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Gestão Remota de Equipes

“Duas cabeças pensam melhor do que uma.” Muitas pessoas já ouviram o conhecido ditado que incentiva o trabalho em equipe. Ainda assim, muitos não entendem a importância nem sabem como trabalhar em equipe. Pelo ditado, parece algo bastante simples, mas na prática, entender o que é trabalhar em equipe e realizar esse feito de maneira eficaz, pode ser uma tarefa bastante difícil.

Ainda assim, em tese, o trabalho em equipe domina grande parte do trabalho realizado nas organizações hoje. Um estudo publicado na The Harvard Business Review descreve que, nas últimas duas décadas, o tempo gasto por gerentes e colaboradores em atividades colaborativas cresceu 50% ou mais. Além disso, os colaboradores estão gastando cerca de 80% do seu dia de trabalho para se comunicar ou interagir com colegas sobre atividades relacionadas ao trabalho.

Como passamos muito tempo colaborando com outras pessoas, é fundamental aprender como estimular o trabalho em equipe. A conexão que as pessoas sentem no ambiente de trabalho e as equipes como um todo podem falhar se não houver harmonia. Essa conexão, na realidade, pode ser considerada uma das necessidades humanas mais básicas. Brene Brown, professor da Faculdade de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade de Houston, explica:

“Um profundo sentimento de amor e pertencimento é uma necessidade irresistível de todas as pessoas. Somos biologicamente, cognitivamente, fisicamente e espiritualmente ligados a amar, a ser amados e a pertencer. Quando essas necessidades não são satisfeitas, não funcionamos como devíamos.”

Isso se estende ao nosso ambiente de trabalho e aos tipos de conexões que desejamos ter, sentir-nos realizados, nutridos, apreciados – e até mesmo amados – no trabalho. Quando não temos essa conexão com nossos colegas, gerentes e líderes, o trabalho é mais difícil e menos satisfatório.

Por isso, hoje vamos lhe explicar o que é trabalho em equipe, qual sua importância, quais fatores dificultam seu desenvolvimento e, ainda, como estimular o trabalho em equipe. Continue lendo para saber mais!

O que é trabalho em equipe?

Basicamente, o trabalho em equipe é uma maneira de trabalhar em conjunto, união e harmonia. Os colaboradores desenvolvem sua honestidade e confiabilidade e, por isso, confiam uns nos outros. Além disso, são unidos nas tomadas de decisão e em prol de um mesmo objetivo.

Isso significa que não existem diferenças de opiniões? Claro que existe! Em um lugar com pessoas diferentes, sempre vão haver divergências. Mas, quando todos trabalham em equipe, aprendem a se respeitar, a ser flexíveis, ouvir o outro e, muitas vezes, mudar de opinião.

Trabalhar em equipe significa ter harmonia, dar o seu melhor, saber respeitar o outro e agir, junto, em busca das mesmas metas.

Vantagens de trabalhar em equipe

Fomenta Criatividade e Aprendizagem

O que você aprendeu com suas experiências individuais é diferente do que seus colegas aprenderam. Mas, o trabalho em equipe maximiza as experiências ao proporcionar o compartilhamento de conhecimento, lhe ajudando a aprender novas habilidades que você pode usar no resto de sua carreira.

Além disso, colaborar em um projeto cria um entusiasmo que o trabalho solitário geralmente não tem. Ser capaz de compartilhar descobertas com o resto de sua equipe estimula todo o time e promove o conhecimento individual e da equipe.

Combina Forças Complementares

Para uma equipe trabalhar bem em conjunto, os membros dependem uns dos outros. Ao observar o processo por trás das habilidades de cada um, você pode aprender como combinar seus dons e ajudar o time a se fortalecer.

Trabalhar em conjunto permite que todos desenvolvam os talentos de seus colegas de equipe. Enquanto sua força pode ser pensamento criativo, um colega de trabalho pode brilhar na organização e planejamento. Não hesite em compartilhar suas habilidades com todos.

E, se você quiser um grupo diverso e complementar, crie um mapa de competências para sua empresa.

Constrói Confiança

Confiar em outras pessoas gera confiança, e o trabalho em equipe estabelece fortes relacionamentos com colegas de trabalho. Apesar das discordâncias ocasionais, uma equipe eficaz gosta de trabalhar em conjunto e compartilha um vínculo forte. Quando você coloca sua confiança em um colega de trabalho, está estabelecendo a base de um relacionamento que pode suportar conflitos menores.

Confiar em seus colegas de equipe também proporciona uma sensação de segurança que permite o surgimento de ideias. Sem confiança, uma equipe se desintegra e diminui suas chances de ter êxito. Mas, trabalhando juntos, todos aprendem que os ganhos e as perdas afetam todos os membros da equipe.

Promove um senso de pertencimento mais amplo

Os projetos da equipe incentivam todos a se sentirem orgulhosos de suas contribuições. Lidar com obstáculos e criar um trabalho notável, juntos, faz com que os membros da equipe se sintam realizados. Isso gera lealdade, levando a um nível  maior de satisfação no trabalho.

O trabalho em equipe não é apenas útil para os colaboradores. Isso também beneficia o empregador. Aqueles que se conectam diretamente com seu local de trabalho têm maior probabilidade de permanecer na empresa, contribuindo para diminuir o turnover.

Fatores que dificultam o trabalho em equipe

Individualismo

Embora seja uma ideia ultrapassada, muitos colaboradores ainda acreditam que trabalham melhor sozinhos e que os outros apenas os atrasam. Mas, esse individualismo atrapalha a equipe de ir para frente, pois, dessa forma, dificilmente os interesses estarão alinhados.

