Todas as pessoas vivem conforme seus valores pessoais, certo? A resposta é: nem sempre. Isso acontece porque nem todos conseguem agir conforme seus valores, ou, até mesmo, porque não sabem quais são seus próprios valores.

Contudo, saber o que são valores pessoais, identificá-los e incorporá-los à sua vida diária é algo importante que pode impactar, inclusive, no âmbito profissional. Pense em como valores pessoais, como honestidade e responsabilidade, por exemplo, podem lhe fazer ter mais sucesso no trabalho, ao se configurar como um profissional de confiança. Além disso, é certo que um colaborar é mais feliz quando seus valores pessoais estão alinhados aos valores da empresa em que trabalha.

Pensando em lhe ajudar a entender melhor tudo que precisa saber sobre valores pessoais, qual sua importância e, ainda, como identificá-los, preparamos este texto. Você vai descobrir:

O que são valores pessoais? 

Você sabe, com clareza, o que são valores pessoais? Basicamente, são um conjunto de princípios que vão orientar, guiar e moldar o comportamento da pessoa que os possui. Ao mesmo tempo em que influenciam a conduta, também geram impactos internos que podem ser positivos ou negativos dependendo do contexto que a pessoa está vivendo e das escolhas que fizer. Por exemplo: se uma pessoa tem a honestidade como valor pessoal, será impactada negativamente e se sentirá mal quando fizer uma escolha desonesta.

Todas as pessoas têm valores pessoais – e cada um tem seus próprios valores. Ou seja, aquilo que é um valor para mim pode não ser para você, e vice-versa. Por isso, chamam-se valores pessoais.

De forma semelhante, os valores pessoais no trabalho são considerados os seus valores profissionais, sendo portanto uma bússola moral e ética para guiar seus movimentos e apontar para o caminho mais certo para você nesse contexto do mercado de trabalho.

Por que os valores pessoais e profissionais são importantes?

Os valores pessoais e profissionais são importantes porque eles podem proporcionar mais qualidade de vida. É bem provável que você se sinta bem se estiver vivendo conforme seus valores pessoais. Por outro lado, também há a tendência de nos sentirmos mal quando não estamos vivendo essa conformidade. Isso é aplicável tanto à decisões rotineiras, quanto à escolhas mais importantes, envolvendo vida pessoal e profissional

Além disso, dentro do aspecto profissional, percebemos uma tendência crescente por parte das empresas de escolher funcionários alinhados a seus valores. Mas, se o candidato não conhecer seus próprios valores pessoais no trabalho, como vai dizer que se alinha aos da empresa? Do outro lado, também está o colaborador, que terá uma vida mais feliz se estiver trabalhando em uma empresa parecida com seu perfil. 

Como definir seus valores pessoais?

Uma maneira bastante simplificada de definir seus valores pessoais e profissionais e começar nessa jornada de autoconhecimento é respondendo à seguinte pergunta: “o que faz você se sentir bem?” A resposta já é um bom começo para guiá-lo rumo ao descobrimento de seus valores. 

Lembrando que objetos não entram nessa lista. Estamos falando de características e comportamentos que você admira e que tem com mais constância. Se você valoriza a verdade e procura não mentir, um de seus valores pessoais, muito provavelmente, é a honestidade. 

Você pode tanto se guiar por sentimentos positivos, quanto negativos. Se você se sente bem quando ajuda uma pessoa e se sente mal quando deixa de ajudar, a caridade deve ser um valor pessoal para você. Portanto, ambas as emoções podem ser um guia.

Confira também: O que são vieses cognitivos? Os tipos e como nos afetam na prática

Como saber quais são seus valores pessoais?

Responder as perguntas a seguir é uma maneira de identificar quais são seus valores pessoais: 

  1. O que é realmente importante para você?
  2. Do que você mais se orgulha? 
  3. Você se lembra do momento em que foi mais feliz? 
  4. Que tipo de comportamento lhe causa mais raiva?
  5. Existe algo que você gostaria de mudar em si mesmo?
  6. E no mundo?
  7. Quais comportamentos ou histórias o inspiram?
  8. Se você pudesse escolher um emprego sem se preocupar a remuneração ou com restrições, qual seria? 

Anote as respostas dessas perguntas. Pode ser interessante não pensar muito, mas escrever o que logo vier à mente. Você vai usar as respostas como guias para descobrir quais são seus valores pessoais. 

