7 livros que podem te ajudar a crescer na carreira (seja ela qual for)

Muitos profissionais querem crescer na carreira, o que é perfeitamente natural. Como já conversamos anteriormente, o primeiro passo é definir o que é esse crescimento e o que significa sucesso para você. Definido isso, algumas dicas podem lhe ajudar a chegar no seu objetivo.

Um dos principais pontos que podem ser úteis está relacionado à capacidade de aprendizado e à busca constante por informações. E uma forma fantástica de fazer isso acontecer é através da leitura.

Por isso, separamos sete livros de sete áreas completamente diferentes de atuação, e de desenvolvimento, que podem lhe ajudar a crescer na carreira, seja ela qual for. Os títulos vão de empreendedorismo até inteligência emocional. Vamos nessa!

1.Marketing

O bom e útil conhecimento do mercado e de suas aplicações nunca sairão de moda, seja você empreendedor, profissional de TI, vendedor ou gestor de recursos humanos. E ninguém conseguiu compreender e definir o marketing tão bem quanto o americano Philip Kotler.

Por isso, a dica número 1 de leitura é dele.

Kotler pode te ajudar, e muito a crescer na carreiraTítulo: Marketing 3.0
Autor: Philip Kotler

Sobre: O novo modelo de marketing – Marketing 3.0 – trata os clientes não como meros clientes, mas como os seres complexos e multifacetados. Estes, por sua vez, estão escolhendo produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades de participação, criatividade, comunidade e idealismo.

Neste livro, Philip Kotler, o mais influente pensador da área de marketing de todos os tempos, mostra porque o futuro do marketing está em criar produtos, serviços e empresas que inspirem, incluam e reflitam os valores de seus consumidores-alvo. Ele também explica o futuro do marketing e porque a maioria de seus profissionais está presa ao passado.

2.Inteligência Emocional (o maior segredo para crescer na carreira)

A gente te contou que os assuntos iriam de A a Z. Portanto, a dica número 2 é inteligência emocional.  E neste tema, o pesquisador Daniel Goleman, que cunhou o termo, escreveu um livro espetacular que traz à tona a importância da IE no cotidiano do ser humano e no ambiente profissional. Goleman escreve através de casos práticos, numa linguagem que fica compreensível para qualquer pessoa.

Título: Inteligência Emocional
Autor: Daniel Goleman

Sobre: Inteligência é emoção. QI não é destino. O fascinante e convincente livro ‘Inteligência Emocional’, de Daniel Goleman revela que a nossa visão sobre este assunto ainda é muita estreita. Ao contrário do saber científico que dominou o mundo ocidental no últimos séculos, Daniel Goleman revoluciona conceitos mostrando que o QI de uma pessoa não é garantia de sucesso e felicidade.

No Brasil, o livro de Goleman tornou-seu um verdadeiro fenômeno editorial com mais de 400 mil exemplares vendidos. Utilizando inovadoras pesquisas cerebrais e comportamentais, Goleman, PhD pela Universidade de Harvard, mostra porque pessoas de QI alto fracassam e outras, cujo quociente é mais modesto, apresentam uma trajetória de vida de sucesso.

O livro de Goleman ainda derruba um outro tabu: o mito de que a inteligência seria determinada pela genética. Para o cientista, a inteligência está ligada à forma como negociamos as nossas emoções. A inteligência emocional seria esta capacidade de autoconsciência, controle de impulsos , persistência, empatia e habilidade social. 

A tese de Goleman está baseada numa síntese original, feita a partir de pesquisas e recentes descobertas sobre o funcionamento do cérebro. Ele mostra como a inteligência emocional pode ser alimentada e fortalecida em todos nós, principalmente na infância, período no qual toda a estrutura neurológica encontra-se em formação.

3. Desenvolvimento de negócios e gestão

É bastante provável que você já tenha ouvido falar do Jorge Paulo Lemman e o associado à alcunha “o homem mais rico do Brasil”. Mas a história de sucesso dele e de seus sócios foi cheia de desafios e fatos extremamente relevantes. Por isso, a recomendação 3 é o best-seller Sonho Grande. O livro conta a trajetória de Lemman, Marcel Telles e Beto Sicupira, desde o banco Garantia até o Grupo 3G, dono da Heinz, Burguer King e Budweiser.

Título: Sonho Grande
Autor: Cristiane CorreaEsse trio, mais do que ninguém, realmente consegue te levar a outra definição sobre crescer na carreira

Sobre: Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira ergueram, em pouco mais de quatro décadas, o maior império da história do capitalismo brasileiro e ganharam uma projeção sem precedentes no cenário mundial.

Nos últimos cinco anos eles compraram nada menos que três marcas americanas conhecidas globalmente: Budweiser, Burger King e Heinz. Tudo isso na mais absoluta discrição, esforçando-se para ficar longe dos holofotes. A fórmula de gestão que desenvolveram, seguida com fervor por seus funcionários, se baseia em meritocracia, simplicidade e busca incessante por redução de custos.

Uma cultura tão eficiente quanto implacável, em que não há espaço para o desempenho medíocre. Por outro lado, quem traz resultados excepcionais tem a chance de se tornar sócio de suas companhias e fazer fortuna. Sonho grande é o relato detalhado dos bastidores da trajetória desses empresários desde a fundação do banco Garantia, nos anos 70, até os dias de hoje.

4. Estratégia e inovação mercadológica

Quando você anda por aí hoje, é bastante possível que escute várias vezes a expressão “oceano azul”. Claro que antes ela era usada, mas depois do sucesso do livro de Mauborgne e Chan Kim essas palavras se tornaram febre no ambiente corporativo. E “A Estratégia do Oceano Azul” é realmente uma leitura que pode abrir muito sua cabeça para novidades e inovações de processos, produtos e, principalmente, modelagem de negócios. A linguagem é ágil e completamente baseada em casos práticos, do início ao fim.

