Vencer a timidez: dicas para melhorar sua comunicação e relacionamentos

A timidez é uma característica bastante comum entre as pessoas, que podem revelar essa característica em vários meios e contextos, como o contexto pessoal e o contexto profissional. Nem sempre a timidez está relacionada a um comportamento ruim, afinal, ela é um traço de personalidade que podemos, ou não, carregar. 

Contudo, muitas vezes, a timidez, principalmente a timidez no trabalho, causa problemas. Por isso, é importante saber como vencer a timidez, para evitar desconfortos e aprender a lidar melhor com os outros e consigo mesmo.  

Se esse é o seu caso, não se preocupe, pois podemos ajudar! Superar o comportamento tímido tem a ver com entender as causas da timidez, trabalhar o autoconhecimento e aprender comportamentos que ajudam a superar esse obstáculo. Sabendo disso, preparamos um texto completo sobre o assunto, incluindo diversas dicas de como vencer a timidez. Confira abaixo!

Entendendo a timidez

Especialistas afirmam que a timidez é uma construção, ou seja, ela pode ser adquirida ao longo do tempo devido ao que vivenciamos. Assim, as principais causas da timidez incluem a educação que recebemos, bullying, falta de estímulos, isolamento, baixa autoestima, ausência de habilidades sociais, insegurança, hipersensibilidade etc.

Geralmente, a timidez “acende” quando nos sentimos expostos, com medo de como o outro nos está enxergando. Por isso, é muito comum que pessoas tímidas evitem ao máximo falar em público ou passar por qualquer situação de exposição. Isso tem muito a ver com o medo de errar e de ser julgado que assola a maioria dos que sofrem com a timidez. 

Pessoas tímidas podem ser sentir angustiadas e constrangidas quando precisam interagir com pessoas pouco conhecidas ou com as quais não têm muito contato. Infelizmente, a timidez em excesso pode trazer uma série de obstáculos, principalmente para quem está no mercado de trabalho. Por isso, é tão importante entender as causas da timidez, pois esse é o primeiro passo rumo à resolução do problema.

Confira, abaixo, três principais causas da timidez prejudicial: 

Problemas de autoimagem

Normalmente, esses problemas se originam na infância, quando a criança sofre com pais repressivos e/ou bullying e situações de humilhação na escola. Essas experiências prejudicam a autoimagem da criança, que carrega sequelas para a vida adulta. Ela passa a acreditar que não têm qualidades suficientes e que seus defeitos sobressaem. Além disso, também é comum que a pessoa com problemas de autoimagem se compare muito com outras, o que gera um sentimento de diminuição e afeta a autoestima e a autoconfiança.

Preocupação excessiva consigo mesmo

Pessoas que sofrem de timidez excessiva costumam se preocupar demais consigo mesmas quando estão perto de outras pessoas. Elas sentem como se fossem o centro das atenções e que todos os olhares estão voltados para ela esperando por deslizes de descuidos. Isso faz com que se sintam ansiosas, questionem e pensem bem sobre suas ações e palavras. Mesmo em eventos sociais, elas têm dificuldade para relaxar e se divertir, ocupando sua mente com pensamentos negativos.

Rotulagem

A pessoa tímida é a primeira a se considerar tímida. Porém, essa rotulagem própria acaba gerando comportamentos conformados, que se baseiam na ideia própria. Dizemos a nós mesmos que somos tímidos e nunca vamos conseguir vencer a timidez. Nos sentimos incapazes de superar algo que dissemos para nós mesmos, enraizando mais ainda a ideia em nossa mente.

Como a timidez pode atrapalhar sua vida pessoal e profissional?

A vida exige que nos relacionemos com as pessoas e que cumpramos determinadas obrigações. A timidez em excesso pode impedir a construção de novos relacionamentos interpessoais, fazendo com que a pessoa se recolha e se feche em seu mundo. Dessa forma, ela acaba perdendo diversas oportunidades de amizade e de relacionamentos conjugais.

