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“Duas cabeças pensam melhor do que uma.” Todos nós já ouvimos o velho ditado de incentivar o trabalho em equipe. Mas, ele não é realmente trabalho em equipe, a menos que realmente funcione. Parece bastante simples, mas na prática, para se tornar eficaz é uma tarefa difícil.

No entanto, o trabalho em equipe domina grande parte do trabalho realizado nas organizações hoje. Em um estudo publicado na The Harvard Business Review,  descreve que nas últimas duas décadas, o tempo gasto por gerentes e colaboradores em atividades colaborativas cresceu 50% ou mais. Além disso, os colaboradores estão gastando cerca de 80% do seu dia de trabalho para se comunicar ou interagir com colegas sobre atividades relacionadas ao trabalho.

Como passamos muito tempo colaborando com outras pessoas, é fundamental, como indivíduos, saber melhorar o trabalho em equipe. A conexão que as pessoas sentem no ambiente de trabalho e as equipes com quem trabalham falham quando a conexão falha. Essa conexão começa como uma das nossas necessidades humanas mais básicas. Brene Brown, professor da Faculdade de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade de Houston, explica:

“Um profundo sentimento de amor e pertencimento é uma necessidade irresistível de todas as pessoas. Somos biologicamente, cognitivamente, fisicamente e espiritualmente ligados a amar, a ser amados e a pertencer. Quando essas necessidades não são satisfeitas, não funcionamos como devíamos.”

Isso se estende ao nosso ambiente de trabalho e aos tipos de conexão que desejamos ter, se sentir realizados, nutridos, apreciados – e até mesmo amados – no trabalho. Quando não temos essa conexão com nossos colegas, gerentes e líderes, o trabalho é mais difícil e menos satisfatório.

Vantagens de trabalhar em equipe

  • Fomenta Criatividade e Aprendizagem

O que você aprendeu com suas experiências individuais é totalmente diferente de seus colegas de trabalho. Assim, o trabalho em equipe maximiza o conhecimento compartilhado no local de trabalho e ajuda você a aprender novas habilidades que você pode usar para o resto de sua carreira.

Colaborar em um projeto cria um entusiasmo por aprender que o trabalho solitário geralmente não tem. Ser capaz de compartilhar descobertas com o resto de sua equipe estimula todo o time e promove o conhecimento individual e da equipe.

  • Combina Forças Complementares

Geralmente, para uma equipe trabalhar bem em conjunto, os membros dependem uns dos outros para trazer talentos individuais à mesa. Ao observar o processo por trás dessas habilidades, você pode aprender como combinar seus dons e ajudar ao time a ser mais forte.

Trabalhar em conjunto permite que todos desenvolvam os talentos de seus colegas de equipe. Enquanto sua força pode ser pensamento criativo, um colega de trabalho pode brilhar na organização e planejamento. Não hesite em compartilhar suas habilidades com todos. Para criar um grupo diverso e complementar, crie um mapa de competências para a sua empresa.

  • Constrói Confiança

Confiar em outras pessoas gera confiança e o trabalho em equipe estabelece fortes relacionamentos com colegas de trabalho. Apesar das discordâncias ocasionais, uma equipe eficaz gosta de trabalhar em conjunto e compartilha um vínculo forte. Quando você coloca sua confiança em um colega de trabalho, você está estabelecendo a base de um relacionamento que pode suportar conflitos menores.

Confiar em seus colegas de equipe também proporciona uma sensação de segurança que permite que surjam idéias. Sem confiança, uma equipe se desintegra e não pode ter êxito em projetos designados. Trabalhando juntos, todos aprendem que os ganhos e as perdas afetam todos os membros da equipe.

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  • Promove um senso de pertencimento mais amplo

Os projetos da equipe incentivam todos a se sentirem orgulhosos de suas contribuições. Lidar com obstáculos e criar um trabalho notável, juntos, faz com que os membros da equipe se sintam realizados. Isso gera lealdade, levando a um maior nível de satisfação no trabalho.

O trabalho em equipe não é apenas útil para os colaboradores. Isso beneficia o empregador a longo prazo também. Aqueles que se conectam diretamente com seu local de trabalho têm maior probabilidade de permanecer na empresa.

Técnicas para melhorar o trabalho em equipe

Trabalhando em equipe você também encontra as condições certas para se desenvolver e crescer. Ao cultivar uma cultura de equipe saudável, ajuda abraçar um desafio maior com mais naturalidade.

O Scrum é uma metodolodia que é baseada em uma abordagem onde a equipe trabalha para agregar valor ao negócio. Essa estrutura promove a colaboração efetiva entre os membros da equipe para que eles possam lidar com grandes projetos e realizá-los juntos. Quer sua empresa decida seguir ou não uma abordagem Scrum, aplicar alguns desses componentes-chave pode certamente ajudar a melhorar seus resultados.

  • Ensine Princípios de Autogestão

As equipes de scrum são projetadas para serem autogerenciadas, de modo que sejam capazes de realizar tudo na lista de tarefas pendentes, sem supervisão constante ou direção da liderança.Porém, a liderança e a administração ainda são necessárias para definir as direções e metas dentro da estrutura da equipe inicialmente. Ou seja, uma equipe autogerenciada não é totalmente autossuficiente, pois ainda exige que os gerentes os orientem e ajudem a manter a organização.

  • Trabalhe em habilidades de comunicação eficaz

Um time não pode funcionar sem comunicação. É um elemento essencial para a confiança e a colaboração da equipe. Durante uma reunião, os membros da equipe devem compartilhar abertamente e falar sobre vitórias, derrotas e quaisquer problemas internos que possam impedir da equipe terminar todas as tarefas. Esse tipo de transparência requer que todos os membros possam comunicar claramente suas idéias e preocupações.

  • Preste atenção a individualidade

Mais uma vez, este conselho parece ir diretamente contra todo o conceito de trabalho em equipe e unidade, no entanto, a individualidade desempenha um papel importante no sucesso da equipe. Uma equipe eficaz entende que cada membro é importante como indivíduo e, se uma pessoa está com dificuldades, isso afeta toda o time.

Incentivar uma cultura de trabalho em equipe dentro de sua organização pode ser a chave para o sucesso a longo prazo, mas não é tarefa fácil. As empresas são compostas de pessoas de várias origens e culturas, e as personalidades nem sempre se encaixam bem em um ambiente de grupo. Portanto, cabe aos líderes definir um forte exemplo de como as equipes devem operar implementando práticas que incentivem a colaboração.

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