Para o Brasil, é preciso focar na melhoria de serviço e atendimento

O texto abaixo foi escrito por Fernando Pacheco e publicado no blog do Guia Super Mais, que desenvolve um trabalho muito interessante em comercialização e publicidade.

É PRECISO FOCAR NA MELHORIA DOS SERVIÇOS E ATENDIMENTO

Algumas experiências recentes nos levam a um raciocínio duro, mas que deve ser compartilhado: o maior gargalo do Brasil não é estrutural, mas, sim, relacionado à ineficiência e baixa qualidade dos serviços.

Os políticos, empresários e sociedade civil entenderam nos últimos anos que o nosso país vivia uma crise de infraestrutura. Pontes, estradas, portos, aeroportos, acessos, destinos logísticos viraram moda em todos os programas televisivos e rodas de discussão (assim como a palavra gargalo) e avançamos, até bem, nessa área. Válido e importante, diga-se de passagem. Melhoramos, também, em desenvolvimento tecnológico. Mas alguns setores não cresceram e não ampliaram a oferta de qualidade.

É inadmissível que não sejamos também referência em serviço e atendimento. Nosso relacionamento com o público ainda é ruim, nosso português derrapa no cotidiano com os clientes e não caprichamos em nada na experiência positiva do consumidor. Estamos ficando aquém, indignamente para atrás, na prateleira de baixo. De restaurantes a médicos, de call center até a mesa de bar…nossos serviços pecam em qualidade e em atendimento.

Existem estudos que comprovam que um cliente satisfeito faz um marketing positivo para aproximadamente 4 pessoas, enquanto um insatisfeito trabalha negativamente para, no mínimo, 11. É preciso ir além e investir em treinamento e capacitação. Os casos de empresas que até então se consideravam ”soberanas” no seu ramo e faliram são enormes e os exemplos se encontram cada dia mais próximos a nós.

Não deixe que isso também ocorra com você. O pedido se transforma quase em uma súplica: proprietário, gerente, gestor, colaborador: foque esforços para desenvolvimento e qualidade. Seu negócio e o país agradecem!

Fernando Pacheco – Diretor executivo

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