestlé. As vagas incluem estudantes de nível médio, técnico e superior. O candidato pode fazer um cadastro gratuito para consultar vagas disponíveis e receber notificações via email ou SMS.
6. Estágio Online
O portal do Estágio Online disponibiliza milhares de vagas de estágio e emprego. Há oportunidades de ingresso em programas de estágio e cursos, além de dicas e notícias.
7. Estagiarios.com
O Estagiarios.com atua no mercado há vinte e um anos. Existem cerca de 30 mil estudantes e 27 mil empresas cadastrados no portal. As vagas de estágio estão disponíveis para estudantes de nível médio, técnico e superior. Para acessar as funcionalidades do site, é preciso fazer o cadastro, que é gratuito. Uma das opções disponibilizadas pelo portal inclui o envio do currículo diretamente para o setor de RH da empresa.
8. Guia de Empregos
O Guia de Empregos é um dos sites de estágio que disponibiliza gratuitamente informações e dicas para quem procura por uma oportunidade profissional.
9. Na Prática
O Na Prática é um site mantido pela Fundação Estudar. Além de disponibilizar uma série de oportunidades de vagas de estágio disponíveis em empresas, o portal promove eventos e divulga conteúdos com a intenção de alavancar os estudos e as experiências profissionais dos jovens. A própria Fundação Estudar costuma recrutar candidatos.
10. Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios)
O Nube foi fundado em 1998 e já conta com mais de 7.500 empresas e 4,5 milhões de candidatos cadastrados. Além de cadastrar seu currículo, também é possível participar de cursos gratuitos, receber emails com vagas disponíveis e aprender a se sair bem em uma entrevista de emprego e a fazer um bom CV. Outra funcionalidade do Nube é buscar vagas de estágio utilizando filtros, como formação acadêmica, localização geográfica e tempo de estudo.
11. Page Talent
A Page Talent é um dos sites de emprego da lista que está presente em diversos países, mais especificamente, 22. O site, unidade de negócios da Page Personnel, recruta estagiários e trainees por meio de vagas, grandes programas e summer jobs.
12. Universia
A Universia, fundada em 2000 na Espanha, conecta estudantes, universidades e empresas. O portal disponibiliza um painel com vagas de estágio e emprego, além de cursos, conteúdos e eventos. É uma boa oportunidade para estudantes que procuram pelo primeiro emprego ou desejam encontrar um programa de bolsa no país.
13. VAGAS.com
O VAGAS.com tem 21 anos de mercado e oferece oportunidades de trabalho para diversas áreas e níveis de hierarquia. Atualmente, conta com mais de 3 mil empresas cadastradas e 150 mil visitantes diários com idade entre 18 e 24 anos.
14. Viva Talentos
A Viva Talentos é uma empresa criada em 2004. É um dos sites de estágio da lista com o maior número de cadastros, contando com mais de 600 mil pessoas. Quem procura pelo primeiro emprego pode cadastrar seu currículo e acessar o mural de oportunidades para encontrar vagas e programas de estágio.
15. WallJobs
No Walljobs é possível conhecer as vagas de estágio disponíveis sem estar cadastrado. Mas, para entrar em contato com um empregador é preciso estar logado no site. A startup foi criada por um jovem universitário da ESPM. Conta com cerca de 800 mil candidatos, 1.100 empresas e 45 mil vagas divulgadas.
Canal oficial da instituição
Além dos sites de emprego, os próprios sites das empresas e órgãos públicos também podem divulgar vagas de estágio. É importante ressaltar que, inclusive, muitas vagas são divulgadas apenas em canais oficiais de instituições. Portanto, se você já tem uma empresa ou órgão público em mente, é importante acompanhar seu site, além de seus perfis nas redes sociais.
Dicas para enviar seu currículo online
Para se destacar entre os demais e garantir que o recrutador veja seu currículo, algumas dicas podem ajudar:
- cadastre seu currículo em sites de estágio;
- crie um e-mail que seja mais formal para tratar de assuntos profissionais;
- mantenha seus dados atualizados constantemente;
- não esqueça de incluir o link de seu perfil no LinkedIn ou de seu portfólio online;
- quando for preencher seu currículo em bancos de vagas, utilize palavras-chave que tenham a ver com sua área de atuação;
- coloque o objetivo profissional de acordo com a posição pretendida;
- confira seus e-mails constantemente;
- consulte os sites de estágio para verificar se há novas vagas.
Essas atitudes vão contribuir para um currículo mais completo e fazer com que o recrutador encontre seu perfil mais rapidamente. Além disso, ajudam a ficar mais atento ao surgimento de novas vagas.
Por que se cadastrar em sites de estágio?
A concorrência pelo primeiro emprego ou pela conquista de uma vaga de estágio é grande. A prova disso é que os sites de estágio contam com milhares de currículos cadastrados. A boa notícia é que existem diversas vagas para variados cargos e áreas. E, se você procura por uma vaga de estagiário, a dica é cadastrar seu currículo em sites específicos para encontrar vagas de estágio.
Esses sites e portais conectam estudantes à empresas que procuram por estagiários. Além disso, o fato de serem focados nessa modalidade faz com que os sites de estágio, em geral, também forneçam informações sobre o processo de contrato, direitos do estagiário e outros dados. Trata-se de uma boa oportunidade profissional para jovens que procuram pelo seu primeiro emprego mas não sabem como encontrá-lo ou o que fazer diante de uma oportunidade.
Conclusão
Conquistar uma oportunidade profissional, principalmente quando se trata do primeiro emprego, não é tão simples. Além de buscar por uma vaga compatível com o seu perfil entre as vagas de estágio disponíveis, é preciso superar a concorrência no processo seletivo.
Diante dessa realidade, a tecnologia pode ser uma aliada ao trazer diversas opções de sites de estágio. Essa é uma forma de facilitar o processo de busca pelo primeiro emprego, já que o cadastro online do currículo faz com que as empresas possam encontrá-lo mais facilmente.