Como se comunicar melhor no ambiente de trabalho: 16 técnicas

Independente da área em que você trabalhe, saber se comunicar de forma transparente, clara e objetiva é essencial. Uma boa comunicação, além de garantir um trabalho mais fluido e evitar erros e mal entendidos no dia a dia – principalmente na execução de projetos – é capaz de transformar sua imagem profissional e te consolidar como alguém mais empático, confiante e seguro sobre a situação ao seu redor.

Da mesma forma, não conseguir se relacionar com os outros e transmitir mensagens de forma eficiente, pode comprometer a performance de uma pessoa no trabalho e impactar negativamente a imagem que os outros colaboradores têm dela. E infelizmente esse ainda é o caso de boa parte dos profissionais hoje em dia. Por não considerarem a comunicação como uma parte importante de seu dia a dia, muitas pessoas negligenciam a prática e estudo da comunicação e acabam sendo prejudicadas por isso – especialmente em um momento que a comunicação se expande para além do contato físico e se torna importante também no mundo digital.

Se comunicar bem é uma habilidade e como diversas outras pode ser trabalhada e melhorada. Com alguns exercícios simples, qualquer pessoa pode se comunicar de forma mais eficiente e melhorar sua performance e imagem profissional. Por isso, se você ainda tem dificuldades em sua comunicação ou está buscando por formas de ser ainda mais eficiente em seus relacionamentos profissionais, sejam eles presenciais ou digitais, a seguir separamos 16 dicas que podem te ajudar.

Dê uma olhada cuidadosa em cada uma delas e aproveite!

Como se comunicar melhor no ambiente de trabalho

No dia a dia em geral

1. Adapte sua linguagem para o público

Uma das coisas mais importantes quando se trata de comunicação é conhecer seu público e entender qual a melhor forma de falar com ele. Apesar de manter o respeito e a gentileza diante de qualquer pessoa, é preciso entender com quem você está falando e adaptar seu vocabulário e formas de expressão para algo que seja de fácil compreensão para aquele grupo específico e com o qual ela se identifique.

Por exemplo, a forma como você poderia explicar seu trabalho para um superior ou um sócio, é diferente de como você faria para uma turma de estudantes do ensino médio – afinal, se você mantivesse o tom formal diante dos jovens alunos, eles provavelmente te achariam chato e desinteressante.

Por isso, seja flexível e não mantenha o mesmo tom em todas as ocasiões. Adapte-se!

2. Capriche na pronúncia

Outro ponto muito importante para garantir que sua mensagem está sendo recebida da forma correta é a sua pronúncia. Se você fala rápido demais, tem o costume de emendar as palavras, ou não capricha na entonação, pode ser que as pessoas não te compreendam.

Isso, na melhor das hipóteses, fará com que você tenha que repetir a mesma coisa várias vezes. Na pior, fará com que as pessoas desistam de te entender ou apenas finjam que isso aconteceu. Portanto, comece a dar a devida atenção para a forma como você pronuncia as palavras e, se preciso, busque ajuda de um profissional adequado, como um fonoaudiólogo.  

3. Seja claro e objetivo

Tempo é algo muito importante para as pessoas hoje – especialmente no ambiente de trabalho. Por isso, quando for falar algo com alguém ou transmitir um recado para um grupo, seja claro e objetivo! Não fique dando voltas em um assunto e fale apenas aquilo que for realmente relevante.

Isso vai evitar que sua audiência perca o interesse no que você está dizendo e também vai ajudar a garantir que sua mensagem foi entendida de forma correta.  

4. Saiba ouvir e observar

Mais do que apenas falar, quando se está interagindo com uma pessoa ou grupo, é preciso saber ouvir e observar. O modo como alguém reage ao que você está dizendo, seja com palavras ou com gestos e sinais, diz muito sobre o que essa pessoa está absorvendo da conversa e de como ela está recebendo sua mensagem.

Portanto, saiba reconhecer os sinais que a outra pessoa dá e sempre esteja aberto a escutar suas respostas e feedbacks. Isso vai te ajudar a desenvolver sua habilidade de comunicação.

5. Controle seu tom de voz

Algumas pessoas falam tão baixo que é difícil entender o que elas dizem e a comunicação se torna difícil e demorada. Outras falam tão alto que geram desconforto em quem está ao seu redor e podem criar um bloqueio em relação a recepção da mensagem e ao estabelecimento de uma boa comunicação.

Por isso, sempre tente controlar o seu tom de voz. Fale alto o suficiente para que as pessoas interessadas possam te ouvir com clareza, mas também baixo o suficiente para que o assunto permaneça apenas entre vocês.  

6. Use a linguagem corporal

A comunicação não é feita só de palavras. Mais do que falar, falar e falar, para que você estabeleça um relacionamento sincero e efetivo com outras pessoas, você precisa utilizar sua linguagem corporal.

Durante uma conversa ou apresentação, os gestos que você faz e a forma como você se porta influenciam muito na forma como as pessoas recebem sua mensagem. Portanto, lembre-se de alguns pontos básicos, como manter uma boa postura, olhar nos olhos das pessoas, evitar os braços cruzados e gesticular com as mãos para complementar sua fala.   

7. Seja bem humorado e aberto

Uma das piores coisas da vida é precisar conversar com pessoas mal humoradas, carrancudas e que não estão dispostas a ouvir, certo?! Portanto, não seja essa pessoa.