Já a timidez no trabalho pode, de forma semelhante, dificultar a construção de relacionamentos com gestores e colegas de trabalho e, ainda, atrapalhar tarefas como falar com clientes, falar em público, apontar ideias em reuniões, opinar e reagir a feedbacks etc.

A timidez, muita vezes, nos impede de demonstrar nossos conhecimentos e qualidades, não revelando quem de fato somos. É normal se sentir tímido de vez em quando, principalmente quando estamos em um local onde não conhecemos ninguém ou quase ninguém. Contudo, quando a timidez impede alguém de ser funcional, de realizar tarefas do cotidiano e agir normalmente, ela pode ser bastante prejudicial e atrapalhar a qualidade de vida.

Por isso, separamos abaixo 10 estratégias para ajudá-lo a vencer a timidez e evitar que a timidez em excesso cause sofrimento e atrapalhe sua vida pessoal, profissional e seus relacionamentos.

10 dicas para vencer a timidez e se tornar uma pessoa confiante

1) Aceite-se!

O primeiro passo para superar a timidez e aprender a lidar com ela é aceitar que você é uma pessoa tímida e que não há problema nisso! Lembre-se: o problema se dá quando a timidez impede que você tenha uma vida de qualidade e passa a ser algo em excesso.

Muitas pessoas tímidas sofrem com isso e ficam se comportando de maneiras que as fazem sofrer, tentando superar a timidez. Contudo, isso não vai causar verdadeiras mudanças, apenas vai trazer mais sofrimento. Se você quer vencer a timidez, primeiro precisa se aceitar e se conhecer; tente entender quais as causas da timidez, onde se concentram suas principais dificuldades e, então, procure maneiras pessoais de lidar com isso. Use seus próprios recursos!

2) Enfrente seus medos

O medo faz parte da natureza tímida: medo de se impor, de expressar uma opinião, de ser julgado, de errar, de falar em público… Mas o medo é um sentimento extremamente normal. O que não podemos permitir é que ele nos domine. Por isso, você precisa enfrentar seus medos e acreditar em seu potencial. 

Quando não enfrentamos os medos e as dificuldades, apenas prolongamos a situação incômoda. Porém, muitas vezes, a situação pode acabar ficando ainda pior. 

Comece enfrentando pequenas situações que o deixam com medo e despertam a timidez. Se você tiver uma festa para ir, pro exemplo, não cancele! Pois, uma hora você vai precisar comparecer a um evento desse tipo, e, quanto antes se acostumar com situações assim, melhor.

3) Aproxime-se de pessoas

Como dissemos algumas vezes, pessoas tímidas são bastante reservadas e introspectivas, o que dificulta a interação com pessoas desconhecidas ou, até mesmo, com colegas e amigos, dependendo da situação e do local onde se encontram. Para vencer a timidez, é importante procurar se socializar mais, conversar com pessoas e trabalhar sua capacidade de interação. Pode ser difícil no começo, mas, com o tempo, vai ficar mais fácil interagir com as pessoas e, assim, se sentir mais confiante.

Uma dica que pode ajudar é manter por perto amigos e conhecidos que te tragam mais segurança e que podem acompanhá-lo em novas interações.

4) Utilize a técnica FORD 

Se você for interagir com as pessoas, uma forma de driblar a timidez é usando a técnica FORD, que consiste em:

  • Família;
  • Ocupação;
  • Recreação;
  • Desejos.

Basicamente, o que você precisa é perguntar à pessoa com quem está interagindo sobre sua família, sobre sua ocupação, sobre sua vida profissional e momentos de lazer e, por fim, falar sobre os desejos dela. Assim, você não fica sem assunto e demonstra interesse na vida da pessoa, além de que, no fim, ela vai acabar falando bem mais do que você.

5) Não fique se comparando e não se diminua

Não fique se comparando com pessoas desinibidas, que não têm as mesmas dificuldades que alguém tímido. Todos somos diferentes e temos qualidades e defeitos distintos. Comparar-se não ajuda em nada, apenas atrapalha! 

