Workshop: o que é e quando você deve investir em um para você ou sua equipe?

Workshop, cursos, palestras, convenções, seminários, congressos, treinamentos, feiras, conferências… Existem vários tipos de eventos e é muito provável que você já tenha participado de alguns deles. Mas, você sabe em que eles são diferentes? 

Hoje, vamos falar sobre o workshop, um tipo de evento que vem ganhando cada vez mais espaço e relevância. Vamos explicar sobre o que se trata, para que serve um workshop, quais as suas vantagens e, ainda, um passo a passo de como montar um workshop de sucesso. Confira!

O que é workshop?

O workshop é um tipo de evento no qual acontecem palestras e atividades práticas sobre determinado assunto. Ele reúne pessoas que têm interesse de aprender e aperfeiçoar sua técnica. 

Assim como outros tipos de eventos, o workshop tem uma estrutura predefinida e traz um instrutor ou palestrante para discursar sobre o tema e orientar o evento. Além de abordar conceitos relacionados à temática, o palestrante também pode conduzir os participantes a uma reflexão, esclarecer dúvidas, abrir espaço para troca de ideias e aplicar uma atividade prática para reforçar o que foi aprendido.

A palavra workshop pode ser traduzida literalmente como oficina. Mas, embora essa tradução literal represente o evento, um workshop também pode ser entendido como um grupo de discussão, por se tratar de um evento mais interativo.

Para que serve um workshop?

Como vimos acima, um workshop serve para adquirir mais conhecimento sobre determinado assunto, tanto porque envolve treinamentos e palestras, como porque proporciona a troca de conhecimentos, informações e experiências. Um workshop também serve para ampliar a rede de contatos, ou seja, fazer networking.

Além disso, conheça outros pontos que também demonstram para que serve um workshop:

  • Conhecer as novidades e tendências atuais do mercado;
  • Desenvolver competências;
  • Agregar ao currículo;
  • Conhecer novas ferramentas;
  • Ampliar as experiências;
  • Sair da zona de conforto;
  • Aumentar o conhecimento em uma área específica.

Qualquer pessoa que desejar adquirir conhecimento pode participar de um workshop, independente de seu cargo e área de atuação. Afinal, um workshop pode tratar de vários assuntos, como marketing, comunicação, desenvolvimento pessoal, vendas, estratégias de negócio, administração, entre outros. 

Qual o tempo de duração do evento?

O tempo de duração é bastante relativo e vai depender do assunto a ser tratado e da proposta do evento. Por isso, não há uma regra de quanto tempo um workshop precisa ter. Mas, em média, o tempo de duração fica entre 6 e 8 horas, com ao menos um período de intervalo, que costuma ser um coffee break. Mas também há modelos com duração de 2 a 5 horas. Por ter uma duração menor, o workshop pode ser uma ótima escolha para quem não tem muito tempo disponível, mas deseja aumentar seu conhecimento e técnica.

Quais as vantagens do workshop?

Abaixo, reunimos as principais vantagens de participar de um workshop:

  • Troca de ideias e experiências;
  • Conhecimento inovador;
  • Evolução na carreira;
  • Facilidade para realizar a inscrição;
  • Tempo de duração menor;
  • Desenvolvimento de técnicas e competências;
  • Agilidade para receber informações;
  • Rapidez e dinamismo;
  • Networking;
  • Oportunidade de sair da zona de conforto;
  • Aprendizado na prática;
  • Ganho de motivação.

Quais as vantagens para a empresa?

Confiança

Os colaboradores que participam de workshops se sentem mais confiantes para realizar seu trabalho, já que se tornam mais capacitados. Com isso, eles se sentem seguros para sugerir melhorias e buscar por inovação. A empresa só tem a ganhar com o desenvolvimento de seus colaboradores.

Produtividade

Pessoas motivadas e confiantes tendem a ser mais produtivas. Além disso, a capacitação técnica possibilita resultados mais eficazes.

Engajamento

Além de possibilitar um aumento da confiança, segurança e autoestima da equipe, a empresa que fornece qualificação aos seus funcionários demonstra que os valoriza. Com isso, há mais engajamento e motivação para realizar o trabalho da melhor maneira, aumentando, também, o comprometimento.

Por meio dos workshops, pode-se proporcionar uma maior integração da equipe à cultura organizacional, o que também contribui para aumentar o engajamento.

Diminuição do turnover

Saber que a organização valoriza seus funcionários fortalece a relação que um funcionário tem com a empresa em que trabalha. Com isso, ele sente mais vontade de permanecer naquele emprego. Dessa forma, a empresa consegue reter talentos e diminuir os gastos com a captação de novos colaboradores.

Atendimento às necessidades dos funcionários

Os workshops oferecidos pela empresa atendem às reais necessidades que os funcionários possuem. Os temas são voltados para as demandas, possibilitando que os participantes trabalhem as questões que enfrentam e pensem em estratégias e planos de ações para lidar com suas necessidades. 

Passo a passo para organizar um workshop de sucesso

Então, seguindo o modelo mais tradicional de organização dos workshops, logo no início, ocorre a exposição da temática. Depois, há espaço para uma discussão, um tempo para prática em grupos e a etapa de conclusão prática.

Para entender melhor, fizemos um passo a passo bem resumidos das 13 etapas que devem ser seguidas na organização de um workshop:

  1. Escolher o tema;
  2. Conhecer seu público-alvo;
  3. Fazer um orçamento;
  4. Definir se o evento será oferecido de forma gratuita ou se será pago;
  5. Escolher o local, uma data e horário;
  6. Pensar em estratégias de divulgação do workshop;
  7. Abrir inscrições;
  8. Convidar palestrantes e mediadores;
  9. Providenciar materiais e equipamentos;
  10. Fazer uma boa recepção do público no dia do evento;
  11. Realizar um coffee break ou almoço;
  12. Enviar email de pós-evento;
  13. Preparar e enviar os certificados para quem participou.

É possível fazer um workshop online?

Sim! É possível oferecer workshops pela internet! Dentro do nosso contexto atual, da pandemia causada pelo novo coronavírus, a internet tem sido um meio indispensável. E, assim como é possível fazer várias coisas online, também pode-se realizar um workshop bem estruturado. Para isso, basta seguir os mesmos passos de realização de um workshop presencial.

A maior diferença entre um workshop online e um presencial está na economia de despesas relacionadas ao local, equipamentos, materiais, deslocamento dos palestrantes e de outros profissionais envolvidos etc. Porém, por outro lado, é importante lembrar que o workshop online vai exigir a assinatura de uma boa plataforma.

Os workshops onlines também são importantes para engajar os profissionais que trabalham de maneira remota. Seja online ou presencial, investir na realização de um workshop pode trazer excelentes resultados para sua empresa! 

Quando oferecer ou participar desse tipo de evento?

Como um workshop serve para aumentar seu conhecimento em determinado assunto, você pode participar desse evento quando estiver precisando se aprofundar em um conceito. Porém, você não precisa ficar preso a isso. Tanto para a carreira, como para a vida pessoal, é importante estar sempre em busca de adquirir novos conhecimentos e experiências.

No caso das organizações, vale a pena investir em um workshop quando perceberem que há necessidades e lacunas entre seus funcionários. Além disso, esse evento também vai servir para aumentar o engajamento e a produtividade, trazendo bons resultados para a empresa.

Seja como for, vale a pena buscar o conhecimento proporcionado em workshops! E por falar em aumento de conhecimento e oportunidades, quer descobrir como impulsionar sua carreira? Clique abaixo para conhecer nosso ebook e alcance o sucesso tão almejado!

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