A entrevista é a oportunidade de dar vida ao seu currículo. Ressaltar suas conquistas e os principais pontos do seu perfil. É o momento que você tem para agarrar a vaga que tanto almeja, por isso todo cuidado se faz necessário. Quando você se prepara para essa fase do processo seletivo, você evita comportamentos de insegurança e ansiedade. Comportamentos esses, que tendem a prejudicar a comunicação clara e objetiva.

Aqui vão algumas dicas:

Separe um momento para pesquisar sobre a empresa

Não é para decorar valores e missão, mas para entender o funcionamento, o produto ou serviço que a empresa está ofertando. E principalmente para imaginar o dia a dia lá dentro e entender o quanto você quer fazer parte dela.

Prepare perguntas inteligentes para sua entrevista

Ao procurar sobre a empresa, procure sobre o mercado, sobre possíveis concorrentes. Procure saber dos atuais desafios, objetivos com a contração e metas de mercado. Esse tipo de atitude demonstra interesse e preparo.

Releia seu currículo

Relembre o que você conquistou em cada experiência, quais os pontos de dificuldade e de evolução. Veja se há algum erro ortográfico no seu currículo ou perfil no Linkedin.

Planeje sua rota

Olhe as possibilidades de transporte, calcule um tempo para a sua chegada. Chegue ao local indicado alguns minutinhos antes para não aparentar ofegante. Pontualidade sugere organização e responsabilidade.

Tenha uma boa noite de sono

É muito importante que você recarregue as suas energias para acordar bem disposto no dia seguinte. Isso afeta sua autoestima e a sua energia.

Faça uma refeição adequada

Se atente ao horário da entrevista e faça um lanche antes. Cuidado para não comer algo muito pesado que possa lhe causar uma má digestão e não deixe que o desconforto da fome atrapalhe a sua performance.

Que roupa devo usar na entrevista de emprego?

Certifique-se ao tipo de entrevista que você vai fazer, local e com quem irá conversar. Não existe uma roupa específica para realizar entrevistas. Mas transmite cuidado ao usar roupas limpas e manter uma boa higiene.

Para que haja uma boa contração, funcionário e empresa precisam estar alinhados em expectativas e valores. A preparação para uma entrevista de emprego é importante porque ela força esse tipo de avaliação e  te impulsiona a conquistar a vaga que tanto quer.

Caso a resposta da entrevista seja negativa, você entenderá que fez o seu melhor que poderia fazer para o momento e isso te isentará de possíveis frustrações.

Gostou do nosso post? Aproveite para compartilhar em suas redes sociais!

*Nathyelle Duarte é consultora de carreiras da Penser, psicóloga, especialista em Negócios e apaixonada pelo desenvolvimento humano.

Deixe uma resposta

Fechar Menu