Quer Trabalhar em Startup? Saiba como é trabalhar em uma empresa em ascensão.

Quer Trabalhar em Startup?

Talvez você já saiba que trabalhar em startups é muito diferente de atuar em empresas já estabelecidas. Isso acontece porque o ambiente nestes casos é movido pela inovação, autonomia e ação. Nas empresas recém criadas existe uma hierarquia horizontal e plano de cargos e carreiras ainda sendo implementados, o que pode não parecer ser um ambiente muito fácil de adaptação para quem está acostumado com processos, suporte e funções bem determinadas.

Para trabalhar neste ambiente inovador e tão diferente, você precisa ser independente e aprender rápido. Se você acha que esse não é o seu perfil, talvez seja apenas uma questão de adaptação. A cada ano, mais e mais pessoas estão deixando seus trabalhos corporativos pelo aprendizado que é trabalhar em uma startup. É uma forma incrível de impulsionar uma carreira, pois o ambiente pode te ajudar a se desenvolver mais rápido.

Em uma startup raramente as pessoas trabalham dentro dos limites de uma descrição de trabalho, sempre estão envolvidas em diferentes facetas do negócio e participando ativamente e dando contribuições constantes. Em um estágio inicial, o tempo é valioso, e todo membro da equipe é fundamental. Isso significa que você trabalhará em projetos que afetam diretamente os usuários e, provavelmente, imediatamente. Trabalhar em conjunto com vários setores trará uma visão macro de um negócio e talvez você descubra coisas que jamais imaginou que havia dentro de uma corporação.

Em outras palavras, ao sair de uma organização tradicional, em pouco tempo você vai estar fazendo mais atividades e alcançando muito mais conhecimento.Em quase todas as funções, você estará lançando recursos, ganhando usuários e vendo resultados. Empolgante né?

Jeffrey Bussgang, professor em Harvard e empreendedor, escreveu um artigo para a Harvard Business Review listando 3 coisas que você precisará fazer (e que talvez não tenha aprendido na escola ou em empregos em empresas mais tradicionais) para trabalhar numa startup.

São elas:

ADMINISTRAR INCERTEZAS

Startups representam grandes experimentos e toda tentativa é algo novo. Sempre testando hipóteses uma atrás da outra, a equipe trabalha inventando, criando, mudando e algumas vezes sem um guia. Segundo Steve Blank, criador do movimento Lean Startup, para ser uma startup ela precisa trabalhar em um ambiente de extrema incerteza pois desenvolve algo inovador de alguma forma, seja no produto ou no modelo de negócios.

Dado esse dinamismo organizacional, que continua até os últimos estágios, qualquer pessoa que trabalhe para uma startup precisa estar confortável com grandes doses de incerteza e aprender a lidar com a possível frustração de não dar certo.

FORÇAR OS LIMITES

O exercício de questionar ativamente, em vez de se contentar passivamente, é a chave para o sucesso de uma startup. Se você quer trabalhar para uma, você deve ser o tipo de pessoa que está sempre procurando resolver um problema, tornar a solução mais eficiente, torná-la repetível e escalável.

PENSAR COMO UM PROPRIETÁRIO

Trabalhando em uma startup, espera-se que você se envolva emocionalmente. O senso de missão e aventura é maior do que em uma organização tradicional, e seus esforços estão clara e diretamente ligados ao valor e ao sucesso da empresa. Você deve, portanto, ser alguém que possa se importar profundamente não apenas com o seu próprio trabalho, mas com todos os aspectos da sua empresa.

Trabalhar numa startup também pode ser considerada uma incrível experiência para quem quer empreender devido ao nível de interação que você terá com todas as áreas da empresa e nível de envolvimento com o crescimento da mesma.

Mas se esse não é seu objetivo final, vale o investimento pelos benefícios que esse trabalho trará para você.

O que o ambiente de startup traz para você?

A nova dinâmica de trabalho para inovar criou a necessidade de novas habilidades. Dito isso, há um grande valor em trabalhar em um ambiente de alto crescimento que vai além da adição de experiência ao seu currículo. Para talentos técnicos, como engenheiros, desenvolvedores e gerentes de produto, o ambiente de inicialização de um negócio oferece as condições perfeitas para aumentar tanto sua capacidade técnica quanto aquelas habilidades sociais importantes.

