O que é o Turnover e como evita-lo?

O turnover da empresa deve ser um fator fundamental a ser avaliado quando se gerencia um time. Para formar uma equipe é preciso escolher as pessoas corretas. Acha-las é uma tarefa fundamental no sucesso de um negócio portanto mantê-las chega a ser mais difícil ainda.

Sabemos que o sucesso de um projeto ou de uma empresa depende muito de como a atmosfera do time é construída, afinal se algo desanda, isso pode afetar o grupo como um todo. Muitos podem ser afetados com a saída de um bom funcionário ou o desgaste de uma demissão de alguém da equipe.

Mas o que é turnover?

turnover

Quando falamos que uma empresa tem uma taxa alta de rotatividade dos seus empregados, estamos falando da taxa de turnover. Esse conceito em inglês muito utilizado no mundo dos negócios. E quando está relacionado à área de Recursos Humanos, se trata da proporção entre as contratações e demissões de funcionários em um determinado período de tempo.

Essa taxa mede a capacidade da empresa de manter seus colaboradores na equipe. Quando alta, dependendo do ramo de atividade da empresa, é responsável por apontar possíveis problemas relacionados à gestão de pessoas. Sendo assim é importante avaliar o que está acontecendo na empresa para que essa taxa de turnover sob controle.

Como medir o turnover da empresa?

Geralmente essa taxa está diretamente ligada a:

  • má remuneração ou falta de reconhecimento;
  • falta de infra estrutura da empresa;
  • ambiente tóxico ou de muita pressão;
  • contratação de perfis incompatíveis com a função;

Portanto os responsáveis pelo processo de recrutamento e seleção de pessoal devem ficar atentos a esses itens. Embora não exista uma taxa universal que deve ser considerada, o turnover tem que ser sempre avaliado mesmo sendo relativo, de acordo com o ramo de atividade da empresa.

A conta para medir é simples: divide-se o número do total de desligados pelo número total de colaboradores.

Pesquisas internas também são recomendadas para fazer uma análise prévia. De forma anônima, mede-se a motivação de todos, quais são suas expectativas e pontos onde a empresa pode melhorar. O anonimato deixa as pessoas mais honestas e isso ajuda a identificar de forma mais precisa onde esta o problema.

Uma empresa é feita de pessoas. Sem elas, o trabalho é impossível de ser feito portanto se estão insatisfeitas com a empresa ou a função, seu desempenho irá cair consideravelmente. É importante haver uma gestão com processos claros, organizados e de feedbacks constantes. O colaborador irá se sentir escutado e entenderá que seu trabalho é parte relevante para fazer a máquina girar.

Mas porque se preocupar tanto com o turnover da empresa?

É preciso ter em mente que assim a empresa precisa de pessoas e as pessoas precisam da empresa, portanto precisa ser uma via de mão dupla onde todos se beneficiam. O ambiente de trabalho muitas vezes é a segunda casa das pessoas e as relações profissionais podem interferir na vida pessoal de qualquer um, assim como a vida pessoal também pode afetar o ambiente de trabalho. O papel do líder responsável pela gestão é tomar decisões de ajustes e simplificar processos.

Evitar reuniões desnecessárias, por exemplo, é uma iniciativa que ajudam a melhorar o clima.

Outro motivo a se preocupar com o turnover é administrativo. Cada colaborador é responsável por uma parcela importante do projeto. Quando ele é afastado – ou decide se afastar – a perda pode ser considerável, tanto de tempo como de dinheiro para a empresa.

Os valores que as empresas gastam com as rescisões contratuais também podem afetar o desempenho do negócio consideravelmente. Dependendo do regime de contratação, essa rotatividade de desligamentos pode comprometer o lucro da empresa e afetar até a contratação de novos integrantes. Além disso, impacta deixando os que ficaram na empresa sobrecarregados e abrindo uma janela de desmotivação e cansaço.

Uma análise mais profunda poderá detectar problemas maiores na empresa. E a equipe de gestão precisa estar preparada para lidar com o turnover e outros desafios da rotina.

Sabia que 32% do turnover pode ser evitado através de melhores habilidades de liderança, de acordo com um pesquisa da Blanchard Company? Uma sugestão é se desenvolver constantemente. Que tal investir em mentoria profissional ou em uma consultoria personalizada de acordo com seus objetivos?

consultoria de carreira personalizada

Compartilhe:

Seja avisado quando publicarmos novos artigos

Fale com um Especialista

Redes Sociais

Posts em Alta

Categorias

Você também pode se interessar