Quando for se comunicar com uma pessoa ou um grupo, mostre-se animado, interessado no assunto e seja receptivo ao debate e a discussão. Isso vai fazer com que as pessoas sintam-se mais confortáveis ao conversar com você e vai evitar mal entendidos e situações chatas.

8. Trabalhe seu autoconhecimento

Autoconhecimento é uma das habilidades mais importantes que um profissional pode desenvolver e ele também é muito importante para que você consiga se comunicar melhor. Afinal, se conhecendo bem, você será capaz de reconhecer seus pontos fortes e fracos quando o assunto é o relacionamento interpessoal e assim você pode trabalhar para se desenvolver e atingir excelentes resultados.

Já falamos sobre esse assunto em um artigo aqui do blog. Vale a pena conferir!

9. Domine o assunto

Um dos pontos principais para que você se sinta confortável e confiante quando vai se comunicar com outras pessoas, é o domínio do assunto sobre o qual vocês estão conversando.

Entender profundamente sobre o que você está dizendo – incluindo seus motivos, impactos e origens – vai te ajudar a ser mais persuasivo em qualquer situação e garantir que sua mensagem seja absorvida e compreendida da melhor forma possível. Portanto, estude muito e esteja sempre com domínio completo sobre as coisas que você fala.

10. Confirme

Para que uma situação comunicativa seja completamente eficiente e efetiva, uma técnica que pode ajudar muito é a confirmação. Sempre que você estiver falando, pedindo ou explicando algo para alguém, ao final, peça para que essa pessoa confirme que ela entendeu a mensagem completamente.

Assim, você garante que as duas partes estão alinhadas quanto ao objetivo da conversa e evita que surjam mal entendidos ou erros no trabalho por conta de falhas de comunicação.

Nos meios digitais

11. Cuidado com as cores e negritos

Usar cores diferentes e palavras em negrito em uma mensagem escrita para os meios digitais – em emails principalmente – pode ser uma boa forma de destacar partes mais importantes ou que você quer que sejam o foco da sua comunicação.

Porém, é preciso ter cuidado com essa prática pois, se usada em excesso, ela pode fazer com que sua mensagem fique poluída visualmente e pode acabar confundindo e tirando o foco da pessoa que vai ler o texto. Portanto, use esse recurso com cuidado!

12. Não use caixa alta

Na primeira parte do texto, ainda nas dicas gerais, falamos sobre a importância de tomar cuidado com o volume da sua voz. E acredite, isso também vale para mensagens escritas no digital!

Muita gente não sabe, mas na linguagem da internet e do ambiente digital, escrever algo em caixa alta (DESSE JEITO) seria o correspondente a gritar – o que não é nada educado e pode gerar enormes desentendimentos. Evite essa prática!

13. Fique atento à pontuação e gramática

Por mais que seu raciocínio e seus argumentos estejam corretos, um erro de ortografia, pontuação ou gramática pode acabar com toda a sua credibilidade. Na hora de escrever para a internet ou mandar um email importante, tome muito cuidado com esses fatores.

Se você ficou em dúvida sobre a grafia de um termo ou não sabe se determinado tipo de pontuação está correto, pesquise! Hoje é bastante simples encontrar diferentes informações sobre a língua portuguesa na própria internet. Isso vai te ajudar a evitar situações indesejadas.

14. Cuidado com gírias e abreviações

Nas redes sociais ou nas conversas do dia a dia com amigos, é comum que as pessoas usem abreviações – como “vc” e “pq” – e também gírias para facilitar a comunicação. Porém, isso não deve ser utilizado em uma conversa profissional ou no dia a dia de trabalho. Esse tipo de linguagem mais informal normalmente não é muito bem visto pelo mercado e também pode colocar em risco sua credibilidade e seriedade.

E é preciso se policiar: muitas vezes essas expressões abreviadas acabam saindo sem que você se dê conta! Portanto, sempre revise suas mensagens antes de enviá-las e corrija o que for necessário.

15. Foco nos detalhes

Na comunicação no meio digital, que normalmente é escrita, por não podermos contar com os apoios gestuais e por não conseguirmos garantir que a atenção do receptor estará 100% focada na sua mensagem, é interessante que se seja bastante detalhista! Descrevendo com cuidado cada ponto da sua solicitação, você evita que a pessoa do outro lado fique com dúvidas e torna o relacionamento mais rápido e fluido.

Mas atenção: ser detalhista não é o mesmo que encher linguiça – afinal, nesse caso o que ocorre é o efeito contrário!

16. Use apoios visuais

Já que em um texto no mundo digital não é possível contar com a linguagem corporal e nem com os auxílios do contexto de uma comunicação cara a cara, pode ser interessante incrementar sua mensagem com outros tipos de apoios visuais, como imagens, esquemas, organogramas e o que mais for útil.

Assim, você pode facilitar ainda mais a compreensão da sua mensagem e garantir que ela se dará de forma rápida e eficiente.

Pronto para praticar?

Agora que você já viu nossas 16 dicas para melhorar sua comunicação e sabe como aplicar cada uma delas, é hora de colocar em prática no seu dia a dia! Ser um profissional que se comunica bem e sabe aproveitar da forma correta tanto os momentos de fala quanto de escuta, vai te colocar um passo à frente em sua carreira e garantir que você seja visto como alguém mais produtivo, empático e confiante.

Lembrou de alguma dica que não colocamos nessa lista? Deixe nos comentários que iremos atualizar esse conteúdo periodicamente com as melhores sugestões.

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