Aprende a ter autogestão

Um ambiente de startup é possível que você assuma a propriedade real de seu trabalho, sua metodologia e, por fim, seus objetivos de carreira. Essa liberdade criativa é menos comum em grandes corporações e é um dos maiores benefícios de se trabalhar em uma empresa jovem pois quando você se junta a uma corporação maior, eles já terão estilos e sistemas específicos que você precisa adotar e seguir. Esse perfil deve ter a capacidade de auto organização e criação de processos que fazem sentido para você.

Fazer parte de apenas um time: o da empresa.

Além de desfrutar de uma estrutura que geralmente é mais aberta do que uma empresa maior, a equipe de uma startup é geralmente mais próxima e mais coesa. Seja pela enorme quantidade de tempo que passam juntos ou por um alinhamento mais apaixonado com a missão da empresa, você frequentemente estará absorvido a uma cultura ou vibração familiar.

Você aprende além da sua área de atuação

Devido ao número reduzido de de processos rígidos e formais em uma empresa em estágio inicial, é mais fácil ver o que cada departamento da organização faz. Você aprende mais um com o outro e sobre como a empresa opera devido a essa visão mais global do negócio e obtém habilidades fora de suas especificações de trabalho.

Prepara você para empreender um dia

Se você tem algum projeto em possuir ou investir em seu próprio negócio, trabalhar em uma startup é exercício importante. Você pode ter uma visão maior das realidades da administração de uma empresa, incluindo a jornada de financiamento, o crescimento ou declínio da equipe e o equilíbrio contínuo de prioridades em relação aos recursos. Além disso, você pode criar uma rede de contatos que pode oferecer conselhos, insights ou até mesmo investimentos.

Algumas técnicas que são aconselháveis que você conheça se quiser seguir por esse caminho:

Growth Hacking
Com velocidade de crescimento e o menor investimento possível, área de marketing precisa descobrir formas de divulgar o produto ou serviços que vendem de forma inteligente e econômica. Se trata de um processo de experimentação rápida em funil de marketing, desenvolvimento de produtos, segmentos de vendas e outras áreas do negócio para identificar as formas mais eficientes de desenvolver um negócio.

Metodologia Ágeis
Ainda sobre velocidade, o profissional precisa ter gestão ágil de seu cotidiano e atividades e essas metodologias é uma alternativa à gestão tradicional de projetos. Scrum é uma metodologia de trabalho que se aplica na gestão de projetos e o principal método ágil utilizado hoje em dia.

Storytelling e oratória
Storytelling é uma técnica muito usada no Marketing e na Publicidade. É usado para captar a atenção da audiência, contando histórias de uma maneira relevante e envolvendo o espectador. Saber contar boas histórias e falar bem em público é característica desejável em um ambiente de startups. Não basta inovar, é preciso vender muito bem sua ideia. Não só para o público-alvo mas principalmente para os investidores que irão confiar seu dinheiro da empresa.

Mas é preciso dominar tudo isso? sim e não. É desejável conhecer tudo isso, mas se você consegue se desenvolver bem em uma só já vai conseguir sair na frente dos demais.

Como ter uma ideia melhor sobre a cultura de startup?

Ainda não sabe se é um ambiente que você se encaixaria? Então participar de um evento como um startup weekend pode parecer um bom passo para começar a entender esse universo. Em um final de semana você será desafiado a criar uma empresa do zero e tentar desenvolvê-la o máximo possível. Aprenderá muitos conceitos, os colocará em prática e conhecerá muita gente que já trabalha ou trabalhou um startups para trocar idéias. Existem eventos assim que são temáticas, como viagens, só para mulheres e focados sustentabilidade. Muitas startups podem começar em programas assim.

Outra dica legal é o Startup School que te apresenta detalhadamente conceitos do meio startup.

Trabalhar em startup sem dúvidas é um desafio, seja você acostumado a trabalhar em uma empresa tradicional ou não. Cada startup é única, envolve desafios complexos e equipes multidisciplinares. A sua velocidade nos desafia a aprender mais e querer resultados cada vez mais rápidos. Fazer parte de uma comunidade que te ajuda a pensar de maneira diferente, ter uma visão mais ampla de um negócio e crescer consideravelmente na carreira é fascinante.

 

Compartilhe:

Seja avisado quando publicarmos novos artigos

Fale com um Especialista

Redes Sociais

Posts em Alta

Categorias

Você também pode se interessar

O macro influencia o micro

Post para o Guia Super Mais – Ponte Nova (MG) Março de 2013 – Por FERNANDO PACHECO Em todos os trabalhos que envolvem Plano de