Se a ideia é crescer na carreira, esse livro é um investimento certeiro.

Título: A Estratégia do Oceano Azul – Como Criar Novos Mercados e Tornar A Concorrência Irrelevante
Autores: W. Chan Kim e Renée Mauborgne

Sobre: O livro apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho). Os autores estudaram 150 ganhadores e perdedores em 30 indústrias diferentes e viram que explicações tradicionais não explicavam o método dos ganhadores. O que eles acharam é que empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um outro caminho para o crescimento. O livro ensina como colocar em prática essa estratégia.

5. Liderança

Aqui a gente corta um pouco o peso de alguns livros técnicos e traz uma leitura muito leve, mas cheia de segredos de liderança do cotidiano (dica certeira do Everton Alves). O Pequeno Príncipe é uma obra clássica e fundamental para compreender o verdadeiro papel de um gestor, começando por se entender e conseguir fazer excelentes leituras de contexto e pessoas.

Vale a pena tirar uns minutinhos para curtir o livro, que tem linguagem simples, ágil e cheia de metáforas.

Título: O Pequeno Príncipe
Autor: Antoine de Saint-Exupéry

Sobre: Um piloto cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Ela diz ter vindo de um pequeno planeta distante. E ali, na convivência com o piloto perdido, os dois repensam os seus valores e encontram o sentido da vida.

Com essa história mágica, sensível, comovente, às vezes triste, e só aparentemente infantil, o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry criou há 70 anos um dos maiores clássicos da literatura universal. Não há adulto que não se comova ao se lembrar de quando o leu quando criança. Trata-se da maior obra existencialista do século XX, segundo Martin Heidegger.

6. Vendas e gestão comercial

Todo mundo é vendedor. Sim, verdade. Seja em qualquer área, qualquer momento da vida, qualquer situação, estamos sempre vendendo alguma coisa. E compreender a magia do processo comercial pode ser um passo fundamental para mudar completamente o seu futuro, abrir muitas portas e efetivamente crescer na carreira.

A sexta dica de leitura vem dos Estados Unidos, de um cara que mudou radicalmente a forma como se fazia vendas na Sales Force, maior empresa de CRM do mundo. O Aaron Ross escreveu Predictable Revenue e revelou os segredos para se criar um modelo de vendas repetível e com alto potencial de escalabilidade. Desde estratégias de montagem de equipe até dicas de emails/ligações, o livro é um prato cheio para quem quer dar uma turbinada na forma como vê ou como faz negócios.

Título: Predictable Revenue: Turn Your Business Into A Sales Machine With The $100 Million Best Practices Of Salesforce.com
Autor: Aaron Ross

Sobre: “Alexander Graham Bell descobriu o telefone, Thomas Edison descobriu a eletricidade e Aaron Ross descobriu o mercado corporativo para o Salesforce.com.”

Descubra o processo de vendas que, em apenas alguns anos, ajudou a adicionar R $ 100 milhões em receita recorrente para Salesforce.com, quase duplicando o faturamento da companhia.  O que é preciso para a sua equipe de vendas gerar o maior número de novos leads altamente qualificados como você quer? O que falta para criar receitas previsíveis, e atender às suas metas financeiras? O que é preciso para atrair talentos que fazem sua empresa crescer?

7. Metodologia ágil e gestão de projetos

A gente comentou aí em cima que todo mundo é vendedor em algum momento da vida. Certo? Outra verdade é que temos muito para aprender com processos de desenvolvimento de softwares e com os profissionais de TI.  E aí vem a nossa sétima e última dica do post sobre crescer na carreira.

O Jeff Sutherland, autor do livro que indicamos, é cocriador do Scrum e o maior especialista sobre o avanço da metodologia, saindo da tecnologia e chegando em diferentes áreas da empresa. O método, desenvolvido em 1993 e formalizado em 1995, com Ken Schwaber, já foi aprovado pela maioria das empresas de desenvolvimento de software em todo o mundo. Mas hoje a coisa já está pra lá dos CIOs e chegou em finanças, marketing e áreas de Design Thinking.

Título: Scrum – a arte de faze o dobro de trabalho na metade do tempo
Autor: Jeff Sutherland

Sobre: “Se você já foi surpreendido por quão rápido o mundo está mudando, Scrum é uma das razões. Para aqueles que acreditam que deve haver uma maneira mais eficiente de se fazer as coisas, este é um livro instigante sobre o processo de gestão que está mudando a maneira como vivemos.

Desde o advento do método, já foram registrados ganhos de produtividade de até 1.200%. Jeff Sutherland, empreendedor que desenvolveu a primeira equipe Scrum há mais de vinte anos, apresenta a iniciativa de maneira brilhante e lúcida.

Tecida com insights de artes marciais, tomadas de decisão judicial, combate aéreo avançado, robótica e muitas outras disciplinas, Scrum é sempre fascinante. Seja para inventar uma tecnologia pioneira ou para estabelecer os alicerces de prosperidade de uma família, a razão mais importante para ler este livro é que ele pode ajudá-lo a alcançar o que outros consideram inatingível.”

E aí, gostou? Faltou algum livro para te ajudar a crescer na carreira? Fique à vontade para comentar abaixo e nos contar suas impressões.

As sinopses e resumos são cortesias das editoras. Os links para compra são direcionados para a Amazon e a Saraiva. 

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Fernando Pacheco

Mineiro, animado e bom leitor. Formado em Comunicação pela PUC-MG, MBA em Gestão de Pessoas e Graduado em GRH. Head of Pre-Sales na Samba Tech, proprietário da Penser e sócio da Life. E o mais importante, padrinho do Mateus. É isso aí...