Algumas respostas podem tornar a descoberta mais fácil. Se a primeira coisa que você pensou ao responder à pergunta “o que é realmente importante para você?” foi “ser feliz”, então você valoriza a felicidade; se respondeu “encontrar um bom emprego”, então você valoriza o sucesso profissional.

Contudo, outras respostas vão exigir um pouco mais de atenção. Se você respondeu que histórias de grandes empresários e empreendedores o inspiram (pergunta 7), pode ser que você valorize a persistência e a determinação, mas também pode ser que valorize a riqueza e o sucesso. Caso isso aconteça, tente investigar o que realmente lhe chama atenção nessas histórias que são inspiradoras para você.

Uma dica importante é tentar evitar valores muito genéricos. Procure formar uma lista mais enxuta e específica. Além disso, também pode ser importante enumerar seus valores em ordem de prioridade. Isso vai ajudá-lo a garantir que ao menos os valores prioritários não sejam deixados de lado, e também vai ser bom para começar. Aproveite para usar sua lista como base na definição de metas e objetivos, para que sua vida fique ainda mais alinhada aos seus princípios.

Lembrando que esse é apenas o início. Com o tempo, você irá se conhecer melhor e, por isso, conseguirá entender melhor suas necessidades. Além disso, seus valores podem mudar. Por isso, de tempos em tempos, procure atualizar sua lista. Pode ser a cada ano, em uma data importante e significativa, como seu aniversário; a cada seis meses, etc.

Lista com 25 exemplos de valores pessoais e profissionais

  1. Responsabilidade;
  2. Humildade;
  3. Independência;
  4. Realização;
  5. Amor;
  6. Coragem;
  7. Inteligência;
  8. Bondade;
  9. Confiabilidade;
  10. Saúde;
  11. Ordem;
  12. Amor ao próximo;
  13. Riqueza;
  14. Liberdade financeira;
  15. Aventura;
  16. Cooperação;
  17. Criatividade;
  18. Determinação;
  19. Amizade;
  20. Honestidade;
  21. Integridade;
  22. Justiça;
  23. Segurança;
  24. Espontaneidade;
  25. Compreensão.

Como identificar se você não está vivendo conforme seus valores pessoais?

Abaixo, listamos cinco situações que pessoas que não vivem em conformidade com seus valores pessoais tendem a passar:

  • Você está tão preocupado em agradar as pessoas que se esquece de priorizar seus valores ou nem mesmo sabe quais são seus próprios valores pessoais;
  • Quando alguém diz ou faz algo que você não concorda, você deixa isso passar;
  • O que você quer, geralmente, entra em conflito com aquilo que você tem que fazer;
  • Sua vida não está funcionando do jeito que você gostaria;
  • Sua carreira e aquilo que seu trabalho exige não se alinham àquilo que você acredita, fazendo com que você se sinta “no lugar errado”.

Se você estiver passando por uma ou mais dessas situações, é necessário ficar atento. Mas, nada de desespero! Afinal, o conteúdo abaixo tem tudo para ajudá-lo a melhorar nesse aspecto. Vamos lhe mostrar o que são valores pessoais, como defini-los e como priorizá-los, para que suas ações estejam de acordo com seus valores.

Comece a viver de acordo com seus valores pessoais

Formar uma lista de valores pessoais é importante, mas não vai mudar nada. Se você quiser ver diferença em sua vida, precisa viver de acordo com seus valores. Para isso, você pode criar o hábito de ler sua lista todas as manhãs, após acordar; mantê-la sempre por perto, de maneira visual e planejar como vai viver seus valores ao longo do dia. E, seja com seus valores pessoais ou profissionais, sempre que você perceber que está se desviando, se pergunte por que isso aconteceu e o que pode ser feito para melhorar.

Para lhe ajudar nessa jornada, preparamos um material completamente gratuito sobre autoconhecimento. Falamos aqui no texto como essa característica é importante para a definição e a vida em conformidade com valores pessoais. Então, aproveite para exercitar e melhorar seu autoconhecimento! Para acessar, é só clicar aqui!

César Romano

César Romano é apaixonado pelo desenvolvimento humano. Inspira e planeja a prosperidade de pessoas e empresas. Formado em comunicação e marketing pela PUC e especialista em gestão de pessoas.