Você não é inferior a ninguém apenas porque é mais tímido. Além disso, se colocar em uma posição de inferioridade dificulta a interação com outras pessoas. Portanto, trabalhe sua autoestima e valorize suas qualidades.

6) Trabalhe seu autoconhecimento

Ninguém disse que ia ser fácil olhar para si e começar, em um passe de mágica, a se valorizar e acreditar em si mesmo. Porém, ninguém disse, também, que era impossível. Para isso, você deve trabalhar seu autoconhecimento, isto é, conhecer seus pontos fracos, pontos fortes, sua personalidade, características, sua vida pessoal e profissional etc. 

Para saber mais sobre como trabalhar seu autoconhecimento, acesse nosso texto: Autoconhecimento: o que é e 15 exercícios para praticar

7) Trabalhe sua postura corporal

Nossa postura corporal diz muito sobre nós, principalmente a maneira como nos portamos no local de trabalho.

Não olhar nos olhos enquanto conversa com alguém, por exemplo, pode demonstrar insegurança e falta de interesse. Além disso, há outros sinais que demonstram fraqueza e incapacidade. Confira algumas dicas para mudar isso:

  • Não fique com os ombros caídos, adote uma postura ereta;
  • Mantenha a cabeça erguida;
  • Evite cruzar os braços;
  • Gesticule enquanto conversa;
  • Respire fundo.

8) Controle sua ansiedade

Se você consegue reconhecer quais situações lhe deixam ansioso, procure relaxar antes. Além disso, não deixe de fazer um exercício simples: controlar a respiração. Inspire pelo nariz e expire pela boca lentamente, isso vai ajudá-lo a relaxar e controlar sua ansiedade.

Procure, também, dizer para si mesmo que você é capaz. Mantenha bons pensamentos, fale sobre coisas boas e seja otimista!

9) Cuidado com a opinião alheia

Um grande gatilho para a timidez é o medo do que o outro vai pensar e falar sobre nós. Mas, a verdade é que não devemos nos preocupar com a opinião de todos que nos cercam. As pessoas sempre vão ter uma opinião sobre nós, que está baseada em suas próprias convicções e não nos fatos em si. 

Não é bom dar tanta atenção às opiniões e sugestões das pessoas. Só você entende suas vontades e sentimentos e pode dizer o que é melhor para você. Claro que é importante escutar as pessoas, principalmente aquelas que realmente querem nosso bem, mas tenha cuidado para não tomar a opinião do outro como verdade incontestável.

10) Dê mais risada de si mesmo

Não se leve tão a sério! Leve a vida de uma forma mais leve! Já percebeu que pessoas extrovertidas estão sempre rindo de si mesmas, principalmente quando passam por situações de constrangimento? 

Se você errar, cair ou falhar, não deixe aquilo acabar com você! Não deixe que as pessoas percebam seu desconforto. Ria de si mesmo. Erros acontecem e sempre vão nos acompanhar, mas a forma como lidamos com eles pode ser diferente – para melhor.


Conclusão

Em alguns casos, pode ser importante procurar ajuda, pois a timidez pode ter raízes mais profundas do que pensamos. Respeite seu próprio tempo e lembre-se que ajuda é sempre bem-vinda. Não tenha medo de procurar um especialista para ajudá-lo a diminuir a timidez. Em alguns casos, essa ajuda vai ser fundamental para que você compreenda as causas da timidez e consiga, de fato, vencê-la.

Adotar essas estratégias já é um grande e importante passo! E, se você quiser dar um passo a mais para vencer a timidez, acesse nosso material sobre comunicação eficaz! Para saber mais, é só clicar aqui.

Gostou do texto? Compartilhe nas redes sociais e aproveite para interagir com as pessoas falando sobre o conteúdo. Comente, também, aqui embaixo o que achou!

Compartilhe:

Seja avisado quando publicarmos novos artigos

Fale com um Especialista

Redes Sociais

Posts em Alta

Categorias

Você também pode se interessar