Team building é um processo sistemático, projetado para melhorar as relações de trabalho e o funcionamento da equipe, como resolução de problemas, tomada de decisões e que permite ao grupo superar qualquer barreira de bloqueio de metas. Para um projeto ser efetivo, as pessoas precisam trabalhar juntas em direção a um objetivo comum de forma coordenada e cooperada.
O team building transforma um grupo de colaboradores individuais em uma equipe coesa. Em uma equipe organizada para trabalhar juntos e de forma interdependente, cooperando para atender às necessidades de seus clientes, cumprindo seus propósitos e objetivos.
É fácil confundir os termos “team building” e “trabalho em equipe”, mas eles são dois conceitos distintos. A team building concentra-se na formação de grupos, enquanto o trabalho em equipe se concentra na função dos grupos, ambos são vitais para o sucesso. Compreender os conceitos básicos de team building e trabalho em equipe pode aumentar sua eficácia como líder ou como membro valioso de um grupo.
Mas, não importa como você escolha construir sua equipe, os títulos resultantes permitirão que eles realizem o trabalho e atinjam as metas de sua organização com mais eficiência do que um grupo não conectado. Enquanto o seu foco é dedicado a oportunidades de formação de equipes que se prestam à realização do trabalho real da equipe, você está efetivamente construindo uma equipe.
Por que o team building é importante?
Team Building formaliza o poder de colaboração. Para muitos, a formação de equipes é uma forma de mesclar talentos, habilidades e criatividade de um grupo. Com a colaboração em seu núcleo, a formação de equipes melhora o tempo e o gerenciamento de recursos em benefício de uma organização ou equipe.
A consequência é que a formação eficaz de equipes que produz resultados melhores e mais rápidos, proporcionado uma experiência satisfatória e motivadora para os membros da equipe. Todos precisam estar trabalhando em direção a objetivos comuns (que o desenvolvimento da equipe irá gerar e nutrir) e precisam ser atingidos e claramente comunicados.
O team building terá impacto favorável em seis principais áreas :
- Realização de tarefas – as equipes não são projetadas para lidar com tarefas simples e repetitivas. A formação de equipes se dá quando enfrentam tarefas complexas e problemas associados, onde provavelmente não há uma resposta única e correta.
- Qualidade das decisões – a formação de equipes pode gerar mais ideias do que qualquer indivíduo sozinho, portanto, abre-se um leque de possibilidades e a qualidade final da decisão provavelmente será melhor do que a decisão individual.
- Precisão das decisões – os julgamentos são muito melhores através da formação de equipes do que através da avaliação individual de tarefas que envolvem erro aleatório, porque a deliberação da equipe tende a eliminar noções mal concebidas e o pensamento individual.
- Assumir riscos – foi demonstrado que a formação de equipes cria confiança para assumir riscos maiores, porém mais mensuráveis (e aproveitar oportunidades) do que os indivíduos únicos.
- Motivação – o team building aumenta a moral e incentiva os indivíduos a se desempenharem efetivamente em um nível mais alto.
- Velocidade de aprendizado – a formação de equipes cria um ambiente progressivo, mas estimulante, permitindo que os membros da equipe aprendam mais rápido do que indivíduos trabalhando sozinhos.
O team building é o resultado de uma equipe trabalhando efetivamente em conjunto. Ele se baseia em uma série de fatores vitais para o sucesso, incluindo boas habilidades de comunicação, respeito mútuo, liderança e procedimentos de tomada de decisão definidos.
Ao recrutar ou selecionar membros da equipe, preste muita atenção aos tipos de personalidade e conjuntos de habilidades dos candidatos. Tente criar equipes onde as fraquezas pessoais de cada membro sejam cobertas pelos pontos fortes de outros membros da equipe. Tente juntar pessoas com tipos de personalidade semelhantes, também, para aumentar as chances de os membros da equipe terem uma interação maior. As equipes de trabalho funcionam como máquinas bem orquestradas, com cada membro sabendo exatamente pelo que ele é responsável e como suas contribuições se encaixam no quadro maior da produtividade do grupo.
Os exercícios de formação de equipes destinados a fortalecer os relacionamentos de equipe podem assumir várias formas. Os melhores exercícios afastam os colaboradores de suas áreas de trabalho e de suas zonas de conforto pessoal, colocando-os em situações em que eles precisam confiar uns nos outros enquanto trabalham.
Nesse TED Tom Wujec apresenta uma pesquisa sobre o “problema do marshmallow” – uma dinâmica de grupo simples que envolve espaguete seco, um metro de fita adesiva e um marshmallow e que é bem interessante para entender como uma equipe bem construída pode construir coisas surpreendentes.
Os indivíduos precisam entender e aprender as habilidades que possibilitam a formação eficaz de equipes. A maioria sabe como trabalhar de forma independente ou desistir da singularidade para ajudar na construção da equipe, mas manter alguma individualidade durante o processo de formação e, subsequentemente, durante o trabalho em equipe é um passo evolutivo muito grande a ser seguido. A formação de equipes só é bem-sucedida com diversidade e criatividade.