O trabalho remoto está se tornando cada vez mais comum. Pessoas de todas as idades e profissões estão se tornando mais nômades e conscientes dos benefícios de escolher um lugar para morar que melhor se adapte às suas necessidades e preferências pessoais. Muitas vezes esse tipo de trabalho é associado às pessoas que deixam suas casa e vão viajar o mundo, mas na verdade a grande maioria das pessoas só querem ter um horário de trabalho mais flexível.
O trabalho remoto te da a oportunidade de não ter que escolher entre trabalho ou família, estamos em busca do equilíbrio entre os dois. Ele significa mais flexibilidade para criar seu próprio horário e, portanto, mais oportunidades de passar tempo com quem o que você quiser. Te ensina a ter mais autoliderança e organização pessoal atendendo melhor às suas preferências em vez de obedecer a rígida programação de trabalho exigida por um escritório.
Graças aos avanços tecnológicos, hoje é muito mais fácil a comunicação e colaboração de pessoas que estão a quilômetros de distância de nós. Mas antes de você mergulhar em uma situação de trabalho remoto, é bom conhecer alguns prós e contras dessa opção.
Vantagens do trabalho remoto
Oferece maior flexibilidade para você se dedicar à outras coisas. Se você trabalha em casa, provavelmente tem mais controle sobre as horas em que trabalha e pode reservar um tempo para consultas médicas, participar da festa da escola dos filhos ou praticar um esporte no meio da tarde. No entanto, alguns empregadores querem que sua equipe de trabalho esteja sempre disponível durante o horário normal de expediente, por isso, tenha certeza de alinhar as expectativas. Além disso você pode pegar um voo na quinta a noite e trabalhar na sexta feira em algum um lugar diferente para curtir o final de semana logo em seguida.
Diminui o tempo de deslocamento. Algumas pessoas sacrificam uma hora ou mais em cada final do dia de trabalho apenas chegando e saindo do escritório. Quando se trabalha em casa, é como adicionar outras duas horas de volta ao seu dia.
É sempre dia de “casual-friday”. Trabalhar em casa elimina a necessidade de tantas roupas apropriadas para o trabalho e dá a você uma folga no orçamento nessa área. Também é bom poder passar um dia de trabalho chuvoso no seu suéter e calça de pijamas favoritos, em vez de ter que sair de casa brigando com o guarda chuva.
Você economiza dinheiro. A menos que você seja disciplinado o suficiente para levar seu almoço todos os dias, trabalhar em escritório fará com que você coma fora com bastante frequência. Em casa você pode simplesmente entrar na cozinha e aquecer a lasanha da noite anterior, economizando muito dinheiro. O mesmo vale para economizar nos custos de transporte e até passagens aéreas. Você não precisa mais escolher os horários de picos para viajar resultando em tarifas mais baratas.
Você conhece mais a cidade que mora. Trabalhar remoto não é apenas ficar em casa, é também explorar cantos da cidade onde você possa sentar e produzir: cafés, bibliotecas e coworkings são lugares que podem te inspirar e te deixar mais produtivo. Segundo o Censo Coworking 2018, mais de 200 mil pessoas passam mensalmente por esses ambientes para trabalhar.
Você pode aprender mais e se tornar independente. Como você não tem colegas a apenas alguns metros de distância ou uma equipe de tecnologia um andar abaixo, você estará desenvolvendo a habilidade de buscar suas próprias respostas e se tornar mais proativo para encontrar o que precisa sozinho. É claro que você ainda pode fazer perguntas e obter ajuda se precisar. Mas, na maior parte do tempo, você pode fazer uma pesquisa no Google ou fazer o download de um guia gratuito para encontrar a resposta com a mesma rapidez.
Você irá melhorar consideravelmente sua capacidade de comunicação. Por exemplo, você provavelmente notará que está escrevendo e-mails mais claros e concisos. De mensagens de texto, skype, reuniões na web, por necessidade, você se torna muito objetivo e detalhista em todos esses aspectos.
Desvantagens do trabalho remoto
Isolamento. Às vezes é solitário para aquela pessoa que trabalha remoto. Para as pessoas que trabalham no escritório, é muito fácil conversar na cozinha tomando uma xícara de café. É fácil ficar ao lado de um quadro branco para discutir as coisas. É fácil ouvir uma conversa importante. Todas essas coisas que são fáceis para as pessoas no escritório estão fora do alcance das que trabalham remotamente.
Distrações em casa. Ao menos que você more sozinho, trabalhar em casa requer um nível diferente de disciplina. Afinal de contas, não há ninguém por perto para saber se você está na tarefa durante todo o dia. Se você trabalha para um empregador, precisa encontrar uma maneira de criar um ambiente de trabalho em casa que o mantenha focado e dedique as horas todos os dias que dedicaria ao seu trabalho no escritório. Se você é autônomo, ainda precisa de limites para garantir que as coisas sejam concluídas ou que sua produtividade e renda não sejam prejudicadas. Também é preciso disciplina para que você saiba a hora de parar de trabalhar, às vezes quem trabalha remoto acaba trabalhando muito mais de quem está em escritório justamente porque não tem quem regule os horários. Ferramentas de gestão de tarefas são ótimas aliadas para manter a disciplina e organização.
Custo da criação de um escritório em casa. Para trabalhar em casa, você terá que fazer um investimento inicial em equipamentos básicos para produção e comunicação com seu empregador e/ou clientes. Isso de trabalhar do sofá ou da cama todos os dias pode parecer interessante nos primeiros dias, mas a má postura pode te trazer problemas de saúde que comprometerão a sua produtividade. Caso você seja contratado por uma empresa para trabalhar remoto, normalmente eles se encarregam de te ajudar financeiramente nessa tarefa.
Manter o trabalho e a família separados. Quando você está trabalhando em casa, precisa ter cuidado para que seu trabalho não se transforme em tempo para a família. Só porque você pode trabalhar em casa não significa que você deve estar disponível 24/7, deixe isso claro com quem convive com você para que isso não torne o trabalho estressante e cause desentendimentos familiares.
Só você pode decidir se trabalhar remoto é bom para você. Além de considerar as vantagens e desvantagens descritos aqui, você também precisa considerar o tipo de trabalho que faz, se não terá acesso ao equipamento necessário para fazer seu trabalho, sua situação em casa e seus traços de caráter pessoais. Ao analisar esses fatores, você pode tomar uma decisão que funcionará para o seu negócio ou função.
*Rebecca Cirino – publicitária, especialista em marketing digital e produtora de conteúdo da Penser, trabalha remoto há 3 anos.