Falta de foco

Sem um objetivo comum, os colaboradores tendem a se dispersar e a deixar de trabalhar na mesma sintonia. Como dito acima, é necessário que os interesses estejam alinhados para que a equipe funcione bem.

Inflexibilidade

A falta de flexibilidade de um pode prejudicar toda a equipe. Isso porque é necessário conciliar ideias, experiências e pontos de vista, buscando a melhor solução em conjunto. Dessa forma, não pode faltar respeito e flexibilidade, pois muitas vezes é preciso abrir mão de ideias, ouvir e concordar com o outro.

Falhas na liderança

O gestor tem um papel fundamental na motivação do trabalho em equipe. Ele precisa estar preparado e gerar em seus colaboradores o sentimento de união e harmonia. Além disso, é função do líder unir pessoas certas no momento oportuno, extraindo o melhor de seu trabalho.

Desvalorização do outro

Assim como o respeito é importante, valorizar e compreender o trabalho do outro também é. Muitos colaboradores acham que são mais importantes que os outros, que sabem mais e, por isso, desempenham um trabalho melhor. Mas não é bem assim. Todos são importantes para a equipe, e ela só funciona bem por causa da diversidade. Além disso, a soberba e a falta de respeito provocam conflitos, desavenças e desanimam os membros da equipe.

Falta de comprometimento

O trabalho em equipe só vai funcionar se todos estiverem comprometidos. É necessário motivação, engajamento e comprometimento para entregar o melhor.

5 Técnicas para melhorar o trabalho em equipe

Quando se sabe como trabalhar em equipe, é possível encontrar as condições certas para se desenvolver e crescer. Ao cultivar uma cultura de equipe saudável, os membros vão conseguir abraçar desafios maiores com mais êxito e naturalidade.

Veja, agora, cinco formas de estimular o trabalho em equipe:

1. Desenvolva sua inteligência emocional

Pessoas emocionalmente inteligentes compreendem a importância do trabalho em equipe e agem para desenvolvê-lo. Além disso, elas entendem melhor seus sentimentos e emoções e evitam agir de maneira impulsiva. No ambiente de trabalho, é comum que, em algum momento, acabem surgindo discussões e divergências. Mas, quando há pessoas com inteligência emocional, elas conseguem evitar e contornar melhor essas situações, mantendo um ambiente agradável e unido.

2. Trabalhe sua comunicação eficaz

Um time não pode funcionar sem comunicação. É um elemento essencial para a confiança e a colaboração da equipe. Durante uma reunião, os membros  devem compartilhar suas ideias abertamente e falar sobre vitórias, derrotas e quaisquer problemas internos que possam ser relevantes. Esse tipo de transparência requer que todos os membros comuniquem claramente suas ideias e preocupações.

3. Seja confiável

Quando se trata de um profissional de confiança, os colegas tendem a confiar mais nele. Embora exista uma competitividade natural em ambientes de trabalho, é fato que o local se torna mais confortável quando os colaboradores são honestos e confiáveis.
Além disso, também procure agir com confiança, tendo princípios como lealdade, respeito e empatia.

4. Respeite as diferenças

Um ambiente de trabalho reúne pessoas diferentes. Cada um tem suas vivências, personalidade, gostos e modos de agir. Por isso, saber respeitar as diferenças é fundamental para o trabalho em equipe. Além disso, o que torna uma equipe tão boa, muitas vezes, é justamente a junção dessas diferenças.

5. Preste atenção na individualidade

Este conselho pode parecer ir contra todo o conceito de trabalho em equipe e unidade. No entanto, é importante ressaltar que individualidade é diferente de individualismo e desempenha um papel importante no sucesso da equipe. Uma equipe eficaz entende que cada membro é importante como indivíduo e, se uma pessoa está com dificuldades, isso afeta toda o time.

Bônus: Scrum

O Scrum, por exemplo, é uma metodologia que contribui para o trabalho em equipe. Baseada em uma abordagem na qual a equipe trabalha para agregar valor ao negócio, essa estrutura promove a colaboração efetiva entre os membros da equipe para que eles possam lidar com grandes projetos e realizá-los juntos.

As equipes de Scrum são projetadas para serem autogerenciadas, de modo que sejam capazes de realizar tudo na lista de tarefas pendentes, sem supervisão constante ou direção da liderança. Porém, a liderança e a administração ainda são necessárias para definir as direções e metas dentro da estrutura da equipe. Ou seja, uma equipe autogerenciada não é totalmente autossuficiente, pois ainda necessita de orientação e ajuda.

Quer sua empresa decida seguir, ou não, uma abordagem Scrum, aplicar os componentes-chave citados pode certamente ajudar a melhorar seus resultados.

Frases sobre trabalho em equipe

  • “Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma, termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas.” – Ayrton Senna;
  • “Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo” – Provérbio africano;
  • “Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória” – Henry Ford;
  • “Coisas incríveis no mundo dos negócios nunca são feitas por uma única pessoa, e sim por uma equipe” – Steve Jobs;
  • “Eu faço o que você não pode, e você faz o que eu não posso. Juntos podemos fazer grandes coisas” – Madre Teresa de Calcutá.

Conclusão

Incentivar uma cultura de trabalho em equipe dentro de sua organização pode ser a chave para o sucesso a longo prazo, mas não é tarefa fácil. As empresas são compostas de pessoas de várias origens e culturas, e as personalidades nem sempre se encaixam bem em um ambiente de grupo. Portanto, cabe aos líderes definir um forte exemplo de como as equipes devem operar implementando práticas que incentivem a colaboração.

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